Criar anotações no Google Analytics

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

note-anotacao Saber usar o Google Analytics é de extrema importância para todos os blogs e sites, não importa o seguimento, nem o tamanho, pois é a forma de acompanhar o desenvolvimento de suas páginas, seu conteúdo e sua interação com seu público alvo. Só é possível crescer se souber ler os diversos dados disponíveis para determinar novas metas. O Google Analytics disponibilizou um novo serviço, para gerar anotações e marcações comparativas das visitas que seu blog/site receber. Aprenda como usar esse novo recurso.

 

Claro, para usar o Google Analytics você vai precisar ter uma conta ativa e que já acumule dados de seu blog por algum tempo (pois é preciso dados prévios para fazer as comparações):

Bem como já tratamos diversas vezes sobre como fazer análises de dados gerados pelo Google Analytics para melhorar a qualidade de seu blog, seu conteúdo e entender o comportamento de seus visitantes:

 

E, ampliando as inovações nesse serviço, agora é possível customizar os resultados e fazer comparativos como for de seu interesse e ter mais dados de acordo com o que for melhor para entender o funcionamento e o comportamento de seus visitantes, a origem de suas visitas e outras centenas de dados. Mas isso é um relatório pessoal e manual, onde você vai adicionar as informações segundo suas interpretações dos dados daquele dia.

 

anotacao-google-analytics

 

O novo recurso de “Criar Anotações” está visível e disponível logo no painel geral. Note que logo abaixo do gráfico padrão há uma nova linha com um seta no centro onde se disponibiliza os novos dados. Para marcar uma nova data e criar uma anotação nela, basta você clicar no dia desejado um um link aparecerá “Criar nova anotação”, como ilustra a imagem:

 

criar-anotacao-analytics

 

Imediatamente uma aba aparecerá abaixo do gráfico com o espaço necessário para que você deixe anotações pessoais de até 160 caracteres sobre as visitas daquele dia em questão.

 

criar-nova-anotacao-analytics

 

Você pode usar esse espaço para descrever o que gerou as visitas, como você divulgou seus artigos e onde recebeu mais links e cliques. Por exemplo: um dia em que seu blog conseguiu um link no Uêba ou outro agregador de conteúdo; até mesmo quando várias pessoas deram RT (re-tuitaram) um comentário seu e isso atraiu mais seguidores e vários passaram a divulgar o link de seu blog.

 

Cada dia tem uma atividade peculiar de visitas em seu blog, seja por “paraquedistas” atraídos por algum assunto do momento (“hype”) ou por um link bem posicionado, um assunto que bombou no Twitter, mais seguidores no Feed, alguma campanha ou promoção. Não importa o motivo, escreva e faça um diário do comportamento das visitas em seu blog para servir de comparação no futuro ou para delimitar novas estratégias de atuação. A forma de usar as anotações e tirar proveito desses dados vai depender apenas de sua criatividade.

.

2 Comentários

  1. A dois meses eu uso o Google Analytics, ele é muito útil pois podemos saber quais os interesses dos nossos visitantes, sem falar nos relatórios que quando bem interpretados podem gerar mais visitas. As vezes me assusta a quantidade de pessoas que pesquisam pelo meu nome. Ótima ferramenta para blog/site.

    Responder

  2. Meu Deus, como isso é complicado…
    eu fiz, mas não sei se vai dar certo…

    MAs, queria agradecer pq deu certo o menu com ícones…
    muito bom.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.