Dia 12: Revisar posts antigos do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

revisar-post-blog Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Um blog bem movimentado é o que mantém um nível de atualizações, sempre com novidades, textos, vídeos, gadgets… O ponto mais importante de um blog é o conteúdo e depois de algum tempo de existência seu blog acaba gerando um arquivo "morto", defasado e até inútil. Seus artigos mais antigos ainda têm potencial de atrair visitas e podem até melhorar de qualidade.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Vamos começar com exemplos: se o seu blog tem 6 meses de existência e você publica ao menos 3 vezes por semana, já tem um arquivo de mais de 70 artigos. Temos até dois gadgets para o Blogger que mostram a contagem total de artigos e comentários do seu blog:

 

Faça um pequeno teste e leia seus 10 primeiros artigos e compare com os 10 últimos e você verá uma evolução na qualidade de se sua escrita, uso de fonte, cores e imagens. Isso acontece com todos, pois é preciso prática para se escrever bem e aprender a usar todos os recursos disponíveis nos editores de posts para blog.

 

Reescrever-post-blog Faça uma coisa simples: verifique quais são seus principais artigos ou os que você mais faz referência (baseado no que ensinamos como dica no Dia 11). Volte a cada um deles e reescreva ou simplesmente reedite esses artigos. Nem sempre é preciso refazer, mas apenas melhorar os títulos, adicionar imagens e reformatar para que componha melhor com seu layout.

 

Valorizar seu conteúdo e mostrar que sempre está preocupado com o que está em seu arquivo, mostra ao público que seu blog preza pela qualidade e está sempre sendo revisto e está sempre em construção, melhorando. Isso também pode até ajudar você a ter mais idéias para novos artigos e aprofundar outros temas.

 

Recomendo que leia também para aprofundar:

.

6 Comentários

  1. Marcos
    Eu faço isso com frequência. Tenho 2630 posts publicados e os primeiros eram realmente fracos. Por vezes, recupero posts antigos e dou-lhes um banho de novidade.

    Responder

  2. Olá Marcos Lemos,

    meu blog Mikael Fernandes – Informação e Conhecimento está fazendo seu primeiro aniversário hoje 01 de março de 2010, e estou muito feliz de está a 1 Ano no ar. estou seguindo estas dicas de editar e refazer postagens, acho isso muito importante!

    Parabéns por mais esta dica!

    Responder

  3. Marcos, estou adorando as suas dicas. Montei um arquivo e estou analisando meu blog sob a ótica delas, anotando cada coisa que devo fazer e lógico, começando a colocar a mão na massa.
    Parabéns!

    Responder

  4. Ótima dica.

    Já fiz essa comparação e realmente a evolução é impressionante. Mesmo quem já estava habituado a escrever, ao escrever em um blog adota uma postura diferente.

    Infelizmente, nem todos pensam assim e fazem as postagens de qualquer jeito, sem se preocupar com o leitor. Consciência do que se põe no ar é fundamental.

    Abraço!

    Responder

  5. Olá,
    Não sei se você costuma responder seus leitores, mas eu tenho uma dúvida:
    Ao editar e melhorar as postagens antigas, devemos salvá-la com a sua data original, ou atualizá-la como se fosse uma postagem nova?
    Grande abraço.

    Responder

    • Almir,

      quando fazemos a revisão, devemos manter a data original.
      Se você percebe que uma revisão não será suficiente para atualizar aquele conteúdo, o melhor é produzir um novo artigo para seu blog e indicar isso dentro do antigo. Dá mais resultado assim e mostra para seu público que você está atento às mudanças.

      Aproveite para conhecer meu curso “40 dias para Salvar seu Blog” que é uma atualização deste conteúdo: http://www.salvarblog.com

      As 5 primeiras vídeos aulas são grátis.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.