Configurando Data dos artigos do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Calendário Ferramentas Blog Algumas coisas que podem parecer simples, muitas vezes passam despercebidas pela maioria. recebi alguns contatos com dúvidas de como mudar e configurar a data de seus blogs ou mesmo como retirar a data dos artigos. Então resolvi montar esse tutorial com dicas para bloggers, mesmo os mais avançados, mostrando tudo o que se pode configurar da data de seu blog.

 

Existem três coisas a serem observadas para configurar a data de seu blog e que devem ser levadas em conta mesmo por aqueles que querem retirar isso do layout. Aqui no [ Ferramentas Blog ] optamos por não datar as postagens já que nosso conteúdo é atemporal e servirá a longo prazo, não importando para o leitor quando o artigo foi escrito. Veja abaixo as etapas que não devem ser ignoradas por você ao configurar o seu blog e as datas.

 

Se o seu template veio sem datas nos artigos, então leia este tutorial: Colocar data em Artigos de Templates sem data

 

1. Fuso Horário do Blog.

Muitos ignoram isso, mas é de extrema importância marcar o fuso horário correto de sua localidade para que as publicações de seu blog tenham uma ordem correta e isso não confunda seus leitores. Essa configuração determina como a data dos comentários aparecerão e qual horário será usado. Ou seja: se seu leitor comentar em seu blog ao meio-dia (12:00) e o fuso horário não estiver correto nas configurações, ao moderar os comentários recebidos, as horas aparecerão erradas para você e também na página do blog.

Para evitar essa confusão, abra o painel do Blogger e verifique se o fuso horário está correto para a sua região. Clique na aba “Configurações” ~> “Formatação” e role a página até a opção “Fuso horário”.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Onde está indicado “Fuso horário”, selecione a região que seja adequada ao seu caso – onde você está.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Role até o fim da página e clique em “SALVAR CONFIGURAÇÕES” para aplicar as mudanças.

 

2. Formato da data e hora.

Se você foi observador, já percebeu onde mudar o tipo e formato de apresentação da data e hora em seu blog. No mesmo menu de “Configurações” ~> “Formatação”, as primeiras opções tratam exatamente disso.

Menu Blogger Ferramentas BlogMenu Blogger Ferramentas Blog

É auto-explicativo e bem simples de usar. Tem como escolher o formato da data a aparecer antes das postagens, o modelo para o Arquivo do Blog e a apresentação das horas que serve tanto para as postagens quanto para os comentários.

Basta escolher o que for mais conveniente para o seu layout e ir até o fim da página para salvar as modificações e ver como foram aplicadas em seu blog.

 

3. Retirando a data.

Agora, se o seu caso é de alguém que quer retirar a data que aparece nas postagens do seu blog, então basta ver essa dica que é bem simples e direta, como foram as anteriores.

Vá em “Layout” ~> “Elementos da página”. Este é o local em que se configura os elementos principais, os pedaços do seu blog, como os gadgets.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Nesta janela, encontre o elemento que determina o local das postagens, chamado “Postagens no blog” e clique em “Editar” (Edit).

Menu Blogger Ferramentas Blog

Na janela que abrir, você verá o local para selecionar os elementos da postagem que devem ou não aparecer em sua página de blog. Se quer retirar a data, basta desmarcar a caixa que indica a função da data.

Menu Blogger Ferramentas Blog

Lembre-se de salvar nessa janela que abrir e na janela dos elementos de página para as configurações passarem a valer e veja o resultado em seu blog.

 

Com isso você viu tudo o que é possível fazer em termos de configuração e modificação das datas que aparecem em seu blog. É recomendável que a data apareça para blogs cujo conteúdo é relevante para certos períodos e que seja importante para o leitor saber verificar quando aquela informação foi publicada. Veja o que é melhor para o seu caso.

E, lembrando que, alguns modelos de templates têm um padrão para o formato da data, então, só modifique o formato caso tenha certeza de que isso não mudará o layout padrão do seu blog.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

8 Comentários

  1. Carla,

    Adicionei no artigo o link para o que vc precisa.
    Mas faltou vc procurar um pouco, pois este tuturial que vc solicitou foi recentemente publicado aqui.

    PAra se manter sempre atualizada com o que temos, assine nosso Feed – é de graça.

    Responder

  2. muito bom mesmo, parabens pelo seu otimo blog e por suas postagens, parabens pelo seu trabalho e pelos seus videos que me ajudam cada veis mais a ter um blog eficiente…

    Muito Obrigado

    Responder

  3. Pingback: Colocar data em Artigos de Templates sem data | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.