Conteúdo de Blog é igual fazer piadas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Nenhum blog sobrevive sem conteúdo, pois é isso que atrai o seu visitante que esperar encontrar algo relevante e original. O desafio do blogueiro está justamente na sua capacidade de produzir conteúdo. Uma boa comparação com o desenvolvimento de conteúdo para blog é como criar piadas. Pode parecer inusitado, mas a verdade é que há uma relação direta na estrutura de ambos. Aproveita e assiste uns vídeos pra se divertir enquanto aprende a escrever em seu blog.

A dinâmica na elaboração de uma piada para que ela seja universalmente entendida, é praticamente a mesma que se deve usar na construção de um texto para o conteúdo do seu blog.

Há elementos na estrutura da contação de piadas que podemos usar para pensarmos um texto mais atraente para o nosso público alvo. Vou destacar alguns aqui, onde recomendo que você leia e compare com os vídeos que coloquei para ilustrar e exemplificar melhor do que estou falando.

Cenário / Estrutura geral

Toda piada precisa ser ambientada em algum lugar. Mesmo que o lugar seja um palco vazio de teatro, o cenário pode ser construído no imaginário do espectador, de acordo com as descrições, gestos e apresentações do contador. Num blog o cenário é toda a estrutura de layout do Blog, as imagens incorporadas, links e outros elementos de página que formam o sentido.

Agora um vídeo para começarmos a entender outros elementos estruturais. Veja como o ator José Vasconcelos cria o cenário necessário para que a piada comece, onde você se sentirá familiarizado com o que virá. Pode saltar para os 2min para não ficar ouvindo a enrolação do Jô Soares.

Ok! Agora, recomponha-se e voltemos ao Blog.

Podemos observar alguns outros elementos na forma dele contar sua história hilária. O mais interessante é que esses elementos aparecem diversas vezes ao longo da narrativa e se repetem sempre que é necessário.

Contextualização

Chamamos esse momento de introdução também. Isto se soma à construção do cenário e que vai nos ajudar a entender o sentido da piada e achar graça no que será contato. A contextualização é uma forma sutil e indireta de explicar a piada, sem revelar o final e manter o interesse do espectador.

Sem isso você não estaria familiarizado com o contexto necessário para entender a piada. Num Blog o contexto é também o tema, o assunto que se trata no blog que já diz o visitante do que será lido. É um recurso extremamente importante no início de todo texto e ao longo do conteúdo, sempre que se fizer necessária uma explicação.

Note que ao longo na narração, José Vasconcelos para a história para reconstruir o cenário quando algum elemento muda e apresentar novas contextualizações. Isso fica mais evidente no momento em que ele introduz quem será o piloto e qual o avião usado na história. Mesmo que você não entenda nada de aviação, com certeza imaginou o avião citado.

O contexto é tão importante que, se você não entende o contexto e não está inserido no grupo certo, pode ficar sem entender a piada. Aqui um outro vídeo para ilustrar. Agora é o Marcos Castro contando piadas nerdes.

Enredo / Narrativa

Todo o conteúdo está mesmo na narrativa da piada. É este elemento que amarra a informação que será usada e vemos a coerência. As vezes numa piada, um único elemento narrativo é suficiente para que o resultado provocado seja o riso.

Quando olhamos para o conteúdo do Blog, precisamo procurar o elemento motivador, que realmente dá conteúdo ao que vai ser publicado e que fará a diferença no todo. Essa parte fica totalmente inútil se não for introduzida corretamente.

Desfecho

Este é o ponto alto da piada e que realmente importa para o espectador. Tudo o que foi feito até aquele momento foi com o objetivo de chegar a este ponto da história que junta todas as informações num único ponto e nos faz rir. Rimos não do desfecho, mas de todo o conteúdo e da forma como fomos levados àquele momento inusitado.

Não seria errado chamarmos esse ponto de conclusão e é assim que fazemos num blog. É este ponto que motivará o leitor a comentar, continuar lendo outros textos e até compartilhar nas redes sociais.

O último vídeo para ilustrar só é recomendado para maiores de 18 anos (por favor!). Temos o Costinha num comercial de televisão lá em 1992. Primeiro vemos o comercial regular, que nos apresenta a construção do cenário e o contexto. Logo em seguida vem o enredo narrativo e o desfecho para rir muito.

Você não precisa saber fazer piada para conseguir construir ótimos textos e conteúdo para seu blog. Basta saber selecionar bem as informações e estruturar segundo os pontos que apresentei para que seu blog seja mais coerente e seu público goste mais do que encontrar.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

8 Comentários

  1. Adoro o José Vasconcelos. Muita saudade do seu Sa-Silva. rs

    Muitos que se chamam comediantes por aí deviam ter aprendido com ele a fazer stand up, pois ele foi o pioneiro no país.

    Muito bom! 😀

    Responder

  2. Marcos, você falou tudo! Realmente é muito importante sobretudo a contextualização, porque senão os usuários ficam perdidos no artigo, confesso que as vezes esqueço desse ponto. Ótima dica!

    Escola Sites

    Responder

  3. Ótimo artigo, realmente devemos construir um contexto único e pessoal, e antes de comentar sobre o artigo, sorrir bastante que me sujei de óleo… muito boa.

    Responder

  4. Muito bom o post! São ótimas suas dicas sobre como fazer um conteúdo de qualidade, você é ótimo em fazer bons posts e títulos, nossa é esse título me chamou muito a atenção. Estou lendo seu ebook Blogar e estou gostando muito! Parabéns!

    Responder

  5. Realmente o conteúdo de um blog deve ser bem estruturado e de preferencia que contenha um pequeno senso de humor, podemos ver artigos espalhados pela internet como se fosse um manual, onde apenas contem as informações mas em momento algum podemos ver a ideia do produtor, é como se ele não se interagisse com o seu publico.
    Acredito que um artigo bem humorado (de forma adequada) é bem mais legal de se ler e torna o blog mais interessante.

    Muito bom o tema Marcos…

    Responder

  6. Olá Marcos, ótimo artigo, ótimo conteúdo e ótimas piadas! Foi muito interessante sua comparação. Acho que se esforçar para criar conteúdo de qualidade é algo realmente importante na vida de um Blogueiro principalmente se ele almeja algum sucesso.

    Obrigado pelo conteúdo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.