Criar conta no Google Analytics

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

analytics01 Algumas pessoas vêem até o [ Ferramentas Blog ] atrás de dicas para criar melhor o seu blog ou para aprender algo mais. Uma das coisas mais pesquisadas aqui é sobre contadores de visitas. Vou tratar aqui nesse tutorial de algo mais avançado do que o simples fato de saber a quantidade de pessoas que entrou em seu blog: Como usar o Analytics da Google.


Aqui no blog uso esse serviço para saber todas as estatísticas, que vai bem mais além do que a quantidade fria de pessoas que passam aqui por dia. É de grande importância e ajuda conhecer como as pessoas navegam em seu blog e o que é mais importante, de onde você recebe mais visitas ou quem direciona mais visitas para você. É possível sabe até o tempo médio que os visitantes permanecem lendo seu conteúdo e quais são os artigos mais populares e que agregam mais valor ao seu conteúdo.

Tudo isso é possível usando o Analytics, que é o analisador de visitas mais completo que existe. Se você tem um blog ou site, seja onde for, é importante usar esse serviço, que é GRATUITO e vai te ajudar a melhorar radicalmente o seu blog.

analytics02


Entrando e cadastrando no serviço.
Abra o link – http://www.google.com/analytics/
analytics03E, se você tem uma conta do Google, entre com a sua conta padrão (a mesma do seu Blogger). Se for a primeira vez que você acessar com essa conta, então você será direcionado para uma página de ativação do serviço: basta clicar em “Sign up” – conforme na figura ao lado.

Adicionando os dados.
Agora você foi direcionado para a página da criação da conta específica para os dados do blog ou site que quer acompanhar as estatísticas. Preencha corretamente os campos, onde na primeira é o endereço do blog, a segunda um nome (de preferência o nome de seu blog) e, terceiro e quarto pontos, que são a localização de se blog (onde você está). É extremamente importante você colocar a região correta e o fuso horário certo para que, quando você receber os dados, as contagens sejam feitas sempre ao longo do dia corretamente. Clique em “Continue”.

analytics04

Informações de Assinatura.
A próxima etapa pode ser ignorada, mas é importante ter os seus dados cadastrados por completo. Eles pedem o seu nome e até seu telefone. Eu cadastrei tudo e acho que é importante para mostrar transparência no seu trabalho. É obrigatório informar ao menos o país. Ao final, clique novamente em “Continue” e você será direcionado à página com as regras e condições de uso do serviço – são os termos de serviço. Marque que leu e clique no botão “Create New Account”.

Colando o código de rastreamento.
Agora temos a etapa mais importante do processo: Abrirá uma página com um código para ser colado em seu blog. Copie tudo, sem deixar nenhum trecho de fora e não faça modificações nele.

Abra uma OUTRA janela do navegador, sem fechar a que está usando para configurar o Analytics e vá até o painel do Blogger e clique em “Layout” ~> “Editar HTML” e procure a linha no código fonte de seu blog “</head>”. Imediatamente ANTES dela é que você irá colar o código. Salva e volte para a janela do Google Analytics.

Clique em “Continue” para o código ser verificado. Se tudo estiver certo, o status de acompanhamento dirá. Basta agora esperar os dados chegarem. Pode levar até 24 horas para começar a aparecer as informações. Outras, as mais complexas de análises, poderão levar até 60 dias, pois compõem uma série de informações que precisam ser alimentadas de dados antes de terem algo relevante para informar.

Depois teremos outros artigos para aprofundar esse tema e ensinando algumas coisas interessantes para este serviço.
Se você quer ver opções de contadores de visitas, leia também:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

47 Comentários

  1. Olá, Marcos.

    O Google Analytics é mesmo uma ferramenta fantástica! Incrível termos tantos recursos disponíveis sem ter que pagar nada por isso.

    Já faço uso do recurso em meus blogs desde que os iniciei e as informações trazidas permitem que sejam tomadas decisões importantes, como “onde divulgar”, “que tamanho de tela usar”, “que artigos agradam mais” etc.

    Recentemente, escrevi no “Gerenciando Blog” uma série de artigos sobre o Google Analytics: http://gerenciandoblog.blogspot.com/2009/03/google-analytics-conheca-quem-visita.html.

    Um abraço!

    Responder

  2. O analytics é fantastico. Utilizo no meu blog e ela me ajuda não só a ver as visitas, mas também de onde vieram, o que viram e quanto tempo ficam no meu blog. Isso me mostra se devo mudar meu layout, se minhas matérias são de fato interessantes e tudo mais.

    Consegui reduzir bastente a taxa de rejeição utilizando o analytics, pois percebi que as pessoas não navegavam no meu blog, só liam a primeira pagina e saim. Com algumas dicas aqui do blog Ferramentas Blog, implementei mudanças como as postagens resumidas e muito mais. Dai é só monitorar e analisar od dados.

    show de bola! rs

    Responder

  3. Muito bom o seu Ferramentas Blog! Instalei o Google Analisys no meu blog nesta semana, agora é só trabalhar, esperar um pouco e observar os dados. Muito obrigado por fazer essa trabalho de informações e instrução.

    Responder

  4. Rangel,

    que bom que esse tutorial pôde te ajudar a usar o seu blog de forma mais eficiente.

    Volte sempre para ler mais novidades.

    Responder

  5. valeu cara,serio.

    seu site é show
    to começando com esse negocio de blog.esse site vai me ajudar muito, ja ta nos meus favoritos

    Responder

  6. bem,eu tenho uma pequena duvida,o meu blog ja foi aceito lá. depois tenho que ativar alguma coisa pra ele começar a computar as visitas?

    Responder

  7. Arlindo,
    Se vc seguiu as etapas exatamente como descritas acima, então agora basta esperar.

    Leva mais ou menos 24 horas para aparecerem os primeiros resultados.

    Responder

  8. Estou impressionado!
    Aqui tem de tudo e para todos!
    Valeu, mais uma vez!
    Parabéns por esse espaço de verdadeira inclusão digital!

    Responder

  9. bom fiz tudo o q vc pediu…por onde recebo os resultados?email?
    como sei se tudo q fiz esta certo?
    parabens pelo blog

    Responder

  10. Me surpreendi com esse tipo de feeramenta. Eu pensava que o contador do wordpress era o melhor para blogs, mas o Google Analytcs me conquistou. Sem súvida para mim o melhor, e o mais importante: é gratis. Obrigada hein

    Responder

  11. Oi! beleza? Sou novo nesse ramo de blog e estou no início da construção de meu blog que fala de "ENFERMAGEM". Li esse post e muito me ajudo no que disrespeito a ter uma visão mais clara de meu blog.
    Ótimo post! Parabéms.

    Virei leitor.

    Responder

  12. Não precisa colocar o telefone, mas é recomendado, já que podem quererm entrar em contato.

    Este é um serviço extremamente profissional e matêm cadastros completos de seus usuários. Acho recomendável.

    Responder

  13. Isso ai cara , De todos os seus tutoriais gostei mais desse , Você ta conseguindo superar varios blogs de Dicas para Blog que tem mais visitas mas é so postagens copiada isso ai cara continua assim 😀

    Responder

  14. Tenho uma dúvida: apesar de ler em vários lugares que o analytics é grátis, na hora do cadastro diz assim:1. "Conta" refere-se à conta na qual será cobrado o Serviço. Todos os Perfis relacionados a um único Site terão suas Visualizações de Páginas ("Page Views") somadas antes da determinação do preço do Serviço para aquele Site.
    2. TAXAS E SERVIÇOS. Sujeito à seção 15 do presente instrumento, o Serviço é oferecido gratuitamente ao Usuário para até 5 milhões de visualizações de páginas e, se o Usuário tiver uma campanha Adwords de boa reputação, o Serviço será oferecido ao Usuário sem limite de visualização de páginas.
    O item 1 fala em cobrança.Já o 2 fala em cobrar a partir de 5 milhões de visualizações.Então o negócio é quando chegar a 4.999 milhões de visitas, cancelar o serviço?
    Mantenho um blog à 2 anos(mas está longe das 5mi de visitas) e sempre quis usar o analytics, mas à cada tentaiva de cadastro esbarro nisso. Pode dar uma luz? Obrigado

    Responder

  15. @Maskara,

    Pode usar a vontade. O Serviço é gratuito para usuários pequenos e médios como nós. Esse contrato refere-se a grandes usuários e grandes serviços de análises via web. Pode usar sem medo.

    Responder

  16. Marcos,

    Desculpe-me a ignorancia mas não consegui colocar google analytics nome blog, será que é porque estou usando blogger in draft, ouvi dizer que ele tem alguns problemas com liguagem java. abraço.

    Responder

  17. @Glauber,
    O Analytics é compatível com qualquer serviço de site ou blog. Usar o Blogger in Draft não muda em nada, pois é o mesmo Blogger.
    Reveja os passos e se você não esqueceu ou alterou o código dado ou se colou no lugar errado.

    Responder

  18. @Alberth,
    Pode levar algumas horas para aparecer a confirmação.
    Verifique se colou o código no lugar certo e sem modificar nada.

    Responder

  19. Nossa! E eu perdendo tempo com informações bem menos detalhadas. Muito do que eu aprendi de blog, devo a você. Ainda tenho um longo caminho, mas sei que com sua ajuda, vou chegar lá!Obrigada!

    Responder

  20. Bom, Valeu ai mano, só depois que li este artigo consegui entender de vez como Colar o Codigo de Rastreamento huashushuas. Brigadão ae

    Responder

  21. Oi, Fiquei na dúvida na hora de colar o código. È para colocá-lo antes da palabra body, entre a palavra e "/ "? ou antes de "< / body >". Eu fiz como na segunda alternativa mas, não apareceu nada no fim da página. No google analycts o status de acompanhamento deu uma exclamação – desconhecido. É normal???

    Responder

  22. @Kelina,
    Você fez certo, é antes dessa linha de código e não dentro dela.
    Leva alguns minutos até o rastreamento começar e pode levar algumas horas até aparecerem os primeiros dados.
    Tem que ter um pouco de paciência.

    Se depois de 24 horas não aparecer nada, então reveja os passos para adicionar o código e verifique se nada foi apagado ou perdido.

    Responder

  23. Pingback: Contador de visitas para Blog – Contador de visitas grátis para Blogger ou Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  24. Pingback: Contador de visitas e outras análises. | [ Ferramentas Blog ]

  25. Pingback: 10 Etapas para começar um Blog | [ Ferramentas Blog ]

  26. Muito bom acompanhar o jeito que você ensina, fiz e deu tudo certinho, mais um pouco e contando com sua ajuda, não vou mais dizer que sou inexperiente nesses assuntos de internet, mas não preocupe “o aluno fica à altura do professor mas não ultrapassa” (brincando!!!).
    Muito obrigada.

    Responder

  27. Pingback: Novidade: Blogger integra o Google Analytics | [ Ferramentas Blog ]

  28. Muito bom!
    Pelas palavras-chave do meu blog, estou indo bem, todas se referem ao meu ramo,biscuit, e sempre estão ligadas aos títulos das postagens.
    Gosto muito de suas dicas, continue assim, de maneira simples e esclarecedora.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.