Criar Newsletter para Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

newsletter ferramentas Blog Como enviar atualizações do seu blog por e-mail (assinantes)?

Seu blog tem um conteúdo que as pessoas gostariam de ler a cada atualização? Existem muitas possibilidades de informar seus usuários sobre as recentes atualizações e, a mais prática e objetiva pode ser por “Newsletter” – um e-mail mostrando as novidades. Veja aqui como pode ser usado esse serviço de forma profissional e prática.

O que é uma Newsletter?

Basicamente é um canal direto onde são indicadas as últimas atualizações ou novidades de um determinado site ou blog. Os visitantes podem se cadastrar para receber e-mails regulares, sempre que o site atualiza suas publicações. Como muitas pessoas lêem mais regularmente e-mails do que navegam por páginas na internet, uma boa forma de ganhar mais leitores é oferecer o serviço de assinatura de Newsletter.

Veja a utilidade prática num exemplo:

Muitas empresas não disponibilizam acesso direto à internet para seus funcionários, mas permite que acessem seus e-mails apenas. Se tais pessoas puderem optar em seu blog por receber suas atualizações por e-mail, isso significa que você terá mais leitores e, no caso, leitores assíduos e fieis.

Como ter uma Newsletter?

Este tipo de serviço precisa ser administrado por um terceiro, normalmente sites que administram seu Feed.

Aqui no [ Ferramentas Blog ] usamos o serviço de redirecionamento do FeedBurner de conta integrada ao Google. Se você já tem uma conta, veja os passos abaixo. Se ainda não tem, Cadastre o seu blog no serviço e veja como ativar a assinatura de Newsletter.

Ativando o serviço Newsletter do FeedBurner.

É bem simples. Uma vez feito o login e aberto o painel de serviços do FeedBurner, entre em “Publicize” na aba e, no meu lateral que abrir, clique na opção “Email Subscriptions”. Aí estão todas as possibilidades de ativação do serviço.

feedburner ferramentas blog

É possível adicionar um gadget com um formulário de inscrição ou mesmo um simples link. Além disso, para quem usa o Blogger, há um gadget (elemento de página) que já adiciona o formulário sem precisar de códigos: Novo gadget do Blogger “Seguir por e-mail”: Newsletter padrão do Blogger. Veja abaixo os exemplos:

Formulário:

Cadastre seu E-mail:

Delivered by FeedBurner

Esta opção do Formulário se ajusta automaticamente o tamanho do Gadget ou das margens do post. É bem visível e fácil de direcionar os visitantes.

Link:

Assine o [ Ferramentas Blog ] por E-mail

O caso do link é mais discreto e pode ser usado dentro de postagens específicas ou na parte inferior dos textos, como você pode ver aqui no nosso blog, onde usamos esse tipo.

Os códigos para esses modelos acima já estão prontos, basta copiar das caixas em “Subscription Management”.

Vai de sua criatividade para indicar esse serviço em seu blog para seus leitores e de como ganhar assinantes. O mais recomendado é ensinar seus visitantes a usarem Leitores de Feed, mesmo assim, newsletters são ótimas para fidelizar visitas.

Se você quer ver como funciona receber atualizações por e-mail, assine a nossa Newsletter usando um dos modelos acima.

Agora é só pedir para seus visitantes assinarem o serviço.

.

32 Comentários

  1. Achei muito legal estas dicas simples e de facil entendimento, eu fiz meu blog a +- 1Mês e após ler esta publicação coloquei esta opção Newslleters, eu optei pelo formulário (caixinha), ate ai deu tudo certo, cadastrei um e-mail qualquer como teste, recebi no mesmo um para acessar o link para ativar ou confirmação.
    Só que quando postei uma nova publicação, não recebi a atualização, e fiz este procedimento em 02 emais diferentes como teste para ver se esta funcionando, mais não estou recendo as atualizações pela Newsletter.

    o que poderá estar acontecendo?

    Obrigado.

    Responder

  2. Leão Bodybuilding,

    Vc precisa determinar nas configurações quando as mensagens serão enviadas…
    As atualizações não são enviadas automaticamente para os e-mails cadastrados, mas apenas nos dias determinados….

    Responder

  3. Obrigado, eu coloquei como exemplo um horario na parte da manhã, deu certo demorou algumas horas, mais agora esta ok.

    Gostaria de saber se não for abusar, como faz para mudar o visual da caixinha da Newsletter.
    Já vi em vários blogs e sites, tem umas caixinhas bonitas para cadastrar o e-mail com cores diferentes e pequenos textos dentro da caixa,para dar um toque mais personalizado.

    Um Abraço,
    Obrigado.

    Responder

  4. Topgang,

    Nào há mais detalhes a serem idicados. Leia o tutorial todo e perceba que tudo o que se precisa fazer para usar o serviço está no mesmo menu indicado.
    Portanto, tudo o que vc precisa encontrar para instalar essa função consta da mesma página. Não há dificuldade alguma.

    Responder

  5. putzzzzzzz caraca to todo enrolado com esse lance…por favor me ajudem já fiz e estou com os códigos o que eu faço com eles rsrrsrrs desculpem preciso de ajuda Valeu

    Paz e Bem
    Armando Carvalho
    armandocarvalho.blogspot.com

    Responder

  6. Armando,

    vc pode colar esses códigos onde você quiser. Pode ser num gadget (elemento de página) do tipo HTML/JavaScript ou até dentro de artigos como fiz acima.

    Responder

  7. Muito boa a dica. vale lembrar que pode ser modificado o código, torna-lo atraente etc.

    Parabéns, já estou utilizando.

    Responder

  8. Nesse sistema, o post é enviado na íntegra por e-mail.
    Assim, o assinante não irá acessar o blog.

    Qual seria a vantagem então da newsletter?

    Obrigada.

    Responder

  9. Parabéns por ser tão claro nas explicações!Já li sobre feeds em vários lugares e ainda não havia conseguido entender o uso e adição desse recurso no meu blog!Agora vai!Obrigada!(rsrs)Abraços!

    Responder

  10. Depois de uma certa dificuldade,consegei!Pena que só fica em ingles a caixa de email.Mas ta bom!
    Super obrigada

    Responder

  11. Olá,
    Obrigado pela excelente explicação. Muito bem explicado. A tempos tentava instalar esse feed no meu blog e não conseguia. Ainda bem que assino o feed banner daqui e graças a isso pude ler essa matéria bem matigadinha. Me ajudou muito! Obrigada!

    Responder

  12. Pingback: 15 Gadgets para Blog e Elementos de Página | [ Ferramentas Blog ]

  13. Pingback: Como você lê e acompanha seus Blogs preferidos? | [ Ferramentas Blog ]

  14. Queria agradecer à equipe do Ferramentas Blog. Usei simplesmente todas as dicas indicadas por esse blog, que vi até agora, e adorei tudo. É muito simples fazer tudo da forma como é explicado aqui.

    Meus aparabéns e continuem sempre assim. Já há uma semana eu assinei o feed e a newsletter, e simplesmente acho o máximo todos os posts.

    Quero mais dicas de como ganhar dinheiro com o blog! Ah, e se não for pedir demais, gostaria que pudessem dar uma olhada em meu blog para ver se ele está bonzinho ou não. Muito obrigado, novamente.

    Responder

  15. Pingback: Entendendo os dados estatísticos de Assinantes de Feed do seu Blog e a variação dos números | [ Ferramentas Blog ]

  16. Marcos parabéns sou fão do seu blog. Mas eu tenho uma pergunta eu fiz o newsletter no fedbanner, e como teste assinei a newsletter, com outra conta de emai mina mas quando fiz a atualização, de uma nova postagem. não veio para mim aquela opção caso eu nao quisesse receber mais emails ou notificaçoes entende, e o que me preocupa é se alguem algum dia nao quiser mais receber minhas atualizaçoe e ai como faço, sera que elas vao receber essa notificação se nao quiserem mais receber minhas atualizaçoe?

    Responder

  17. Olá Marcos!
    Essa newsletter é a mesma coisa que adicionar o Gadget seguir por e-mail né?
    E outra dúvida, como eu faço para colocar um botão de feed e de newsletter? Tem como? No meu só aparecem os textos.
    Obrigada e parabéns pelo Blog que é muito bom e ajuda muitos blogueiros! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.