Criando títulos relevantes e úteis para o seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

keyword-palavras-chave Criar o conteúdo de seu blog, escreve os posts e pesquisar sobre os assuntos são tarefas básicas, mas não quer dizer que são simples. O ponto mais importante da estrutura de um artigo/post para seu blog é o título, pois é onde o leitor se sentirá atraído a continuar lendo e clicar em seu link. Mas é difícil criar bons títulos e temos que pensar nas técnicas de SEO também.

O Ricardo Fraga, do Google Discovery, levantou essa dificuldade comum de todo blogueiro, no Twitter, assim:

ricardofraga-tweets-twitter

Essa dificuldade fica mais evidente quando se lida com notícias e informações que precisam ser publicadas rapidamente e você tem pouco tempo para perder. Mas isso não pode atrapalhar na escolha correta das palavras-chave e na escrita de um bom título.

Se o título for bem escrito ele acabará ajudando seu blog em dois pontos:

  • 1. Atrair mais a atenção dos visitantes curiosos;
  • 2. Indexar bem no Google.

Um título bem feito, com as palavras-chave certas, faz parte das técnicas de SEO mais fundamentais e importantes para aparecer bem nos resultados orgânicos do Google.

Tendo isso em mente, tente imaginar como as pessoas procurariam por aquele conteúdo e quais as possíveis palavras que usariam para digitar no Google e tentar encontrar exatamente o que você vai publicar.

Já ensinei aqui 3 técnicas complementares de pesquisa por palavras-chave que você precisa dominar e usar sempre.

Esses recursos têm que ser aplicados não só para escolher as melhores palavras para o texto do post, mas para definir e descobrir como um título para ser atraente, gerar cliques e ser bem indexado no Google.

Lembre-se também que as pessoas não buscam apenas uma palavra, mas um conjunto delas, pequenas frases que representam o que desejam. Há até quem faça perguntas completas ao Google. Identificar essas frases, chamadas de “Long tail keywords”, pode te ajudar a pensar os melhores títulos e sub-títulos para seus posts e melhorar a chance de ser bem posicionado no Google.

Mas não é só isso que fará seus posts aparecerem bem no topo do Google (e não há nada garantido), é sempre uma série de tentativas e técnicas, como já ensinei em outros posts também. Junte tudo isso e seu blog terá maiores chances e será mais útil e interessante para seus visitantes.

Outros artigos com técnicas de SEO importantes:

.

10 Comentários

  1. Excelente post! Eu própria sou cativada pelos títulos dos posts. Quando o título não é grande coisa, muitas vezes nem leio.

    Um abraço.

    Responder

  2. Ótimo post Marcos Lemos, este é o meu caso que tenho um blog de notícias e informações e preciso publicá-las com rapidez. Obg pelas instruções, já tinha um certo cuidado com o título dos meus posts, mas agora irei intensificar ainda mais.

    Sucesso!

    Responder

  3. Adorei o seu blog e já o estou seguindo através do Google Reader e Google Friend. Achei as dicas muito úteis. Pode contar comigo como um ëvangelizador"do se blog.
    Sucesso!
    Alexandre Silva

    Responder

  4. Valeu!! Eu mesma sou uma leitora exigente, e sei que o título define tudo. Para vocês verem como são as coisas, as revistas por exemplo, fazem aquela chamada forte e quando você lê o artigo deixa muito a desejar. Em relação ao blog temos que nos preocupar tambem com os motores de busca. Depois que li este artigo sei que melhorei e muito o título e descrição de meu blog. Obrigado mais uma vez pela ajuda. Sucesso!! Forte abraço!

    Responder

  5. Obrigada pelas dicas. Posto sobre saúde canina sempre correlacionada à saúde humana. Nunca me antenei de que poderia me valer de títulos ambiguos para atrair dois públicos ao mesmo tempo.

    Parabéns!

    Sirley

    Responder

  6. Confesso que também sou atraída pelo título de qualquer texto, mas tenho dificuldade em melhorar os que posto no meu blog. Já estou divulgando seu Banner e tentando seguir suas dicas.

    Responder

  7. Olá Marcos.
    Tenho estudado muito sobre SEO e a cada dia eu acrescento algo a mais nos meus conhecimentos e o seu post foi sensacional
    Eu sempre busquei um título para meus textos que fosse impactante e deu e esta dando bons resultados mas nunca dei bola para o Google nessa questão,agora vou me policiar mais.
    Abraços Marcos !!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.