Dia 11: Interligar os posts do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Colcha-de-RetalhosQuaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Um cuidado que poucos blogueiros tem é prestar atenção na relação (e na possível relação) de seus vários artigos e como eles se complementam. Pense no seu blog como uma grande colcha de retalhos: se as peças dos retalhos estão jogadas de qualquer maneira é só um amontoado de panos rasgados, mas se juntados combinando cores e formas, o conjunto fará mais sentido. Seu blog é um amontoado de retalhos?

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Se o seu blog tem foco e um tema central bem definido, rodeado de subtemas/assuntos relacionados e faz uso de palavras-chave para dar forma coerente ao texto, então vai entender mais facilmente o que vou propor aqui.

 

O conteúdo de um blog tem que ser contextualizado para que as pessoas percebam o desenvolvimento de seus artigos e veja coerência no conteúdo. Muitos artigos acabam por complementar uns aos outros e citar como referência complementares de leitura mostrará o quanto seu blog é útil e dará maior amplitude ao que já foi publicado.

 

Ao escrever um artigo/post em seu blog pense em todos os outros que já foram publicados e quais podem ser usados como complemento ou que ilustre certas informações. Coloque links nas palavras ao longo do texto, faça referência explícita e implícita e instigue, provoque seus leitores a continuar lendo para que fiquem em seu blog o máximo de tempo possível.

 

livros-blog-posts

 

 

Se seus artigos não são interligados, se seu conteúdo não usa marcadores de texto que classificam seus posts em categorias e você não recomenda para seu leitor algo complementar, todo artigo seu será como uma ilha isolada e inútil. Pior ainda: será praticamente impossível de ser encontrada.

 

Os mecanismos de busca procuram por conteúdo que tem relação direta com outros e os links internos de seus artigos são a ajuda que aponta para os robôs onde podem encontrar cada vez mais. Isso é importante também para melhorar o posicionamento de seus links. Isso tem a ver com SEO.

 

Por fim e o fator que considero mais importante: isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição de seu blog. Essa taxa é medida principalmente pela quantidade de páginas que um visitante vê em seu blog. Se só visita um post, então a taxa de rejeição é alta e o tempo de permanência é baixo.

 

Comece a pensar em seu blog como um conjunto e como isso pode servir melhor seus leitores e levá-los a uma experiência mais profunda e reconhecendo seu blog como uma fonte de pesquisa e de informações crescente.

Este artigo mesmo é um exemplo de como você pode proceder em seu blog na hora de interligar seu conteúdo.

.

6 Comentários

  1. Caro Marcos,

    Gostaria de lhe agradecer pelas dicas e macetes para a criação e manutenção de blogs.

    Iniciei, exatamente na quarta-feira de cinzas (data do início dessa série de posts), sem saber absolutamente nada de html, e graças a você (e à ajuda do Blogger, rs) já tenho meu blog no ar!

    É bem específico, voltado para meus alunos – apesar de aberto à participação de qualquer interessado – pois o utilizo como recurso pedagógico para minhas turmas na faculdade.

    Seus 40 posts corresponderão ao quarenta primeiros dias de vida do meu blog. Estou considerando um "curso intensivo", com lições diárias, para contínuo aperfeiçoamento. Por exemplo, acabei de interligar os posts publicados. Ainda bem que aprendi isso agora, com apenas cinco posts. Imagino a trabalheira que daria se já houvesse muitos!

    Grande Abraço,

    Lucas Hayne.

    Responder

  2. Parabéns Marcos!!!

    Adorei o post e sua proposta acima.

    Ainda sou novata por aqui e confesso que, nos últimos meses, seu blog tem sido o meu ponto de referência para aperfeiçoar cada vez mais o meu, que ainda está engatinhando.

    Sua matérias são muito interessantes, estão em uma linguagem super fácil e vão direto ao ponto.

    Novamente parabéns!

    Responder

  3. Marcos
    Tu fazes isso muito bem no blogue: links internos em todos os posts aumentam o tempo de permanência no blogue e gera mais page views.

    Responder

  4. Grande Marcos,
    Graças você e ao seu [ Ferramentas Blog ] estou começando a entender diversas questões que envolvem a montagem de um blog. Estou gostando muito do aprendizado. Seu Blog tornou-se indispensável e de muitas pesquisas diárias.
    Forte abraço,
    Vladimir

    Responder

  5. Oi. Eu tenho me dedicado pra mante meu blog atualizado e rápido na navegação mas não tenho conseguido muitas visitas. Já to enytrando em depressão! rsrsrsr. Suas dicas são ótimas! Parabéns!!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.