Corrigir erro de Sitemap no Webmaster Tools do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

webmaster-tools Recentemente muitos relataram erros ao inserirem seu link de Sitemap no Ferramentas Para Webmasters do Google (Webmaster Tools). Pesquisei e trabalhei numa solução nestas últimas duas semanas e consegui descobrir uma solução temporária até que a Google se manifeste oficialmente sobre o problema.

É muito importante ter um sitemap neste serviço do Google para agilizar a indexação de suas páginas e conteúdo na base de dados do Google, por isso é bom verificar se o seu sitemap não tem o erro descrito abaixo.

 

Já escrevi dois artigos sobre como criar um Sitemap para seu blog do Blogger e como usar o Ferramentas para Webmasters do Google. É importante lê-los para entender como corrigir o erro:

 

Justamente sobre o assunto tratado neste segundo artigo é que acredito que surgiram os erros que muitos blogueiros detectaram. Basicamente o que aconteceu foi que a Google mudou o visual das páginas do serviço e, com isso, fez mudanças na forma como este serviço indexa o sitemap. Acredito que, com a mudança, ficaram na base de dados do Ferramentas para Webmasters conteúdos duplicados das contas dos usuários e a segunda conta, a nova para o novo visual, entrou em conflito com a primeira.

Somado a isso, como a Google tem realizado mudanças no Google FeedBurners, para gerenciar Feeds, que anda em paralelo com a forma como criamos os sitemaps de blogs no Blogger, aconteceram conflitos nos links. Esses erros travavam as atualizações de Feed e enviavam dados limitados na quantidade de URLs do sitemap.

 

Essas são deduções minhas. Como eu disse antes, a Google ainda não se pronunciou sobre os problemas que ainda persistem. Mas, com o bom e velho ‘jeitinho brasileiro”, descobri uma forma de driblar os erros e conseguir que as URLs do sitemap que se deve enviar sejam indexados corretamente e parar o conflito na atualização do Feed.

 

A solução encontrada.

Vale lembrar: essa é uma solução temporária que eu estou usando e tem funcionado. Nada garante que funcionará para todos e nem que continuará funcionando por muito tempo. Espera-se ainda um pronunciamento oficial da Google com a solução definitiva para o erro.

A solução apresentada abaixo foi debatida no Fórum, onde você também pode dar a sua opinião e partilhar suas experiência e soluções:

 

Acontecem dois erros basicamente:

– Um diz que há “Tag inválida” – pode ser ignorado e não afeta em nada a indexação das URLs do Sitemap, segundo site oficial da Google sobre o assunto: Known issue: Sitemaps with Blogspot RSS feeds show "Invalid XML tag: author".

– O outro erro é que ainda não foi apresentada solução e que descobri uma forma de contornar o problema (temporariamente). Trata-se de que o sitemap só está contando até 25 URLs (em alguns casos menos, mas nunca mais de 25) e mantendo status de alerta – conforme figura abaixo:

 

erro-sitemap-feed

 

A opção foi trabalhar com essa limitação e enviar vários sitemaps. Com isso o Webmaster Tools soma os URLs indexados quando enviamos vários. Para isso verifique qual o limite de URLs indexados que o seu relatório está apresentando e quantos artigos tem o seu blog atualmente.

 

Explicando por quê:

O sitemap se refere ao conteúdo de seu blog que não aparece repetido ou seja, só valem os artigos, sem as páginas de pesquisa ou de comentários, nem de Marcadores. Um sitemap é sempre da ordem do conteúdo apresentado em seu blog, como uma lista de títulos ou um índice de um livro para os capítulos. Por isso que a quantidade total de URLs enviados terá que ser um pouco superior à quantidade de artigos de seu blog.

 

Vá ao Painel do Blogger e veja quantos artigos (postagens) seu blog tem hoje, conforme a figura abaixo:

 

 painel-blogger-artigos

 

No exemplo tem mostrando “311 postagens” então tomei por base um total de 350 postagens. O que passar nos números será ignorado pelo serviço do Google, mas não passe muito, então sugiro que tome como base no máximo 50 postagens a mais como total.

 

Adicionando vários Sitemaps.

Conforme nos outros artigos que ensino a criar sitemaps para o Blogger é preciso colocar um limitador. Esse limite será agora da quantidade de “URLs indexados” que o seu painel do Ferramentas para Webmasters está mostrando. No exemplo usaremos o valor de 24.

Então envie vários sitemaps com o limite adequado, da seguinte maneira, até atingir a quantidade de postagens que você determinou como máxima:

 

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=24
atom.xml?redirect=false&start-index=25&max-results=24
atom.xml?redirect=false&start-index=50&max-results=24
atom.xml?redirect=false&start-index=75&max-results=24
atom.xml?redirect=false&start-index=100&max-results=24

 

Repare que apenas o número indicado em vermelho é que muda e que é o limitador. O número no final é a quantidade máxima de URLs enviados para se tornarem URLs indexados. Assim, vá até o limite que você determinou.

Uma coisa importante de se saber é que leva ao menos 24 horas para que a indexação comece e os resultados apareçam. Não há indícios de que esse erro afete o posicionamento dos resultados nas buscas, mas é bom estar prevenido. Depois de algum tempo você verá nas estatísticas do Sitemap que terá mais URLs e mais URLs indexados do que o limite anterior quando tinha o erro. E, por último, o status de alerta não some, continuará lá em função do erro de “Tag inválida”.

&#
160;

Vou continuar pesquisando e acompanhando as soluções que forem surgindo até que a Google apresente a solução definitiva. Para se mantes atualizado, assine nosso Feed (gratuitamente) para ser informado assim que algo novo for apresentado. Bem como participe do Fórum citado acima para reportar seus resultados e se descobrir algo novo.

Leia também como criar sitemaps para o novo buscador da Microsoft, o Bing e para o Yahoo Search:

.

18 Comentários

  1. Muito importante esse artigo. Eu quando vi que havia ocorrido esse mudança no Sitemaps achei o cúmulo eles limitarem ainda mais os feeds do Blogger. Espero que com a integração com o Feedburner, fique mais fácil usar feeds como Sitemaps.

    Responder

  2. Dica:

    Falo por mim, nos links existentes num post para ir a outro post do ferramentas, seria de bastante utilidade que abrissem num novo separador, para assim nao perdermos do browser o post inicial.

    Neste caso terá que colocar o código target="_blank"

    Responder

  3. Marcos, semana passada eu deixei um comentário sobre o assunto e todos os meus sitemaps estavam com o erro, mas agora quando fui dar uma olhada percebi que o sitemap mais novo está funcionando perfeitamente. Vou tentar reenviar os antigos e ver se ficam normais pq essa dica que você está dando eu pensei e executei ainda na semana passada e não deu certo para mim.

    Parabéns por se dedicar tanto a descobrir o q está acontecendo. Vlw

    Responder

  4. Olá!
    Inicialmente fazer intervalos de 24 era minha idéia mas acabei deixando de lado porque vi que muitas pessoas estavam com esse problema. Para minha supresa fui ver o Webmasters agora é parece que está funcionando.

    http://yfrog.com/7hsitemapbj

    Ontem já tinha enviado 101 url mas ainda não havia indexado. Estava parado em 24. Agora fui ver e já tem um índice que indexou 94 urls.

    Eu sei que o processo é lento. É aguardar pra ver!

    []'s

    Responder

  5. Rodrigo,

    eu tb verifiquei que os erros foram corrigidos, mas um de meu blogs continua com os erros.

    Vamos esperar mais uns dias para ter certeza e tudo funcionar bem.

    Responder

  6. Meu blog só dava 24 urls indexadas, vou fazer isto. Ufa! achei que fosse somente comigo que ta dando este erro.
    Obrigado.

    Ficou uma dúvida: se clicar em "mostrar envio-todos" ali no sitemaps aparece: feeds/posts/default?orderby=updated, que eu não consigo remover, se eu colocar atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=24, não vai ficar em duplicidade?

    Responder

  7. Não há risco de duplicar nada.
    Este código é o padrão de rastreamento do Webmaster Tools e por isso não tem como apagar.

    Sitemaps não ficam duplicados na mesma conta pq quando o sistema detecta URLs iguais, ele simplesmente ignora o segundo.

    Responder

  8. Maravilha meu amigo! Aprecio muito sua dedicação. Está de parabéns!

    Em dois de meus sites o esquema anterior já estava funcionando, mas no outro ainda estava com problemas, mas agora está perfeito. Muito obrigado!

    Responder

  9. Muito boas suas dicas. é porque meu blog esta sendo indexador somente 2 paginas tem como resolver isso me ajude se for possivel

    Responder

  10. Ola tenho um problema com meu site toda ves que olho no Google webmaster, em Sitemap diz que foi enviado o Sitemap no mesmo dia.sendo que eu enviei o Sitemap pro Google a mais de um mês, mas ele fica se auto enviando ao Google isso é possivel ? isso é um erro ? ou é normal ?

    Responder

  11. Olá amigo. Meu site está apresentando o erro 520. O mesmo mostra seguinte informação…
    O Googlebot não pôde acessar o conteúdo do URL porque o servidor teve um erro interno ao tentar processar a solicitação. Esses erros tendem a ocorrer com o próprio servidor e não com a solicitação.
    Você tem alguma dica de como posso resolver este problema? Já tentei fazer diferentes coisas e nada funcionou.

    Responder

  12. Eu não sei mais o que fazer. Já adicionei o Sitemap no Search Console e sempre apresenta erro. Já desinstalei o plugin Google XML e instalei, mais o erro persiste. Mas o artigo foi válido. Vou tentar descobrir o erro.

    Responder

  13. Criei um sitemap com xml-sitemaps.com, um arquivo xml, mas o console da um erro dizendo que o arquivo parece html, já havia usado essa ferramenta sem problemas antes. Por favor, preciso resolver isso o quanto antes, alguem pode ajudar?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.