Dia 2: Definir mais claramente o tema de seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

caminhos-tema-blog Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog.
Você que começo essa caminhada conosco para salvar seu blog e melhorar sua qualidade, está dando passos importantes e, como toda caminhada, é preciso começar de forma lenta e sistemática para depois ganhar velocidade. Precisamos retomar assuntos que você acha que já conhece, mas como seu blog não anda tão bem, é a prova de que algo foi esquecido. Você precisa ter bem claro o que quer de seu blog e o que vai nele.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

No dia 1 desse tempo de recuperação de seu blog, meditamos sobre retomar seus objetivos. Se você tem isso claro e anotou seus planos para seu blog, então está na hora de olhar um pouco mais fundo. O título desse dia 2 fala por si mesmo: Você sabe qual é o tema, o assunto principal de seu blog? Mesmo que o seu blog trate de diversos assuntos, é preciso ter bem claro um foco e um assunto como carro chefe de seu conteúdo para guiar todo o resto.

 

Vou mostrar como definir de forma concreta o tema de seu blog para facilitar a sua vida na hora de criar conteúdo. Isso vamos dividir em três partes, pois um blog não é feito apenas de um tema “puro”: existem temas que orbitam em redor do tema central e outro complementares e até isso precisa ficar bem claro:

 

1. Defina um Tema central:

Escolher um tema para seu blog precisa passar por aquilo que você tem mais afinidade, trabalha com, ou deseja aprofundar. Pode ser qualquer coisa, desde um simples diário de suas atividades cotidianas, até questões da existenciais ou da física quântica. Não importa o que você vai escrever, seu blog tem que ser algo que lhe dê prazer ou do qual você possa tirar proveito do conhecimento ali acumulado, produzido.

Dica: Escreva numa folha o tema central de seu blog, bem no topo da página e em letras bem grandes.

 

2. Encontre os sub-temas de seu Blog:

Se há um tema central, há também os assuntos e conteúdos que falam do Tema, mas de forma indireta e/ou que agregam valor ao tema. Um exemplo: Seu Tema é “Formula 1” – é impossível falar disso sem tratar dos subtemas, como a pré-temporada, automobilismo em geral, as regras do campeonato, quem são as equipes envolvidas e até a política dos bastidores. Esses sub-temas apontam diretamente ara o tema principal e o valorizam ainda mais.

Dica: Logo abaixo do tema, escreva ao menos 5 sub-temas que são de extrema importância para valorizar ainda mais o tema do seu blog.

 

3. Adicione os assuntos complementares:

Mas há também coisas a se dizer que não tratam diretamente sobre o tema de seu blog e nem podem ser classificados como sub-temas por apenas orbitarem o assunto. Vamos a mais um exemplo: O tema é “Formula 1”, você não precisa tratar da vida dos pilotos – pode escrever sobre eles, quem são e a carreira, mas não precisa ir além disso. Ir além é um assunto complementar que pode interessar muita gente e agregar valor ao seu conteúdo e até atrair visitantes. As corridas de Formula 1 acontecem em várias partes do mundo: fala de cada lugar, do potencial turístico e da história daquela região não são relevantes para a Formula 1, mas pode despertar o interesse de quem quer ver mais do que carros.

Dica: O que interesse seu público alvo, que orbita o tema de seu blog e pode ser interessante para outros que nem sempre se interessariam por seu conteúdo?

 

Com esses três pontos bem claros você verá o quanto será mais fácil produzir conteúdo para seu blog. Mas o mais importante é que ficou mais claro para você o que fazer com seu blog e para quê ele serve. Somado ao que falamos no Dia 1, seu blog já está pronto para uma virada.

.

6 Comentários

  1. Legal essa segunda dica. Quanto a isso acho que não tenho problema.
    Agora é esperar com ansiedade pela terceira dica. rsrs

    Responder

  2. Ótima essa postagem.

    Já faz um tempo que penso em falar de temas ligados ao assunto principal do meu blog, mas sempre penso que isso seria perder o foco.

    Agora percebi que pode acrescentar e muito.

    Ansioso pelos próximos dias.

    Responder

  3. Marcos Lemos. Com essa dica espero aumentar e melhorar a qualidade dos meu artigos.Encontre os sub-temas de seu Blog:Essa parte eu achei muito importante para um blog.

    Espero com ansiedade a próxima 3°etapa

    Responder

  4. É, bem legal um pouco de variedade sem perder o foco principal, mas um tanto quanto complicado "controlar" isso. Mas enfim, boa dica. Agora só faltam 38 dias! hehehe

    No aguardo do terceiro dia também.

    Responder

  5. Pingback: Dia 5: Qual o público alvo de seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.