Dia 32: Fazer parcerias consistentes com outros Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

parceria-troca-de-link-blog Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Esse é um tema delicado e é onde praticamente todos os blogueiros pecam alguma vez. Fazer parecerias na blogosfera virou uma p*t*ria (desculpa!), onde todos querem trocar links e banners, como se isso fosse uma divulgação eficiente ou Link Building. Esse tipo de parceria é ineficiente, desnecessária e só serve para poluir o visual de seu blog. Há um modelo mais eficiente que amplia as interações.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Como citei acima sobre Link Building, que trata da necessidade de criar links apontando para nossos blogs para melhorar nossa relevância e o PageRank, segue uma sugestão de artigo complementar para o tema de hoje:

 

Eu sou contra e não faço parcerias de trocas de banner e links com nenhum tipo de blog ou site. Uso uma técnica que denominei "Parcerias Espontâneas" ou "Parecerias Naturais" (acho que nenhum outro blog, metablogger ou profissionais de SEO e redes-sociais digitais já tratou disso dessa forma). Basicamente consiste na idéia de que o que mais atrai visitas para um blog é quando somos citados naturalmente em outros blogs e sites, dentro de um artigo/post ou contexto bem definido.

 

Ok! É mais difícil ganhar links assim, mas é uma forma de mostrar que seu blog é relevante de alguma forma. Se alguém leu um artigo seu, gostou a tal ponto de citar depois, isso vai atrair mais visitas, pois quem ler tal artigo irá clicar na indicação. Esse tipo de parceria não precisa ser anunciada, nem combinada, e sempre começa da nossa parte em citar outros blogs, comentar o que outros estão fazendo e recomendar.

 

Já até fiz um vídeo explicando melhor essa proposta que recomendo. Depois, comente aqui suas formas de parceria.

 

 

Veja aqui mais sobre esse assunto e links que vão te ajudar:

.

16 Comentários

  1. Não tenho nada contra a troca de links e até já fiz uma. Mas também acredito que a Parceria Espontânea é o caminho. Eu mesma fiz isso com o Ferramentas Blog em um post, como sei que meus leitores assíduos são blogueiros, coloquei uma dica sua com link no meio do post que acho que vai ajudar os leitores em seus respectivos blogs. E ao conhecer o Ferramentas Blog as pessoas gostaram e me agradeceram a indicação. Indiretamente o link para o seu site gerou links para o meu. Não foi exatamente uma parceria recíproca (meu blog é de turismo e não tem nada a ver aparecer aqui), mas uma forma de Parceria Espontânea que deu certo.
    Estou acompanhando a série da Quaresma.

    Responder

  2. Eu também já indiquei o [ferrementas blog] em vários artigos meus, pois, este foi um blog onde aprendi muitas técnicas para usar o BLOGGER/BLOGSPOT, e até ter um nível maior de domínio em HTML, e assim como esse blog tem me ajudado realmente, eu indico em meus artigos para que meus leitores possam ler os artigos daquí, acredito que da mesma forma que eu aprendi aquí, eles também vão aprender.
    Agradeço muito Marcos Lemos que sempre respondeu minhas dúvidas que deixei em seus artigos, você de fato é uma pessoa invejável por muitos, Obrigado.

    Responder

  3. Olá, Marcos!

    Concordo com você que a parceria espontânea, como você a chama, é mais eficiente. Sempre procurei fazer isso em meu blog, citando artigos relevantes para o tema, sem nunca esperar uma retribuição.

    Mas, não veja a parceria "combinada" como sendo tão ruim e ineficiente. No meu caso, recebo um número considerável de visitas vindas através de banners publicados em outros blogs. O que acho realmente ruim é quando a página principal do blog possui um número exagero de parceiros, o que deixa a página pesada e dificilmente traz algum retorno, seja com relação a visitas ou "link juice".

    O que fiz para contornar isso é criar uma página onde publico todos os banners de parceiros, e mostro na principal somente os 5 que mais visitas me trouxeram.

    Um abraço!

    Adelson (Gerenciando Blog)

    Responder

  4. Sou totalmente contra trocarde banner. Passa a idéia de uma coisa primária, boba, sem visão. A citação de determinado blog dentro deum artigo também é interessante, mas a que mais me apetece é a parceria "semi-esponânea" [vamos usar esse termo…] Se o Google Analytics mostrar que várias visitas vem de determinado site, provavelmente vou colocá-lo na minha lista de parceiros, lista em que também colocarei sites que gosto e que podem criar o mesmo efeito do outro lado, fazendo com que eu ganhe meu nome em outras listas de parceiros.

    Responder

  5. Esse é um assunto muito delicado mesmo mais eu acho que cada um deve trabalhar como bem entender nessa ária uma ver que o parceiro aceita esse método ta ótimo – kkkk – acho que troca de link é bom! Mais quando tem um dialogo entre os donos dos blogs – isso tem dado certo com o OjuaraNews.blogspot.com

    Responder

  6. Marcos,
    Eu Já Usei essas parcerias troca de banners e de links, pensei que estava com tudo colocando 40,50,60 banners em meu blog!
    Depois de um tempo, vi que meu blog estava muito lento, decidi, tirei alguns, mais depois que conheci o Google Analystics vi que esses blogs não me davam visitas, então tirei todas, uso essas tecnicas de quando pego alguma postagem de outro blog deixo o link, e já vi muitos blogs deixando meu link !

    Responder

  7. Concordo com a parceria espontânea. Já pensava de forma parecida e a idéia amadureceu muito quando vi o video. Links contextualizados realmente são muito relevantes, mas os banners não são tão inúteis e incômodos quando seu texto fez parecer. Já descobri muitos blogs bons assim. Olho os parceiros do blog q estou visitando e às vezes algum parece corresponder às minhas vontades. Posso ficar com vontade de ver um blog de humor, de tirinhas ou qualquer coisa assim.

    Também acho interessante avaliações de blogs. Mesmo que seja um parágrafo só. Quando vejo algum blog que me conquistou falando bem de outro blog em um post ou algo assim, conta muito pra eu querer conhecer o outro blog.

    Tem também os clássicos links semanais. Costumam funcionar como forma de trocar visitas, mas eu uso com outro objetivo. Só boto links pra posts q eu teria adorado falar no meu blog, mas que pensaram antes ou até q eu ñ pensei. Em vez de copiar ou citar em algo relacionado (coisa que nem sempre dá pra fazer), faço esta seleção d links.

    Finalmente, com o mesmo espírito, estou para inaugurar uma forma de parceria mais nobre. Além de retribuir qualquer um que divulgue meu blog (coisa que acho de bom tom), pretendo colocar um banner em maior destaque para blogs especialmente selecionados. Mesmo que estes não nos mandem nenhuma visitas, terão mais destaque do que os que mandem visitas e não tenham nada a ver conosco. Acho uma forma válida de ser político e manter o foco.

    Responder

  8. Fiquei surpresa ontem, ao ver um banner do meu blog no blog de uma de minhas seguidoras!

    Ela não me pediu permissão, e lhe agradeci pela gentileza assim mesmo. Os leitores de seu blog poderão ter acesso ao meu deste modo.

    Não vejo com bons olhos a parceria pelo simples fato de ter entrado em muitos blogs visualmente poluídos, onde mal encontro quem é o criador do blog em meio a tantos banners, selinhos e gifts animados! A página fica pesada, demora para abrir e isto sem contar que dá até erro na página pelo excesso de informação.

    Gostei das suas dicas, um modo de parceria um pouco mais discreto, porém eficiente também.

    Responder

  9. Eu uso a técnica do video também, acho que isso que se da o nome de parceria, ao contrario dos blogs que hoje em dia poem o nome de parceria á troca de visitas apenas o/

    Responder

  10. Sr Marcos
    parabens pelo seu modo de esplanar assunto tão complexo,e no qual deve-se ter muita ética em usar o conhecimento alheio.Sou novata em internet e em fazer Bogs então sou quasi ignorante .
    Fiz um blog simples,com o intuito de arquivar coisas que eu gosto,escrever textos meus e poder dividi-los com quem quizer se interessar.Coisa sem pretensões maiores.Mas como gosto de pesquisar, todos meus assuntos,vejo muita coisa interessante e por esse motivo nos meus escritos (intuitivamente) cito os Links de outros Blogs que eu acho muito bons.
    Creio que com isso não esteja ofendendo os donos dos artigos,e nem burlando qualquer ética nesse setor.Inclusive faço comentários e quando possivel peço o consentimento para assim proceder.
    Por esse motivo fiquei aliviada vendo seu tão bem elaborado.
    A partir de agora visitarei seu Blog que para mim foi muito elucidador
    Agradecida
    Muita paz

    Responder

  11. Bom post. Apesar de ser mais facil a troca de link/banners, ser citado em outro blog pode acabar recebendo mais cliques.. Mesmo assim ainda gosto da troca de banners e links..

    Responder

  12. Oi Marcos, meu nome é Juliana e sou do blog http://www.layoutparablog.com, estive em busca de algo para meu blog sobre parceria, para complementar um post que escrevi e achei seu video, se não se importar coloquei ele em meu blog com seus créditos, pois acho que suas palavras são perfeitas para o que deve ser parceria. Caso tenha algum problema em o vídeo estar la, me comunique que eu retiro ok!
    Seu site e suas dicas são demais, sempre passo por aqui.
    Bjus e sucesso!

    Responder

  13. Marcos Lemos eu sou novo em blog, e venho sempre aprendendo mais aqui no ferramentas blog e gostaria de uma dica sua, se eu dividir a administração com outro amigo para ajudar no desenvolvimento do blog seria arriscado?

    Responder

    • Diego,

      Depende de sua estratégia e se você conhece a pessoa. O melhor é dar permissão apenas de autor para seus parceiros e só você ter permissão de administração completa do Blog.

      Responder

  14. Muito obrigado pela dica,então no caso eu posso dar a permissão de autor e ai ele ficara com acesso limitado no blog, irei fazer isso porque assim vou gerenciar melhor o blog e meu amigo ficara encarregado na correção ortográfica e alguns post de própria autoria dele.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.