Contador de assinantes, seguidores, fãs, posts e comentários – WordPress Social Count Plus

FBlogHost - Hospede seu Blog

É muito importante o blogueiro estar presente nas Redes Sociais, pois hoje é uma das maneiras mais efetivas de divulgar seu blog e entrar em contato com seu publico alvo. Também é importante mostrar para seus visitantes como seu público  pode se engajar e seguir seu blog de outras formas. Os contadores podem ser uma grande ajuda nesse processo.

Pensando nesta realidade das redes sociais e os Blogs, a Revista Blogosfera, feita pelo Gustavo Freitas do GF Soluções, junto com vários outros blogueiros, abordaram como pauta de sua terceira edição foi como as Redes Sociais podem ajudar os blogueiros.

Como algumas pessoas já sabem, eu escrevi na segunda edição da revista blogosfera sobre o meu plugin Author Bio Box.

Agora nesta terceira edição resolvi liberar um projeto que estou desenvolvendo já faz alguns meses que é um plugin para WordPress.org que serve como contador de assinantes de Feed, seguidores no Twitter, fãs de sua página no Facebook, total de post e comentários do seu blog, além de outras ferramentas.

Este plugin inicialmente teria apenas uma versão Premium (paga), porém resolvi distribuir uma versão mais “enxuta” dele GRATUITAMENTE, apenas na revista Blogosfera. Portanto esta é uma parceria nossa com a Revista na distribuição desse plugin. Você ganha duas vezes: mais conteúdo para ler e um plugin para incrementar seu blog.

Social Count Plus

Este é um dos modelos de layout que o Social Count Plus trás em suas configurações.

O problema dos contadores em geral:

O maior problema desses contadores são os sistemas do FeedBurner, Twitter e Facebook, geralmente esses serviços vivem caindo ou deixando o seu blog lento.

Já vi vários blogs que teve seu carregamento comprometido por causa desses contadores, ou até mesmo o contador não carregar e aparecer o valor “0” que pode fazer o visitante pensar que o blogueiro desistiu de usar a rede social.

Minha solução para o problema:

Pensando nestes problemas desenvolvi um plugin que é capaz de gerar um contador que conta com um sistema esperto de cache.

Diferente de outros plugins, o Social Count Plus carrega os números dos assinantes apenas uma vez por dia, todos os dados são salvos e apresentados para o usuário.

Desta forma evitamos problemas de lentidão, pois os valores não serão calculados toda vez que o usuário carregar a página.

Além de deixar os dados salvos, o Social Count Plus garante que nenhum contador ficará zerado depois de uma primeira consulta.
Por exemplo, caso o Twitter por caia (e acredite isso vai acontecer muito) o plugin pega o último valor que ficou salvo e exibe no lugar do “0” (zero).

Layouts e opções do Social Count Plus:

Nesta versão gratuta do Social Count Plus é possível encontrar dois modelos de ícones que podem ser exibidos na vertical ou horizontal:

Além de escolher os ícones e as posições, é possível ainda ocultar contadores que você não julga relevante exibir em seu blog.

E para terminar existe uma biblioteca de shortecodes e funções em PHP que lhe permite criar um contador próprio dentro do código do seu tema.
Para isso basta criar o seu modelo de ícones e o HTML como bem entender, depois colocar as funções do Social Count Plus para fazer a contagem e exibir ela.

Download do Social Count Plus:

  Social Count Plus (349 bytes, 2.535 downloads)

 

FBlogHost - Hospede seu Blog

62 Comentários

  1. Claudio Sanches, excelente trabalho.

    Estava a procura de um contador, e este veio na hora certa. Parabéns pelos plugins e trabalhos que vem fazendo junto com o Ferramentas Blog e pessoalmente. Sou um admirador do seus projetos.

    Mais uma vez, parabéns! Abraços, Felipe Santos.

    Responder

  2. Nota 10! Eu estava usando o contado do Escola WP mas agora vou usar o seu e tinha observado mesmo que o Facebook nunca mostrava o número de fãs.
    Obrigado!

    Responder

  3. Quando penso que acabaram-se as novidades por aqui, o Claudio Sanches tira outro coelho da cartola. Muito bom!

    Dizem que na Blogosfera não existe concorrência, que somos todos parceiros, mas deve ter gente perdendo os cabelos por ai.

    Parabéns!

    Responder

  4. Parabéns pelo plugin! Mas devo dizer que não é o primeiro a usar cache, na verdade existem vários usando isso… inclusive temas free. Mas é o primeiro com um visual bonito e interessante, parabéns!

    Não cheguei a utiliza-lo pois prefiro versões nativas, mas para melhorar ainda mais o plugin, tenho algumas perguntas:

    1. Vocês chegaram a otimizar as imagens usando a combinação Smush.it + GTMetrix?
    2. As imagens são exibidas usando sprites CSS?

    Ambas são práticas sugeridas pelo Google Page Speed e YSlow, e acho que se fossem usadas seriam uma ótima adição 😉
    Again, não cheguei a utilizar o plugin, só levantei essas duas questões para caso elas não terem sido usadas, poderem ser implementadas e melhorar ainda mais este ótimo plugin.

    Abraços!

    Responder

    • Não é o primeiro plugin que usa cache, mas me mostre outro que exibe o valor que estava guardando caso o twitter ou feedburner caia.
      Pode fazer isso pra mim fazendo favor?

      Imagens comprimidas e usando sprites.

      E eu conheço as recomendações e praticas sugeridas pelo Google Page Speed e etc.

      Porém, muito obrigado por vir aqui me ensinar mesmo sem ter baixo meu plugin antes para ver se estou cumprindo com as suas ordens.

      Responder

      • Vejo que recebeu o comentário como um insulto, desculpe se passei essa ideia.

        Só quis ajudar, pois gosto do blog e achei que seria interessante levantar questões que você pudesse ter esquecido.

        But oh well, desculpe por tentar ajudar. Continuarei lendo o blog de qualquer forma, gosto do conteúdo de vocês, mas da próxima vez, ao envés de vir com 7 pedras na mão, confirme se o comentário foi mesmo para lhe insultar ou apenas algo que a pessoa achou que pudesse ajudar a melhorar.

        Responder

        • Caso você tivesse vindo aqui depois de testado o plugin e querendo me fazer sugestões, tudo isso seria diferente.

          Eu levaria sua ideia em consideração caso não tivesse sido aplicada ou fosse realmente viável e colocaria ela em uma próxima versão com créditos para você.

          Ao contrário disso você chegou aqui colocando palavras na minha boca, afirmando que eu disse que este plugin é o primeiro a usar cache, quando eu não disse isso em momento algum.

          E com mais de 7 pedras na mão questionou o meu trabalho sem ao menos ter testado algo.

          Com tudo isso o seu comentário me ofendeu diante de todos os leitores deste blog.

          Responder

          • Foi o que eu entendi desse trecho, o que provavelmente foi uma má interpretação do texto:
            “Pensando nestes problemas desenvolvi um plugin que é capaz de gerar um contador que conta com um sistema esperto de cache.”

            Como eu disse, minha intenção não foi te insultar em nenhum momento, e pedi desculpas por faze-lo. Apenas questionei algo que muitos desenvolvedores esquecem na hora de fazer seus plugins (o próprio Google e o Twitter não otimizam as imagens de seus widgets oficiais), e como não tenho conhecimento para fazer meus próprios plugins, dou feedbacks ou levanto questões aqui e ali quando posso.

            Tentei deixar isso claro no final do comentário: “Again, não cheguei a utilizar o plugin, só levantei essas duas questões para caso elas não terem sido usadas, poderem ser implementadas e melhorar ainda mais este ótimo plugin.”

            Novamente me desculpe, mas realmente não quis ofende-lo, apenas ajudar.

            Responder

  5. Parabéns mais uma vez por esse excelente trabalho, ja utilizei outros contadores que não me agradaram muito, mas esse seu é muito superior a todos que ja vi por ai. Obrigado

    Responder

  6. @Claudio Sanches
    Muito reply pra continuar lá.

    Anyway:
    “Quando digo “sistema esperto de cache” me refiro a impedir que o contador zere por culpa do twitter e etc.
    E mesmo assim não digo que meu plugin é o único, porque desconheço se existe outro plugin que impede que o contador zere também.”
    Como disse, foi erro de interpretação meu.

    “Já sobre “sprites” basta olhar o tema daqui no FB ou de qualquer tema que eu já fiz que você irá encontrar sprites.

    Se a sua intenção foi ajudar, então porque pareceu que o seu comentário foi feito querendo mostrar “expertise” diminuindo o meu trabalho?”

    Se eu quisesse mostrar “expertise”, diminuindo seu trabalho no caminho, eu teria baixado seu plugin, estudado um pouco ele, encontrado falhas e ai sim, sugerido algo. Além do mais, sendo seu público fiel a você, seria meio idiota tentar fazer isso bem aqui. Sinceramente Claudio, tentei ajudar, pedi desculpas por ter sido interpretado como um insulto. Mais do que isso não posso fazer. Não quero tornar este post em uma flame war pois de nada ajuda seus visitantes, você ou a mim.

    Desculpa novamente, tentei levantar uma questão que muita gente esquece (o que inclui Google/Twitter como disse) para ajudar… te insultei com o jeito que falo, novamente, desculpa. Mais do que pedir desculpas não posso fazer, como disse.

    Responder

    • Julian,

      Sua participação foi bem inoportuna e totalmente desnecessária.
      Se não usou o plugin e não conhece tanto de códigos, seus comentários foram inúteis. Se quer ajudar em algo, que seja usando o plugin e sugerindo algo como todos os demais fazem.

      Só serviu para poluir os comentários do post, atrapalhar o desenvolvimento do conteúdo e ofender o trabalho do Claudio. Mostrou que nem mesmo leu com atenção o conteúdo e nem leu a matéria do plugin que saiu na revista.

      Tenha mais cuidado ao vir aqui comentar. Leia as coisas antes e faça testes se quer questionar algo ou “sugerir”.

      Responder

  7. Parabéns Claudio, você se superou desta vez. Esse plugin é em tudo de um completo ineditismo. E caprichosamente codificado.
    Com a permissão de indagar aqui. Qual o melhor canal para enviar-lhe sugestões para os plugins o Twitter, as postagens que se referem a eles, formulário de contato aqui do FB, seu site?
    Um abraço e um Feliz Natal.

    Responder

  8. Olá Cláudio, como vai???
    Por favor, me ajude!!! Bom fiz conforme instruções e configurações, mas infelizmente não aparece os contadores, utilizo o WordPress 3,3. Se possível mende-me um e-mail com maiores instruções.
    Agradeço a sua ajuda.
    Um grande abraço e muito sucesso.

    Responder

  9. Gostei muito do plugin e já estou usando,mais quero deixar uma sugestão, os ícones que vem com plugin são ótimos mais seria bem útil, poder personalizar os ícones por ícones que combinem mais com tema, eu sei que fazer isso vai dar trabalho mais fica bem mais funcional.

    Responder

    • Vinicius, quando você fala de inscritos, são os usuários cadastrados?

      Se for isso eu já tinha pensado sim, dependendo do tipo de blog esta opção é bem interessante, até mesmo para gerar mais cadastros.

      Responder

      • Exatamente Claudio! Usuários cadastrados no blog.

        Se essa função vier integrado ao plugin, como mais uma opção vai ser uma mão na roda para mim e para outros blogueiros. Por que meu publico alvo não utiliza o feed.

        Responder

  10. O template (pago por sinal) veio com essa função, mas não com tanta personalizações e com essa leveza, já troquei e aprovei o resultado.

    Gostaria de parabenizar pelo trabalho. Diante de alguns comentários, deu a impressão que o código do plugin poderia ser ainda melhor, mas ao contrario do alguns disseram (sem analisar o código), verifiquei que estão da melhor maneira possível, portanto, realmente parabéns pelo trabalho.

    Abraços.

    Responder

  11. Pingback: 4 Dicas rápidas para ganhar dinheiro com seu blog

  12. Pingback: FB: Um excelente tema para blog em WordPress gratuito | Veia Digital

  13. Olá! Muito bom o plugin. Eu o descobri pesquisando no WordPress mesmo, até me surpreendi quando vi que era em Português (não costumo encontrar plugins brasileiros).

    Eu estou muito empolgada com um novo layout que estou preparando para o blog, e esse plugin será uma das novidades.

    Eu queria saber se tem como colocar o endereço do feedburner para comentários, que no meu ele fica sem link nenhum.

    Você também disponibiliza esse plugin com as informações em inglês? Seria bacana para você ampliar o seu público.

    Abraços e parabéns pelo trabalho

    Responder

    • Olá Cintia.

      Obrigado pelos elogios e pela ideia.

      Estava já querendo deixar ele em inglês. Pretendo fazer isso em breve.
      Vou aproveitar e colocar uma opção para inserir links nos contadores de comentários e posts.

      Entretanto, ando um pouco enrolado para fazer isso, mas pode deixar que em breve estarei inserindo estas opções.

      Você pode também utilizar as funções do plugin e criar seus próprios botões, tem uma aba nele com instruções para isso.
      Porém para fazer isso, será necessário ter conhecimentos básicos de HTML e CSS.

      Responder

  14. Gostaria de parabenizar o Claudio Sanches pelo plugin e a agradecer por ter disponibilizado, vai me ajudar muito no projeto que estou desenvolvendo.abs

    Responder

  15. Grande Cláudio, acompanho teu trabalho, parabéns! Estou tentando usar o social count no meu site, mas não consigo o id numérico da minha comunidade no Facebook. Segui a orientação, mas ou isso mudou no facebook ou eu sou burro pra dedéu.

    Me ajuda aí.

    Abração,
    Caco

    Responder

  16. olá Claudio Sanches
    parabens pelo plugin a muito tempo estava a procura de um plugin desse porém estou enfrentando o maior problema com ele quando ativo, ele fica acima da logo do site do lado esquerdo tentei desativar ele e a minha pagina do site principal da a seguinte mensagem: Fatal error: Call to undefined function get_scp_widget() in /home/juniordosamba/www/wp-content/themes/Busby/index.php on line 1 quando ativo novamente a pagina volta a funcionar perfeitamente porém os icones ficam do lado errado e desalinhado será que pode me ajudar a corrijir o erro.

    fico grato

    Responder

  17. Olá..

    Pelo que entendi, dá para por no meio de um post ou página também, é isso? Como exatamente eu teria que fazer isso? Onde tenho que ir? Obrigado desde já.

    Ueritom

    Responder

  18. Olá meuquerido, poderia me ajudar quanto ao pluin?

    Pois bem, gostarria de saber como usá-lo em meu site, já que pelo o que li só é possível na plataforma WordPress, é ai onde reside o problema já que que nao utilizo o WP, como seria possível implementar?

    Um grande abraço e obrigado.

    Responder

  19. Excelente plugin, instalei e funcionou perfeitamente no meu wordpress 3.3.2
    Agora eu gostaria de uma orientação para substituir o número de feeds pelos inscritos do youtube. Alguém pode sugerir o caminho? Desde já, parabéns pelo post.

    Responder

  20. Existe previsão de colocar a opção para mostrar os inscritos em um canal do youtube para serem contatos juntos neste plugin?

    Responder

  21. Olá!

    Eu já utilizo o plugin há alguns meses. Ele é muito bom!

    Houve alguma atualização recente do plugin?

    Está aparecendo uma mensagem de erro no lugar do plugin:
    Warning: SimpleXMLElement::__construct() [simplexmlelement.–construct]: Entity: line 2: parser error : AttValue: ” or ‘ expected in /home/vidadetr/public_html/wp-content/plugins/social-count-plus/social-count-plus.php on line 486

    Será que isso seria incompatibilidade com o meu tema ou com algum outro plugin? Eu não adicionei/mudei nada recentemente, apenas executei o comando de atualizar alguns plugins.

    Grata

    Responder

    • Cintia,

      A última atualização do plugin Jetpack deu um conflito com o nosso plugin. O Claudio Sanches já está trabalhando na atualização para garantir o funcionamento do recurso.
      Você pode desabilitar o Jetpack para mentar o contador funcionando, se isso não atrapalhar seu blog em outros recursos, até o Claudio corrigir o problema.

      Responder

  22. Oi Marcos,
    Obrigada pelo retorno!

    Como utilizo o Jetpack para algumas funções, irei aguardar o Claudio corrigir o problema para voltar a utilizar o Social Count Plus.

    Responder

  23. Vi pela dúvida da leitora Cintia que existe uma incompatibilidade com o JetPack, (que também uso) mas desinstalei e não contou o facebook. Daí instalei novamente o jetpack e fiz duas atualizações no plugin desde então, e continua não contando o facebook…
    Ficar com o contador 0 lá, é anti-propaganda…

    Responder

  24. Claudio, acabei de instalar e ele resolveu para o que eu precisava. Só uma questão que se você me der uma dica eu posso tentar encontrar a solução: eu queria trocar o texto que aparece abaixo do ícone do Facebook de “fãs” para “curtiram”. Me dá um caminho pra eu fazer isso? Obrigada pelo feedback. Seu trabalho é muito bacana.

    Responder

  25. Pingback: 4 Dicas rápidas para ganhar dinheiro com seu blog

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.