Como voltar à Interface antiga do Painel do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A equipe do Blogger trabalhou muito para criar a nova interface do serviço, com um painel totalmente reformulado, novos menus e mais recursos. Desde Agosto/2011 que está disponível para todos os usuários e eles já prometeram fechar em definitivo o antigo painel por várias vezes. Mas ele ainda está acessível. Você pode voltar ao antigo painel do Blogger para acessar os mesmos recursos que tem no novo painel, onde em alguns casos isso pode ser vantajoso.

Acredito que, mesmo que você não tenha gostado muito do novo painel do Blogger, todos nós já nos acostumamos com os menus, o formato das informações e as cores. Junto com o novo painel o Blogger evoluiu em ferramentas e aplicações que não existiam antes, principalmente no que diz respeito a SEO.

Ainda existem problemas

Não só a adaptação para um novo formato de painel pode ser difícil para alguns usuários, as vezes a nova interface ainda trava, exibindo os famosos erros “bX…” ou não funcionando bem em versões antigas de navegadores (e fingindo que não funciona bem em outros).

Um problema comum que vejo usuários relatarem é na hora de fazer o upload de algum template de terceiros (feitos por outras pessoas, que não pelos modelos padrões do painel do Blogger). Aparecem mensagens de erro como “Verifique se todos os elementos XML estão fechados corretamente” e semelhantes. Isso faz parecer que há algo errado no código. Ou mesmo para instalar algum código novo, as vezes é preciso ir na interface antiga para aceitar os trechos de códigos.

Como voltar para o Painel antigo do Blogger?

Voltar para a interface antiga é fácil e ainda está disponível. Só não sabemos até quando. Já prometerem fechar em Novembro/2011, depois mudaram para Abril/2012 e agora nem tocam mais no assunto.

1. Entre normalmente na sua conta do Blogger pelo endereço padrão http://www.blogger.com.

2. No canto superior direito da tela do painel você verá o botão com o ícone de uma roda dentada para “Opções do Blogger”, como na imagem abaixo:

3. Basta clicar na opção que diz “Interface antiga do Blogger”.

Isso é totalmente reversível. Lá no painel antigo ficará um link bem no topo dizendo para você experimentar e usar a nova interface. Basta clicar no link para voltar para o novo painel.

Assim, se algo não funcionar bem no novo painel, entre no antigo e tente novamente para ver se funcionará. Se continuar dando erro, então o problema não tem nada a ver com o painel.

Lembre-se sempre de, antes de fazer qualquer mudança significativa no código do seu blog, fazer um backup de tudo para garantir e evitar dores de cabeça no futuro.

.

29 Comentários

  1. muito interessante esse post.
    Parece que dentro de alguns meses a interface antiga será deixada de lado de vez, pois ao usar o blogger em rascunho não existe mais o menu para voltar.

    Responder

  2. Marcos, como faço para fazer upload de temas na interface antiga do Blogger? Essa é minha grande dúvida, pois na interface atual acontece esse problema que você relatou! Já tentei vários métodos, mas nenhum deles dá certo.
    Obrigada

    Responder

  3. Marcos qual melhor versão do blogger a interface antiga ou a nova?

    E outra coisa sou blogueiro a 6 anos e ja faz um tempo que acompanho seu trabalho do ferramentas blog e vi seu video no programa que vc fez entrevista confeço que me emocionei e sentir orgulho de vc por ter chegado tão longe.Meus parabéns.

    Responder

  4. Muito ruim essa interface nova. Simplificar faz parte de um bom atendimento, mas não é o que o blogger está fazendo, infelizmente. Será possível manter a antiga? Tem como entrarmos diretamente em contato com os responsáveis por essa “novidade”?
    Obrigado, Marcos! Parabéns pelo excelente trabalho!

    Responder

  5. Marcos, hoje acessei minha conta e simplesmente não existe mais essa opção, foi totalmente removida. Será que tem como entrar em contato diretamente com eles para ver uma possivel continuação de uso da antiga interface? Acredito que eles deveriam permitir o uso da antiga para os que desejarem, pois nem todo mundo se adapta ou gosta.
    Obrigada desde ja.

    Responder

  6. Marcos! Estou com m problema! Eu uso a dois anos a antiga interface, hoje quando fui atualizar uma página do mesmo jeito que sempre fiz, só que na nova interface. Ai toda vez que eu tento publicar aparece esta mensagem:
    Ocorreu um erro ao tentar salvar ou publicar sua postagem. Tente novamente. Eu tento de novo e não funciona! Me ajuda, eu não vou aguentar não poder publicar mais no meu Blog!

    Responder

  7. Isso acontece comigo tbm Davi,isso começou a acontacer quando o blogger começou a colocar os novos recursos,as vezes tem até uma verificação de palavras pra publicar ou salvar alguma postagem.Confesso que as vezes preferia a interface antiga,ela pode ser mais lenta,mas é a melhor.Na minha opinião.

    Responder

  8. realamente, havia alguns dias que eu não acessava, mas agora pela noite fui entrar e a opção da face antiga já nao estava mais disponivel no icone da engrenagem. tiraram, o que é uma pena, pois a nova é um saco.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.