Criar Marcadores de postagem do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

marcadores Identificar bem seus artigos e textos não é apenas escolher bem um título relevante; é também marcar os textos para que sejam facilmente identificados pelos seus leitores quando procurarem certo conteúdo. É possível assim classificar suas postagens em grupos do mesmo assunto ou de assuntos semelhantes. Deixar isso visível na barra lateral, em forma de gadget (elemento de página) é fundamental.

 

Depois de um tempo blogando, seu site terá muitos artigos e vc já terá tratado de muitos assuntos, dentro do tema escolhido para seu blog. Isso é bom. Quando mais conteúdo tem seu blog e com que maior frequência suas postagens são colocadas, melhor será a indexação nas buscas como o Google. Mas um blog é para ser lido por pessoas e não por robôs de buscas.

Toda forma que puder ser usada para facilitar que seus leitores encontrem o que estão procurando, é bem vinda! E os marcadores são a melhor forma de se fazer isso.

barra10Sempre que criar um texto, uma postagem nova em seu blog, escolha palavras-chave sobre aquele assunto. Isso vc escreve na tela do editor de texto do seu blog, onde se criam as postagens. Veja a parte inferior do editor:

 

barra21“Marcadores para esta postagem” – é ao lado disso que vc escreverá as palavras (separadas por vírgula, se for mais de uma). Sempre que escrever sobre aquele assunto, use os mesmos marcadores e as postagens ficarão classificadas juntas.

Clicando em “Mostrar tudo”, aparecem os Marcadores que vc já usa para outras postagens. Clicando nas palavras, elas são inseridas na lista da nova postagem, se se tratar de temas semelhantes. Use os marcadores até nas postagens que vc já publicou e elas serão juntadas às novas na mesma lista.

barra22

Quando clicar em “PUBLICAR POSTAGEM”, os marcadores serão salvos junto.

 

Já mostramos aqui como criar um elemento de página para marcadores, chamado “Núvem de Marcadores”, mas esse não é o padrão do Blogger. O modelo de gadget padrão para marcadores é linear e organizado em ordem alfabética (eu prefiro esse, mas depende do visual do seu blog pra saber qual fica melhor).

Para adicionar o Gadget de Marcadores, proceda da mesma forma que faz para novos elementos de página.

barra07

barra23Clique em “Adicionar um Gadget” e, na janela que abrir, procure por “Marcadores” e escolha. Daí é só escolher um título para o elemento e a ordem dos marcadores.

 

barra24

Depois é só salvar e mover o novo elemento para a posição na barra lateral que for melhor.

.

21 Comentários

  1. Muito bom mesmo! Explicacao simples e facil de entender… Tava muito querendo colocar menu no meu blog, mas nem mexer na html… foi perfeita a dica! Vlw!

    Responder

  2. vlw cara me ajudou muito mesmo..
    vc nem imagina quantas horas de pesquisa, beleza pura.

    visitem meu blog

    brechodaanita.blogspot.com

    Responder

  3. MUITO OBRIGADO PELAS DICAS QUE SEU ESPAÇO PODE ME OFERECER…ENFIM CONSEGUIR RESOLVER MINHAS DUVIDAS REFERENTE A MARCADORES…
    PARABÉNS!!

    Responder

  4. Nossa finalmente eu consegui colocar marcadores no meu blog.
    Sempre tentava colocar mais nunca conseguia em todo o lugar que eu perguntava ninguém sabia me responder.
    Muito obrigda pelas dicas.

    Responder

  5. Adoro o seu trabalho, facilita demais a vida de blogueiros iniciantes, assim como eu.

    Maris Stella

    Responder

  6. Muito bom o seu blog e essa explicação foi perfeita.Fiz um bolg agora e estava perdida quanto a isso.Parabéns…

    Responder

  7. Excelente explicação! Sou blogueira novata e sua forma de explicar é bem simples e clara. Parabéns!
    Já salvei seu site nos "meus favoritos", para tê-lo sempre à mão.
    Obrigada!

    Responder

  8. Seu posts está muito bom.
    Depois que descobri e aprendi usar os marcadores entendi que era o que eu mais precisava para organizar meus blogs. Não dá para desenvolver e organizar um blog sem marcador. Que maravilha!
    Que essa nova categoria de professores de blog, da qual você faz parte,recebem benefícios em dobro pela ajuda que vem prestando on line.
    Grata,

    Responder

  9. Pingback: Gadget de Artigos Relacionados com imagens para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  10. Pingback: Nuvem de Marcadores em Flash | [ Ferramentas Blog ]

  11. Olá, blza…sou novo no ramo de blogs…tenho uma duvida e respeito de marcadores, uso um template gratuito e quando crio marcadores, aparece isso no fim de meus marcadores (?&max-results=6), isso é prejudica em alguma coisa em meu blog?…

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.