Condições para aparecer elementos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Quer definir o que e quando certas coisas devem aparecer em seu blog?

Isso é particularmente útil para gadgets ou mensagens de boas-vindas e imagens. Ter uma primeira página com mais opções e que só aparecem nela pode ajudar a organizar a navegação em seu blog e facilitar a vida de quem usa seu blog e já sabe o que quer. É possível fazer alguns elementos aparecerem ou desaparecerem com códigos simples.

 

Lembro isso sempre: vai modificar o código-fonte do seu blog? Então trate de fazer um backup ante.

 

Veja os seguintes códigos que podem ser usados em qualquer lugar, até mesmo nos gadgets.

data:blog.pageType == "item"
Para uma página específica.

data:blog.pageType == "archive"
Para uma página do arquivo.

data:blog.pageType == "main"
Para a página principal

Esta é apenas uma parte do código, mas é a parte que varia. Note que “data:blog.pageType” é sempre fixo. Toda atenção é necessária para instalar essa função em alguma parte do seu blog e sempre deve ser implantada no código-fonte do blog. O código completo da função é chamado de “condicional e fica assim, por exemplo:

<b:if cond=’data:blog.pageType == "item"’>
… código da parte que não aparecerá …
</b:if>

Com esse exemplo só aparece nas postagens.

Para ver mais detalhes e como aplicar mais amplamente este recurso, visite o Blog Vagabundia (em espanhol), onde encontrei esta dica.

 

Recomendo usar isso apenas usuários mais avançados ou que saibam exatamente onde encontrar os elementos de sua página dentro do editor de HTML. Todo cuidado é pouco. Se quer aprender a usar, crie um blog-teste onde se possa fazer modificações sem maiores consequências. Para ver como funciona, procure aqui no [ Ferramentas Blog ] qual elemento de página só aparece na primeira página e some quando se abre um artigo específico.
Se descobrir, deixe um comentário!

6 Comentários

  1. descullllpe minha estúpidez haha mas estou montando um blog! agora sabe e nao entendo bolhotas nennhuma sobre!e estou usando o seu blog pra tentar construir o meu com suas dicas haha deve ser mto facil mas eu nao descobri ainda como por o meu banner pra q fique disponivel pra quem queira ser meu parceirO!!:( me ajuda vai plisssss!:D bjss

    Responder

  2. Achei bem legal essa dica. Era mais ou menos o tipo de instrunçãoi que eu tava procurando, depois de algumas mexidas toscas no código do meu blog. hehehehe

    Tava tentando colocar um ícone ao lado de cada título dos meus posts, mas o ícone dependeria dos marcadores do post.

    Enfim, vou dar uma olhada nesse site aí que você postou. Quem sabe eu consiga fazer isso… ou não… hehehe

    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.