Criar uma conta no WordPress – Padrão

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

wordpress-logo Se você deseja ter um blog no WordPress vai precisar primeiro dar alguns passos. Assim como eu estou passando a usar este serviço, vou mostrar cada passo de criação e utilização do serviço em todos os seus níveis. O WordPress é uma plataforma um pouco mais complexa que o Blogger da Google (normalmente mais popular) e alguns consideram mais profissional. Então, comecemos registrando uma conta e aprendendo os primeiros passos para este serviço de Weblog.

 

Introdução.

Há duas maneiras de se criar uma conta no WordPress, pois este é um serviço muito completo para atender os diversos públicos e tipos de usuários. O que vamos mostrar abaixo é como criar uma conta no WordPress para usar todos os serviços via web, sem um provedor de hospedagem (host) específico e o mínimo de gastos. Tem recursos um pouco limitados e é recomendado para quem não conhece muito de internet e não vai exigir demais do serviço. Recomendamos que leia o artigo abaixo:

É uma ótima opção para começar e aprender sobre o WordPress e o que se pode fazer, pois é o serviço padrão e mais limitado de recursos e menos profissional.

 

Entrando no WordPress – Criando uma conta Padrão.

O site para registros e entrada no serviço do WordPress é: http://wordpress.com/ (inglês) ou se prefere em português (padrão que vamos usar em nossos tutoriais) acesse http://pt.wordpress.com/ – mas nem tudo está traduzido.

Na janela que abrir clique no botão azul “Entre Agora!” e, logo abaixo você pode mudar a opção de idioma para outras línguas existentes.

 

painel-wordpress

 

Você terá um formulário para preencher com informações básicas e criará a sua conta, com uma senha, informando um e-mail para registro no serviço. Marque a opção “Quero um blog!” e clique no botão “Seguinte”.

 

formulario-wordpress

 

No passo seguinte você vai criar uma URL para o seu blog e dará a ele um nome. Essa URL poderá ser trocada depois (recomendamos) registrando-se um domínio (vamos ensinar nos próximos tutoriais). Escolha o idioma em que vai publicar e deixe marcada a opção “Quero que meu blog apareça nos motores de busca…” e clique no botão “Signup”.

Na janela que abriu, complete seus dados para finalizar o registro de seu novo blog.

 

E no e-mail que enviaram confirme seus dados clicando no link que aparece lá. Você será direcionado para uma janela onde poderá abrir o blog que é criado como padrão de todas as contas  – clique no link “View your site” – e/ou fazer login.

 

confirmar-email-wordpress

 

O layout do blog padrão pode ser modificado (teremos um tutorial aqui em breve). Nesse início seu novo blog não tem nenhum conteúdo, pois você ainda não publicou nada. Ele será mais ou menos assim – nas marcações mostramos as partes que compõem o layout (template) de um blog basicamente:

 

layout-wordpress-blog-padrao

 

Voltando ao painel do WordPress, após fazer login, você terá todas as funções para começar o seu blog pelo WordPress. Poderá publicar, editar seu layout e adicionar elementos de página. Também poderá acompanhar as estatísticas de visitas, moderar os comentários recebidos, entre outros detalhes e funcionalidades.

mug_wordpress Recomendamos que você crie antes um blog para testes e para aprender as ferramentas do WordPress, bem como todos os seus serviços disponíveis via Painel Principal. Se você for usar o WordPress todo via web, sem hospedagem em host (depois vamos ensinar como dar este salto de qualidade para seu blog), será preciso dominar ao máximo seus recursos aqui para ser bem profissional.

 

Usuários intermediários e avançados, que não usariam o blog apenas como entretenimento, contratam serviços de hospedagem e registram domínios – fundamental para ter um blog mais profissional, que é o objetivo de todos que usam essa plataforma.

Vamos publicar em breve mais artigos ensinando tudo isso e dando os caminhos para você aprender mais sobre o WordPress.

.

5 Comentários

  1. muito bom marcos, parabéns..

    assumo que antes de entrar no blogger eu procurei o WordPress mas desisti por que não consegui fazer nada..

    Mas agora sou 100% blogger hehe

    Parabéns novamente

    Abraços

    Responder

  2. Olá, bom dia!

    Já li os dois primeiros posts da série e já criei meu blog de testes. Estou gostando do que vi até aqui, tanto, que to pensando em fazer por lá o meu novo blog no qual venho trabalhando o conteúdo. Tenho uma porção de dúvidas e perguntas, mas, sou paciente, rs. Vou evoluir o blog à medida que as orientações forem publicadas aqui, assim, terei menos dor de cabeça, né mesmo?

    Abços, no aguardo de mais artigos,

    Ariadna Garibaldi

    Responder

  3. Há outras maneiras de se testar a plataforma WordPress sem ter que pagar hospedagem ou usar o serviço gratuito. Pode-se instalar o WordPress no próprio computador. Creio que essa seja uma boa alternativa para um blog de teste quando se usa um domínio próprio: o blog de teste está sempre disponível com ou sem Internet. O Uniform Server é um servidor super fácil de instalar (é só descompactar).

    Confesso que o WordPress está me dando mais dor de cabeça que eu esperava, já que esta foi a plataforma que escolhi. Vou ficar atenta aos próximos posts para ver se tem algo que eu não saiba.

    Responder

  4. @Leila,

    Um tutorial de cada vez, rs!
    Vamos ensinar aqui como usar os programas de servidores e tantas outras formas para se desenvolver melhor um Blog no WordPress.

    Preciso atender um público iniciantes tb e estamos apenas começando com os artigos sobre o WordPress. Daqui a pouco teremos muito conteúdo sobre o assunto.

    Continue acompanhando mesmo.

    Responder

  5. A maior parte do público é iniciante, desculpe se pareci um pouco apressada ou ansiosa. O WordPress me deu uma surra e foi em uma parte bem simples: edição de postagens. Consegui finalmente resolver o problema.

    De qualquer forma o seu post serviu como inspiração para o meu primeiro no meu blog. Detalhei exatamente o que falei no meu comentário anterior.

    Continue com o ótimo trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.