Dia 3: Qual a identidade de seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

carteirra_identidade Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog.
Um blog é a sua pessoa virtualizada e precisa de ter um identidade gráfica clara, organizada e bem definida. Quando alguém chega até seu blog, precisa identificar claramente onde está, qual é o conteúdo, o foco e quem é o autor. Um blog sem identidade será esquecido rapidamente e o visitante não terá seu interesse despertado para voltar. Não basta apresentar-se, ser agradável e/ou ter um tema bem definido, as pessoas têm que saber quem é você e quem é o seu blog.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Explicando melhor sobre o que quero dizer com “identidade”: Quantas vezes você já clicou em links de artigos, vídeos e imagens interessantes, você realmente gostou do que viu, mas não se lembrou depois de onde estava aquele conteúdo e mesmo procurando no Google não conseguiu encontrar?

Recebemos milhares de indicações de conteúdo para ver e ler, especialmente para quem usa o Twitter ou outras redes-sociais de compartilhamento de informações ou agregadores de conteúdo. De tudo o que clicamos e vemos, pouca coisa é que marca nossa memória e lembramos depois ou nos chama a atenção de forma significativa que nos faz navegar mais naquela página.

 

Seu blog precisa ter uma identidade visual que vai além do layout, que passa especialmente pelo nome, pela forma como seu conteúdo é organizado, pela facilidade de navegação e pela qualidade e originalidade de seu trabalho. Você precisa pensar em seu blog como um conjunto completo que gere uma identidade, que gere algo com que as pessoas se identifiquem, desperte interesse e desejo. Sei que isso pode parecer muito subjetivos, mas comece a reparar seus blogs preferidos e aqueles que mais se destacam na blogosfera: eles têm identidade, são diferentes, originais. Você conhece o autor (ao menos por nome ou perfil de rede-social), se sente a vontade naquelas páginas e até sabe o endereço decorado.

 

No dia 2 desse tempo de salvação para seu blog falamos da importância de definir o tema central de seu blog e isso se reflete diretamente na identidade que tem sua página, em como você lida com seu público e como produz seu conteúdo. Hoje é dia de rever sua postura enquanto blogueiro e arrumar sua identidade e ser reconhecido na blogosfera.

.

9 Comentários

  1. Esse tema me veio bem na hora. Sabe, eu e um amigo meu, que estamos escrevendo em um outro blog, estávamos encontrando dificuldades de nos "destacar" no nosso nicho (como você diz hehehe), por que há outros blogs que tratam do mesmo tema. Então discutimos bastante sobre o assunto, e era isso o que tava faltando pra começarmos a ter o nosso destaque, e dar um gás legal no nosso blog. hehehehe

    Claro, sem fugir do foco principal como você falou nos dois dias anteriores, mas já temos uma idéia de como vamos nos "identificar" no meio dos outros blogs do mesmo tema.

    Agora só faltam 37. Uhul! hahahaha

    Abraços.

    Responder

  2. Olá estou trabalhando no meu novo layout do meu blog falta pouco pra ele ficar pronto, mais com certeza já é o começo para criar uma identidade com meus leitores e comigo mesmo. Estou esperando a próxima etapa.

    Agora só faltam 37.

    Responder

  3. Olá Marcos Eu Tenho Meu Blog Não Coloquei " Quem Sou Eu " Pois sou menor de idade, você acha mesmo eu sendo menor de idade posso colocar quem sou eu na Internet? Bom Obrigado Pelo Post Muito Bom

    Responder

    • Acho que no seu caso o mais importante é ter cuidado com o que vai expor na internet. Falar um pouco de você, dos seus gostos e o motivo de ter começado o blog é muito interessante, apenas tome cuidado para não colocar informações muito pessoais, pois nunca sabemos quem está do outro lado da tela lendo nossas informações. 😉

      Responder

  4. @ArquivoRar,

    Não há problema algum quanto à sua idade. Qualquer pessoa pode ter um blog na internet. Mas lembre-se que o conteúdo de seu blog tem que ser apropriado para sua idade.

    Responder

  5. Caraca, essa série é mesmo muito boa. As vezes no gás da vida corrida não nos atentamos para pontos simples que fazem muita diferença no que diz respeito a fazer sucesso com um blog. Sua iniciativa de fazer essas postagems é o máximo.
    Prabéms pela iniciativa, vou ler todas e o mais importante seguir as dicas.

    Obrigado!

    Responder

  6. Um logotipo seria uma "identidade visual" como você tá dizendo? tipo, um avatar, um poersonagem no blog, para a pessoa se lembrar dele, etc…?

    Responder

  7. Acho que é o mais difícil nesse caso. Bons blogs acabam pagando para um designer criar a identidade visual. No meu caso só fucei no Photoshop como juntar algumas imagens e está lá, mas ainda não é exatamente o que quero. Tenho medo de contratar um serviço de um designer e depois de um tempo enjoar e não poder mudar a identidade. Sou dessas, que enjoa fácil e do nada muda tudo e isso é péssimo para um blog.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.