Configurando Data dos artigos do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Calendário Ferramentas Blog Algumas coisas que podem parecer simples, muitas vezes passam despercebidas pela maioria. recebi alguns contatos com dúvidas de como mudar e configurar a data de seus blogs ou mesmo como retirar a data dos artigos. Então resolvi montar esse tutorial com dicas para bloggers, mesmo os mais avançados, mostrando tudo o que se pode configurar da data de seu blog.

 

Existem três coisas a serem observadas para configurar a data de seu blog e que devem ser levadas em conta mesmo por aqueles que querem retirar isso do layout. Aqui no [ Ferramentas Blog ] optamos por não datar as postagens já que nosso conteúdo é atemporal e servirá a longo prazo, não importando para o leitor quando o artigo foi escrito. Veja abaixo as etapas que não devem ser ignoradas por você ao configurar o seu blog e as datas.

 

Se o seu template veio sem datas nos artigos, então leia este tutorial: Colocar data em Artigos de Templates sem data

 

1. Fuso Horário do Blog.

Muitos ignoram isso, mas é de extrema importância marcar o fuso horário correto de sua localidade para que as publicações de seu blog tenham uma ordem correta e isso não confunda seus leitores. Essa configuração determina como a data dos comentários aparecerão e qual horário será usado. Ou seja: se seu leitor comentar em seu blog ao meio-dia (12:00) e o fuso horário não estiver correto nas configurações, ao moderar os comentários recebidos, as horas aparecerão erradas para você e também na página do blog.

Para evitar essa confusão, abra o painel do Blogger e verifique se o fuso horário está correto para a sua região. Clique na aba “Configurações” ~> “Formatação” e role a página até a opção “Fuso horário”.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Onde está indicado “Fuso horário”, selecione a região que seja adequada ao seu caso – onde você está.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Role até o fim da página e clique em “SALVAR CONFIGURAÇÕES” para aplicar as mudanças.

 

2. Formato da data e hora.

Se você foi observador, já percebeu onde mudar o tipo e formato de apresentação da data e hora em seu blog. No mesmo menu de “Configurações” ~> “Formatação”, as primeiras opções tratam exatamente disso.

Menu Blogger Ferramentas BlogMenu Blogger Ferramentas Blog

É auto-explicativo e bem simples de usar. Tem como escolher o formato da data a aparecer antes das postagens, o modelo para o Arquivo do Blog e a apresentação das horas que serve tanto para as postagens quanto para os comentários.

Basta escolher o que for mais conveniente para o seu layout e ir até o fim da página para salvar as modificações e ver como foram aplicadas em seu blog.

 

3. Retirando a data.

Agora, se o seu caso é de alguém que quer retirar a data que aparece nas postagens do seu blog, então basta ver essa dica que é bem simples e direta, como foram as anteriores.

Vá em “Layout” ~> “Elementos da página”. Este é o local em que se configura os elementos principais, os pedaços do seu blog, como os gadgets.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Nesta janela, encontre o elemento que determina o local das postagens, chamado “Postagens no blog” e clique em “Editar” (Edit).

Menu Blogger Ferramentas Blog

Na janela que abrir, você verá o local para selecionar os elementos da postagem que devem ou não aparecer em sua página de blog. Se quer retirar a data, basta desmarcar a caixa que indica a função da data.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Lembre-se de salvar nessa janela que abrir e na janela dos elementos de página para as configurações passarem a valer e veja o resultado em seu blog.

 

Com isso você viu tudo o que é possível fazer em termos de configuração e modificação das datas que aparecem em seu blog. É recomendável que a data apareça para blogs cujo conteúdo é relevante para certos períodos e que seja importante para o leitor saber verificar quando aquela informação foi publicada. Veja o que é melhor para o seu caso.

E, lembrando que, alguns modelos de templates têm um padrão para o formato da data, então, só modifique o formato caso tenha certeza de que isso não mudará o layout padrão do seu blog.

.

8 Comentários

  1. Carla,

    Adicionei no artigo o link para o que vc precisa.
    Mas faltou vc procurar um pouco, pois este tuturial que vc solicitou foi recentemente publicado aqui.

    PAra se manter sempre atualizada com o que temos, assine nosso Feed – é de graça.

    Responder

  2. muito bom mesmo, parabens pelo seu otimo blog e por suas postagens, parabens pelo seu trabalho e pelos seus videos que me ajudam cada veis mais a ter um blog eficiente…

    Muito Obrigado

    Responder

  3. Pingback: Colocar data em Artigos de Templates sem data | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.