Contextualização: a relevância do Conteúdo do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Copy-icon Outro dia recebi um e-mail “reclamando” que cito e link muito para dentro de meu blog, sempre fazendo referência a outros artigos que já publiquei. As vezes até cito outros blogs e artigos externos, mas é fato que sempre faço alguma referência aos meus posts já existentes e tento ao máximo interligá-los. Essa á uma técnica que tenho investido muito: a contextualização.

Sempre falo da qualidade do conteúdo como uma forma de gerar relevância para seu blog. É o conteúdo que atrai seu público alvo e o faz querer voltar e é pelo conteúdo e suas palavras-chave que os robôs dos algoritmos das buscas (o Google especialmente) vão indexar e classificar seu blog para aparecer nos resultados orgânicos. Mas há mais um fator aí bem esquecido pela maioria dos blogs e que é uma forte técnica de SEO.

De forma bem resumida, contexto é o princípio que faz um texto ou uma fala ser coerente e fazer sentido. Se vou publicar um post todos os parágrafos precisam de alguma forma estar interligados pelo mesmo assunto e formar um conjunto. O mesmo devemos pensar sobre os artigos que escrevemos para nossos blogs. Por isso sempre insisto na importância de se ter um blog de nicho, focado num assunto e num único público alvo.

Os artigos, quando são bem interligados, faz com que todo o seu blog seja relevante e se um artigo for bem posicionado nos resultados das buscas e atrair uma visita, vai levar o leitor a ir mais fundo em suas páginas. Isso diminui a taxa de rejeição, eleva o tempo de permanência dos visitantes, gera mais cliques, mais comentários e mais assinantes de Feed. Por isso faz tanto sentido que eu sempre recomende artigos de meu conteúdo, já que tudo é como um grande quebra-cabeças em várias peças.

Algumas dicas para melhorar a contextualização do seu Blog:

.

9 Comentários

  1. O ideal seria indexar os posts na página inicial do blog.

    Acho complicado navegar por um blog sem um "plano de vôo"(meu) ou um mapa que me permita escolher entre sessões enumeradas, nas quais posso procurar o tópico que me interessa.

    O que acho difícil num blog, é que vc já "pega o trem andando", acabando por não ter acompanhado os posts anteriores. Existem muitos blogs com uma riqueza de conteúdo muito grande, porém muitas vezes só temos acesso ao que buscamos no campo de busca.

    Blog não é como um livro… Não existe índice ou sumário…

    Responder

  2. Penso que esta sua forma de concatenar os posts, já é um recurso que ajuda a suprir a não indexação dos posts, por parte dos blogs como um todo.

    O raciocínio é o seguinte: uma coisa puxa outra.

    Responder

  3. @MarcoAA_M,
    Por isso mesmo é tão importante saber interligar o conteúdo de seu blog e apresentar ao leitor os caminhos a seguir, onde clicar para continuar navegando em um determinado tema.
    Esse é o método que dispomos para ninguém ficar perdido na navegação.

    Responder

  4. concordo totalmente. ajuda e muito interligar os textos e leva mais conteúdo de seu blog para os visitantes, além de diminuir a taxa de rejeição e aumenta a permanência no site/blog.

    Responder

  5. Tennho deixado isso de lado na maioria dos meus posts. Faço alguma citação a outros posts apenas quando fazem parte de uma série, mas nesse caso o próprio marcador faz o trabalho. Acabei deixando essa tarefa para o hack de artigos relacionados. Tenho visto que é um metodo eficiente para mim.

    Responder

  6. Essa técninca é muito boa. Eu mesmo uso ela no meu blog sobre videogames e dá muito certo . Muitas visistas são direcionadas a outros posts o que aumenta o tempo de visita no blog e diminui a taxa de rejeição !

    Responder

  7. Quando estou lendo um post interessante saio clicando com a rodinha do meio do mouse e abrindo varios links da postagem que estou vendo. Para quando terminar de ler o post já ter mais material de qualidade para ler novamente. No momento estou com umas 10 abas aqui do ferramentas blog. Fora as do dicas blogger.

    Responder

  8. Pingback: Matando seu Blog com 7 erros de português - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.