Dez Verdades para um Blog de Sucesso

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Encontrei um artigo da Google que dispõe sobre sua filosofia corporativa – basicamente quais são as suas metas enquanto empresa com relação ao seu público e seu produto – o que podem oferecer de melhor.

“Nossa Filosofia: Nunca se contente com o melhor.”

Classificou seus objetivos em 10 prioridades denominadas “Dez Verdades Descobertas pela Google”. Então resolvi reescrever esses dez itens, mas para serem a meta e os objetivos para um blog que queira ser bem sucedido. Assim temos: Dez Verdades para um Blog de Sucesso!


Se você está publicando um blog, tendo começado há poucos dias ou já faça isso por meses ou até anos, está na hora de rever suas prioridades e objetivos para garantir o sucesso desejado. Veja no final desse texto outros artigos para ajudar você a refletir sobre o que é ter um blog.

1. Foco no Visitante e todo o resto dará certo.

Concentre-se em oferecer a melhor experiência ao seu visitante. Se quer conquistar um público fiel, então priorize as vontades e desejos de seus visitantes, daquele que é o seu público alvo, oferecendo conteúdo de qualidade, sempre atualizado e amplo.

Cuide para ter um blog leve, fácil de navegar e que ofereça uma experiência satisfatória, ou seja, que seu visitante encontre o que procura e que você ofereça o que promete.

  • O layout tem que ser claro e simples.
  • Seu blog precisa ser leve e carregar rapidamente.
  • Se for colocar publicidades (monetizar) que seja de anunciantes relevantes para o seu público.

Isso vai garantir que as pessoas retornem, assinem seu Feed, link seu conteúdo e recomende para outros.

2. É melhor fazer uma só coisa, mas fazer bem feito!

Tenha um objetivo claro e escolha um único nicho para atuar. Evite dispersão e não faça do seu blog um “jornal popular” cheio, mas sem conteúdo. Com isso seu blog terá um público bem definido e um único tema ou assunto vai ocupar sua atenção e você terá mais capacidade para pesquisar e aprofundar. Mesmo que você seja uma pessoa multi-disciplinar e consiga entender e fazer mil coisas ao mesmo tempo, focar-se em um nicho mostrará ao seu público que você tem objetivos e está preocupado em oferecer algo com qualidade.

Faça bem feito, faça o melhor dedicando-se à centralidade, ao específico e sua capacidade de crescimento será quase ilimitada. Blogs que tratam de muitos temas e assuntos perdem-se e o leitor nunca saberá se pode contar com aquele blog para ler mais sobre o que gosta.

3. Rápido é melhor que devagar.

Se você escolheu um único nicho, um único tema, então precisa ler e estudar muito sobre isso e precisa publicar na mesma velocidade. Atualize sempre o seu conteúdo. Todos queremos algo novo, gostamos de novidades constantemente e você não pode ser o último a tratar sobre assuntos que dizem respeito ao seu tema central. Assim, nunca deixe para amanhã; não permita que seu blog fique desatualizado e, sempre que tiver algo para escrever e publicar, faça isso na hora.

Leia o que outros estão publicando, esteja nas redes-sociais e informe-se ao máximo para estar sempre no “lugar certo e na hora certa”. Com isso seus visitantes serão fidelizados por confiarem que, lendo seu blog, sempre ficarão sabendo primeiro.

4. A Democracia na Web funciona.

Blog é sinônimo de “compartilhar”, seja informação, idéias ou mesmo relacionamentos e pessoas. É a forma de democratizar a informação e a capacidade humana de propagar seus pensamentos livremente, onde todos têm o mesmo espaço e direito. Nunca se sinta o melhor, nem o dono de nada na web. Você é dono de seus artigos e de suas idéias e isso é direito seu e ninguém pode copiar você. Mas todos podemos compartilhar a informação.

Dê crédito, indique links, aponte para além do seu blog e não queira monopolizar seu público. Todos podemos ir e vir livremente e, quanto mais livre o seu visitante se sentir, mas vezes ele voltará para ver onde mais você pode guiá-lo e ajudá-lo a chegar.

5. O visitante não precisa entrar em seu blog para encontrar a informação.

Ofereça seu conteúdo de todas as formas possíveis para seu leitor se identificar com você. Nem todos vão procurar o que você tem a oferecer apenas nos mecanismos de busca e nem sempre você estará no topo dos resultados. Compartilhe seus artigos e conteúdos nas redes-sociais, nos fóruns e nas comunidades, bem como nos agregadores de conteúdo. Ofereça o seu Feed completo, crie uma versão para celular, newsletter, SMS… seja criativo para que as pessoas cheguem ao seu conteúdo, mesmo que não passe necessariamente por seu blog.

Também existem milhares de caminhos para que alguém encontre o seu endereço e se identifique com o que você oferece. Um blog tem que ser móvel e amplo, indo além de suas páginas estáticas e sempre iguais.

6. Você pode ganhar dinheiro sem ser mau.

Monetizar o conteúdo de seu blog é um direito seu e é o objetivo de muitos blogueiros. Você pode fazer isso de diversas maneiras, mas faça da forma mais honesta possível. Ofereça produtos e serviços que atendam sinceramente o seu público. Só faça propaganda de produtos e serviços que você realmente usaria e só use serviços de afiliados que seja contextual.

Não use de trapaças nem para com o seu público, nem para com os sites terceiros que contratarem seus espaços. Dinheiro fácil pode ser bom a curto prazo, mas credibilidade só se conquista a longo prazo.

Usem bem os seus espaços e não comprometa seus artigos e textos só para ter mais lucro, nem iluda o seu público só para gerar mais cliques ou vendas, com falsos artigos, informações distorcidas ou falsos conteúdos só para atrair paraquedistas. Você só perderá credibilidade e nunca será um blog de respeito, nem poderá ganhar dinheiro de verdade.

7. Há sempre mais informações em outros lugares.

Faça do seu blog um lugar para ampliar conhecimento, oferecer entretenimento ou ampliar debates, mas que não se feche em si mesmo. Amplie a experiência de seus visitantes para irem além de seus artigos. Para isso coloque links de artigos complementares ou de textos, notícias e vídeos que ilustram o que você tratou naquele artigo. Debata com outros blogs do mesmo nicho ou pessoas em fóruns e comunidades de seu tema e ensine seus visitantes a fazerem o mesmo.

Isso dá credibilidade a você e te fará uma referência para a pesquisa e aprofundamento daquele assunto. As pessoas vão querem saber o que você está lendo e onde busca suas informações e vão sentir que participam de suas idéias e também terão interesse em comentar seus textos e participar de seus artigos.

Você não é o único a tratar sobre aquele assunto, todos sabemos disso e você pode ter a posição de se tornar uma fonte de informações reconhecida para o seu público alvo, que sempre retornará para saber mais.

8. A necessidade de informações ultrapassa todas as fronteiras.

Se você domina um outro idioma, então pesquise e leia o que sites e blogs de seu nicho estão publicando nesta outra língua, principalmente o inglês – que é a língua “oficial” da internet. Também é importante publicar em outro idioma (mais uma vez de preferência o inglês) já que a internet não está restrita a um único país e seu conteúdo pode ser encontrado em qualquer parte do mundo, acessível para quem desejar.

Se não sabe outra língua, então ofereça tradutores automáticos para que, se pessoas de outros países encontrarem seus artigos e conteúdo, possam, com um clique ter acesso aos seus textos, mesmo que de forma mais rudimentar numa tradução “mecânica”.

9. Você pode ser sério sem um terno.

A credibilidade de um blog e seu profissionalismo podem ser notados até num site de humor ou escrito em “miguxês”. Não importa o seu nicho, nem o seu público alvo, sempre há espaço para a seriedade e para o compromisso com o seu público. Ter uma ordem nas atualizações, estar sempre pesquisando e escrevendo com compromisso e objetivo, mostram que um blog deve ser levado a sério.

Isso passa pela forma de se escrever um artigo, pelo layout usado e pelo constante interesse em melhorar e oferecer o melhor para o seu público leitor e visitante. Faça tudo com seriedade e tenha compromisso para que seu blog sobreviva e para que outros também levem você a sério.

10. Ótimo não bom o suficiente.

“Sempre forneça mais que o esperado”. Mesmo que um dia você chegue ao topo, e seja considerado o melhor, sempre terá algo mais a ser feito. Nunca se contente com o que já tem, nem se considere melhor que a maioria ou se vanglorie de ser melhor que alguns. Queira sempre mais, invista sempre mais e tente sempre se superar. Tenha metas novas a cada dia para não parar de desejar e sonhar.

Estude mais e sempre pesquise mais para oferecer sempre o melhor e queira sempre melhorar.

Artigos relacionados que podem te ajudar a pensar mais sobre o que é ter um blog:

Assine nosso Feed para acompanhar nossas atualizações.

 

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

19 Comentários

  1. Olá!!!
    Gostei do artigo.
    E acredito que para você ser levado a sério antes precisa se levar a sério. No momento que você cria um blog surge a responsabilidade e o respeito com as pessoas que irão te acompanhar a partir dele.
    Abraços,
    Rose (http://recantodarose.blogspot.com/)

    Responder

  2. @Marcos, são algumas verdades que eu aprendi na prática mesmo, não tive uma lista dessas quando comecei há sete anos. Espero que os novatos que estão tendo oportunidade de ler isso possam realmente aproveitar essas dicas.

    @Rose, seu blog é uma delícia, literalmente. =)

    Responder

  3. Helen,
    estou tentando ajudar os novatos o máximo possível, principalmente com artigos desse tipo para que possam refletir sobre o que é blogar.
    Acredito que blogs com o seu e o meu são uma grande fonte de concientização.

    .

    Concordo. O blog da Rose é uma delícia. rs!

    Responder

  4. Legal o artigo. Mas vou te dizer que as vezes cansa esse lance de trocar link aqui e ali, e sobre ter um só assunto no blog…o meu é mais voltado para um assunto, mas podem encontrar muitas outras coisas por lá também.

    Responder

  5. Gosto muito deste blogue. Acho que está muito bem conseguido e costumo vir aqui presenciar as novidades. Mas, neste artigo, confesso não ter concordado com a parte do "É melhor fazer uma só coisa, mas fazer bem feito!". Eu tenho um blogue multi temático (e ainda não tive queixas de ser maçudo ou confuso) porque falo de tudo aquilo que eu gosto, partilhando, assim, algumas das minhas ideias. Penso que, se um blogue tratar de um só tema, torna-se demasiado profissional e pouco pessoal. Para isso, fazia um site temático.

    Responder

  6. Cara! Dica muito boas, é realmente o que estava procurando para o meu blog.
    E pode deixar que eu recomendarei, posso considerar como leitura obrigatória para futuros blogueiros, tem algum problema eu indicar o link?

    Um forte abraço, saiba que você acabou de conquistar mais um leitor para o seu blog.

    Até a próxima!

    Responder

  7. @Cristiano,

    Só não autorizo a reprodução de nenhum conteúdo, mas indicar meu link e recomendar meu blog, fique a vontade!

    Responder

  8. Meus parabéns pelo excelente blog e especialmente por este artigo. Estou começando agora, me esforçando para pegar a técnica de blogar com qualidade e sem dúvida o Ferramentas Blog está me servindo como um verdadeiro 'manual de instruções'. Valeu.

    Responder

  9. Realmente são dicas que devem ser seguidas. Eu já havia assistido alguns videos e estou aprendendo. Dexei meu blog de lado quase um ano, mas comecei a receber tantos pedidos no meu e-mail que resolvi voltar a postar novamente. O resultado está razoável. Em 1 mês recebi um pouco mais de 11.700 visitas. Mas chego lá. Obrigado pelo artigo. Vou acompanhar sempre que puder suas dicas.

    Responder

  10. Obrigada pelas dicas. Ando preocupada com os "chupadores de txts", os CrtlC CrtlV.

    Meu blog estava com proteção do "Quem me ama", mas de repente, do nada, o logotipo do "Quem me ama" SUMIU do blog…-:)

    Responder

  11. Suas dicas são muito boas, mas….não concordo com o item 2,ref.à fazer só uma coisa…falar só de um assunto! Não concordo! Pois em
    meu blog (sou iniciante), falo sobre assuntos variados:tipo:psicologia, educação, marketing, celebridades…e outros artigos variados, pois "curto diversidades", gosto de todos os assuntos, uns menos, outros mais.Contudo, pelo seu blog, vc faz sucesso, e ninguém é perfeito, estamos sempre aprendendo!
    Mas, sucesso à vc mais que já têm!

    Meu blog: http://www.adeladialins1blogspotcom.blogspot.com

    Tenho poucos seguidores, devido o pouco tempo, e sei que ainda necessito aprender E MUITO!

    Felicidades!

    Responder

  12. Olá Marcos, eu gostei desse post. Eu aprendi tudo isso que você escreveu na prática. Antes um tinha um blog chamado Digital News 1, que por descuido meu foi punido pelo google. Agora eu estou com um novo que se chama A TecnoInfo. E tudo que você escreveu eu colequei em prática e agora posso dizer que estou melhor do que antes. Meu blog tem apenas 2 seguidores, mas é porque ele tem menos de um mês de existencia.
    Mas seu eu parar para pensar, eu consegui 2 seguidores e assinantes em praticamente 23 dias e isso é bom, mas eu quero mais do que isso, eu continuar a dar a eles e aos outros o melhor, para que eles sempre voltem ao meu blog.

    Meu Blog: http://atecnoinfo.blogspot.com

    Responder

  13. Pingback: Google Webmaster Tools – Criar Sitemap para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  14. Pingback: Quanto custa ter e manter um blog? | [ Ferramentas Blog ]

  15. Oi Marcos, estou reativando um blog e suas dicas tem sido preciosas 🙂
    O único problema é: toda vez que venho aqui fico com um monte de abas abertas rsrsr
    Adoro o modo como você coloca links nos seus textos e peço desculpas por só comentar em um ou dois, mas vou melhorar, prometo! Afinal é uma das coisas que mais me chateiam, as pessoas visitam, buscam o download dos meus passo a passo e… nada!
    Outra coisa muito legal é que você nao assume que eu sei do que está falando, dá o link e eu não me sinto uma lesa desplugada sem noção, então, muito obrigada!
    Abraços, Pat

    Responder

  16. Olá, Marcos!
    Por sugestão de meu orientador, criei um blog para trabalhar escrita na escola. A melhor parte é que pouco entendo de informática. O fator “testar” tem sido constante no meu trabalho. O problema é que receio “queimar meu filme”. De qualquer maneira, o aprendizado tem sido valioso. A cada dia esbarro com uma informação nova, sua página tem sido de grande importância.
    Não sei se estou no caminho certo, vou continuar testando e tentando.
    Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.