Compartilhar seu blog no Orkut – Recurso Promova

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

orkut_compartilhar-botao-blog A Google está investindo no Orkut para ser a opção de rede-social dos internautas, em oposição ao FaceBook. Até já mudou o layout, criando um “Novo Orkut” que alguns já têm acesso por convites. Faltava algumas integrações com outros serviços da própria Google e parece que estão resolvendo isso. Agora é possível compartilhar seu blog e ser “promovido” pelos amigos. Um novo API que adiciona um botão de compartilhar o blog direto no Orkut de quem clicar, usando o novo recurso chamado “Promova”. Funciona tanto no WordPress, quanto no Blogger. Veja como!

Novidades no Orkut

Uma novidade no Orkut é o “Promova”. É um recurso muito simples em que você envia para todos os seus amigos de Orkut, uma mensagem que fica na barra lateral direita (como um anúncio) e que as pessoas podem re-promover para a própria lista, propagando a sua informação. Quando você entra nas informações completas de seu perfil no Orkut, há um novo link no menu do lado esquerdo: “Promova” (como ilustra a imagem):

promova-orkut

E você pode criar o que quiser e divulgar o que achar melhor, até vídeos do Youtube, imagens, festas, links, sua comunidade. Mas a novidade para blogs não é isso. Você pode adicionar agora um botão em sua página de blog em que o visitante pode clicar e adicionar direto uma divulgação nesse novo recurso. Ou seja, você já sugere, com um único clique, o que seu visitante poderá ajudar a promover de seu blog. Quer testar? Clique no botão abaixo e veja o resultado.

Você pode adicionar esse botão em qualquer parte de seu blog e quantos desejar, com várias divulgações e deixar à disposição de seus visitantes para clicarem e ajudarem a divulgar e promover o seu blog ou conteúdo diretamente no Orkut e conseguir com isso mais visitas.

Como promover o Blog no Orkut.

Esse novo recurso é bem simples, mas é experimental e pode sofrer mudanças ainda. Consiste basicamente em adicionar um botão na sua página (pode ser na barra lateral [sidebar] dentro de um elemento de página [gadget] por exemplo). O visitante clica e é automaticamente direcionado para a janela que adiciona uma nova “promoção” sendo enviada para todos os amigos dele e podendo ser replicada por que ver.

Vou mostrar a seguir um código básico e depois visite a ajuda oficial para saber como fazer variações e usar todos os recursos disponíveis – Orkut Share API (experimental). O código é o seguinte:

<div id=”orkut-button”></div>
<script type=”text/javascript” src=”http://www.google.com/jsapi”></script>
<script type=”text/javascript”>
google.load(‘orkut.share’, ‘1’);
google.setOnLoadCallback(function() {
new google.orkut.share.Button({
lang: ‘pt_BR’,
style: google.orkut.share.Button.STYLE_REGULAR,
title: ‘Um_título_qualquer‘,
summary: (‘Escreva_uma_descrição_para_o_conteúdo_que será_divulgado‘),
thumbnail: (‘URL_de_uma_Imagem‘),
destination: ‘URL_do_Blog_ou_conteúdo_desejado_para_divulgar
}).draw(‘orkut-button’);
});
</script>

Só modifique o que está destacado de vermelho. Como citei antes, as modificações mais avançadas você pode ver na ajuda oficial sobre o recurso.

Adicione esse código onde quiser, até dentro de um artigo e você pode criar quantas promoções desejar. Quando seu visitante clicar no botão de “Compartilhar” no seu blog, ele é direcionado para uma janela onde vai incorporar isso na lista e todos os amigos dele no Orkut verão, podem eles mesmos replicarem para suas listas. Quanto mais gente ver e gostar, mais longe seu “Promova” irá e mais visitas seu blog terá.

.

17 Comentários

  1. Muito boa dica Marcos!

    Não conhecia seu blog, vou passear por ele!

    Pena que não tem a opção de colocar nome e URL nos comentários. 🙁

    Abraço!!

    Responder

  2. Um outro recurso que eu considero muito pratico para a divulgação do que se passa nos nossos sites às redes sociais, é o uso da ferramenta AddThis.

    Já usei para o caso orkut, e funcionou quase perfeito, e digo quase, porque falhou na imagem que o post incorpora.

    Cumprimentos Lemos e para todos os Leitores do FG.

    Responder

  3. Quem está com dificuldades com a imagem, deve verificar se está colocando uma URL corretamente para o destino da imagem.

    Responder

  4. Não funciona quando o código tem acento…
    "Google Error
    Bad Request
    Your client has issued a malformed or illegal request."
    Alguma dica?

    Responder

  5. Aí cara,gostei do post,bem explicado e uma otima funcionalidade para o blog,o que ajuda bastante a divulgá-lo nessa rede social que já se tornou mundial, o orkut,já apliquei em meu site,valeu!

    Responder

  6. Olá, pessoal , como disse que meu botao de submissao tava dando o mesmo erro do nosso amigo ae acima, tive o carinho de atentar para a dica dele, e tirei o acento da palavra "Mídia" e não é que funcionou perfeito!!!Submeti e vi a mensagem rápida "postado com sucesso no Orkut!". Bom, claro que nao acreditei neh….rss, fui lá conferir…e putz, tava lá nas minhas atualizações de vera!!! Configure seu Orkut para mostrar suas atualizações, para que possa ver tbem!Abraços e muito obrigado pelas dicas do blog e deste Kamaleão esperto ae, kkk!Fui!Alvix!

    Responder

  7. ::: Adorei! Já coloquei no meu blog para ajudar a divulgá-lo. E vou usar também para divulgar posts específicos…

    Responder

  8. Olá Marcos, tudo bem?

    Poxa, só vim dizer que eu pouco comento, mas te acompanho sempre desde o ano passado, mas adoro seu blog, aprendo muito com ele.
    E apesar de o meu não ter nada a ver com internet, tecnologia, etc, fico super feliz quando procuro algo, e consigo aplicar em meu blog com sucesso. É frustrante seguir um tutorial, as vezes por tempos, e no final tudo dar errado. Mas aqui, sério mesmo, praticamente que até hoje, não fiquei sem nem uma resposta às minhas dúvidas (mesmo não vindo até aqui e te perguntando rsrs).
    Tuas explicações atendem tanto o público mais experiente, quanto aos mais leigos.

    Muito obrigada mesmo por tua contribuição! Tenho muito ainda a aprender aqui e a aplicar em meu blog, mas hoje já consigo fazer bastante coisa sozinha, com o que aprendo por aqui tb.
    Teu link tb está lá em meu blogroll há tempos, mesmo que meu tema, não tenha nada a ver com o teu.

    Valeu Marcos!
    Paz e Sucesso a ti!

    Lucy

    Responder

  9. parabéns pela dia, mais estou tendo um probleminha, eu gostaria de colocar esse botão em minhas postagens e um pra divulgar o blog completo que fica no topo do blog, mais quando coloco esse botão nas postagens, o botão da bostagem se junta com o outro do topo ????? estranho isso, eu gostaria de escrever minha postagem e deixar o botão logo abaixo da postagem pra compartilhar a postagem especificamente, você pode me ajidar ?
    desde já agradeço.

    Responder

  10. @AresJr,

    Infelizmente não é possível adicionar dois botões na mesma página, um código anula o outro.
    Se você quer colocar um para cada artigo então deve priorizar isso.
    Mas o que recomendo é que use um botão apenas para divulgar o blog em geral.

    Responder

  11. olha, muito boa dica do promova, quase tudo perfeito… quase pq não consegui colocar a imagem… já usei vários links e editei várias imagens e não consegui… vc tem idéia no que pode estar errado? … se é a dimensão da imagem ou extensão do arquivo ou o local onde foi hospedado a imagem????

    Responder

  12. Marcos
    mais uma vez vc nos presenteando com suas postagens q sempre são muito úteis…
    procurei por vários cantos da web e o q s encontra é apenas poucas palavras q no final passam o link do blog do orkut onde a explicação está em inglês. Depois d m chamar d tonto por estar procurando em outos lugares, pensei, o que eu to procurando por aí, vou lá no Ferramentas Blog e não deu em outra, aqui tinha a explicação sobre esse botão de compartilhar no orkut.
    parabéns…fica c Deus
    abraço

    Responder

  13. Obrigado! Aqui funcionou perfeitamente. Espero que essa ferramenta continue sempre disponível. Bom trabalho! =)

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.