Conteúdo de qualidade para satisfazer o novo Google Panda

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Praticamente todo blogueiro já ouviu algo como “o conteúdo é rei”, para enfatizar a importância de se produzir conteúdo de qualidade. Especialmente agora com o lançamento do Google Panda, ficou mais evidente a importância de focar na qualidade do que se produz, mas muita gente está confundindo as coisas. A grande mudança não está no conteúdo específico, está na estrutura do Blog/site como um todo.

Pode parecer óbvio lendo assim, mas ao analisarmos os blogs que vemos por aí, nota-se que poucos têm a prioridade certa. Eu estava ouvindo o SearchCast e alguns trechos me chamaram muita atenção. Recomendo ouvir como uma forma de aprofundar sobre SEO:

  • SearchCast 069: Panda Update no Brasil – Primeiras Impressões

As vezes você que está lendo esse post não sabe do que se trata o Google Panda, nem quais foram as mudanças no algoritmo desse motor de busca, então seria importante também ler:

Agora é mais importante a soma de todo o conteúdo do seu blog/site do que apenas alguns posts isolados. Antes dessa nova atualização do Google, era possível aparecer bem posicionado nos resultados para alguns posts, criar conteúdo específico e preparado para buscadores e até antecipar Hypes. Claro que não era fácil, mas acontecia com muita frequência.

Muitos blogueiros multiplicavam conteúdos de baixa qualidade só pra multiplicar palavras chave e links internos. É uma febre de blogs que querem apenas copiar e reeditar, multiplicar conteúdos desconexos. Ao olharmos para o Blog como uma todo, só víamos bagunça.

Com o advento do Panda, a centralidade da Google é focar em sites e blogs que têm um conjunto, onde a soma dos conteúdos forma uma unidade coerente e sólida. O foco é o usuário e a usabilidade. A prioridade é oferecer nos resultados opções completas.

Também leva-se muito em conta o que o usuário faz ao entrar nos sites/blogs e ver o conteúdo clicado. Se este visitante passou muito tempo, visitou outros links e até se divulgou em redes sociais. O conjunto de fatores para determinar a relevância de um conteúdo específico ficou mais amplo.

Quando você for analisar o seu blog, for pensar técnicas de SEO e reestruturar o layout, pense primeiro no visitante, olhando para tudo o que forma o seu blog, pensando na coerência de conteúdos. E pode apostar, muito mais coisas virão com o Google Panda e estamos apenas no começo da implementação. Só quem trabalhar bem e for competente sobreviverá.

.

16 Comentários

  1. Oi Marcos,
    É bem verdade, sim.

    O Google Panda veio colocar os pontos no i’s a muitos que se dizem “blogueiros”.

    O conteúdo é e sempre foi uma prioridade e não há algoritmo que vá reverter isso(pelo que parece, a Google defende a mesma ideia).

    Um conselho: Esqueçam o Google, trabalhem única e exclusivamente para os seus seguidores e vão ver que os resultados vão ser ainda mais significantes!

    Sucesso!

    Responder

  2. Dei algumas dicas a um site de astronomia que entro de vez em quando, mas entraria mais vezes se fosse visualmente bem estruturado e tenho a impressão de que a pessoa não gostou, pois me respondeu dizendo que nunca recebera reclamações deste tipo.

    Infelizmente, são poucos que olharão para seus blogs com o olhar crítico de que precisa mudar. Quando mudei meu template fiz questão de que fosse claro, objetivo, bonito e prático, mas nem todos pensam assim.

    Além disso, primo pela qualidade dos textos e pesquiso para escrevê-los. Essa exigência que faço de mim mesma espero receber dos leitores.

    Abraço!

    Responder

  3. Essa centralidade de um conteúdo em torno de um tema definido e a qualidade dos artigos po~em em risco alguns grandes blogs brasileiros, como o [***************]. Gostaria de saber como eles estão trabalhando nisso para não terem punições e quedas no trafego. É notorio que alguns conteúdos deles é de baixa qualidade, principalmente alguns mais antigos. Esperemos para ver.

    Responder

  4. Acredito que o Google Panda irá melhorar muito os resultados apresentados pelo Google. Certamente isso vai forçar de alguma forma os produtores de conteúdo a criarem conteúdos cada vez melhores e todos nós saímos ganhando.

    Abraço!

    Responder

  5. Acredito que a Google, lançou o Panda, com o intuito de forçar aos atuais e futuros desenvolvedores, produzir novos conteúdos ainda não explorados, ou até mesmo já abordados, porem de modo que perante os robôs da Google não é relevante.

    Me arrisco a dizer que: “O Panda mudará o futuro da internet.”

    Responder

  6. Eu consegui em apenas três meses de existência do meu Site O Vale do Ribeira chegar a primeira pagina do Google e aparecer em 1 e 2 lugar, isso ajudou muito, eu atualizo meu site diariamente com notícias da região do Vale do Ribeira, aquelas pessas que tinham Blog e sites e viviam me copiando ,nem aparecem na pesquisa direito, Eu gostei do Panda, ficou mais justo a briga.

    Responder

  7. É verdade, o Google Panda veio para acabar com a bagunça criada pelos blogueiros que criam conteúdo de baixa qualidade.
    O bom é que isso abrirá mais espaço para quem pretende trabalhar direito.

    Abraço!

    Responder

  8. Através do Google Panda fez a mudança no mecanismo de busca, com essa nova função do panda está ajudando a escolher melhor os sites. Saiba que Google procura a qualidade de conteúdo no seu blog. Como Marcos Lemos disse na hora de adicionar as técnicas de seo pense nos seus visitantes (leitores) – eu concordo. O Google Panda está sendo ruim para alguns e bom para outros. Acho que só assim vai parar o plágio, talvez. […]

    Ótimo post, abraço…

    Responder

  9. Ao fazer um blog a minha intenção era apenas mostrar as artes que faço. Como gosto de ler e escrever fui aprofundando, como gosto de ensinar, fui ensinando, mas respondendo a seguinte pergunta: gostaria de achar um blog como o meu para ler, participar e seguir? quando a minha resposta era sim, os índices lá embaixo, quando agora a minha resposta é não, os índices melhoraram um pouco. Acredito que fiquei exigente no momento em que comecei a seguir as dicas do ferramentas blog. Conclusão seguir as dicas do blog do Marcos aumentou minhas exigências e melhorou a qualidade do meu blog, por conseguinte, mais visitantes do google. Neste momento posso dizer que gostaria de participar do meu blog, mas também se ele não mostrar mais novidades, acho que irei lá esporadicamente. Diante de tudo isto estou preparada para o Panda e espero que ele observe o conjunto da obra, pois sempre a originalidade era um pré-requisito pra mim tanto nos meus projetos exclusivos de caixas decoradas, quanto nas postagens.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.