Dia 10: Pesquisando Palavras-chave para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

palavrasQuaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Já tratamos aqui da importância de se ter um tema e um foco bem definidos para seu blog, pois é ajuda na fidelização de seu público alvo. Para auxiliar na forma como se cria conteúdo e para que a contextualização de seus artigos faça sentido, é de extrema importância fazer uso das melhores palavras-chave, para agregar valor, dar qualidade e ajudar na indexação de seu blog no Google.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Se você está acompanhando bem essa série, deve ter percebido que começamos o foco das dicas para blogs, visando a qualidade e melhorias para o conteúdo. Então, não há conteúdo sem um conjunto de palavras/frases que o organize em torno de um tema e que agregam valor ao texto e facilita a indexação nos mecanismos de busca.

 

Funciona assim:

  • Imagine que o tema de seu blog seja "Pesca Esportiva". Para isso existem um conjunto de palavras indispensáveis que sempre vão aparecer em seus textos, como por exemplo:

    1. Peixes (nomes de peixes e espécies);
    2. Regiões de pesca (nomes de lugares);
    3. Equipamentos (e os nomes de cada equipamento e marcas/produtos);
    4. Jargões específicos de pescadores;
    5. Competições e calendários…

 

Para cada item há um conjunto de palavras que sem elas seu texto pareceria descontextualizado. Normalmente essas palavras-chave (que podem ser palavras individuais ou até pequenas frases) são as mais comuns e as mais usadas pelas pessoas para fazerem buscas no Google. Por exemplo: alguém que gosta de pescar poderia pesquisar assim escrevendo no Google:

 

pesca esportiva no pantanal

 

Isso é um exemplo de palavra-chave que cabe dentro do contexto de um post e até nos títulos. Por isso, reveja seu tema e seu foco, bem como os subtemas e assuntos complementares de seu blog para saber que tipo de palavras-chave são mais importantes para seu conteúdo e como elas poderiam ajudar na sua indexação.

 

Temos alguns artigos que ensinam a fazer esse tipo de pesquisa:

.

2 Comentários

  1. Marcos
    Um erro que alguns blogueiros cometem é mudar de tópico muitas vezes ou meter vários tópicos num blogue. Assim, não é possível manter uma regularidade de palavras-chave.

    Responder

  2. Pingback: Dia 13: Retomar temas e assuntos abandonados no Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.