Dia 35: Ensine seu leitor a usar seu Blog e manter contato

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

interagir-blog Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Uma prática que desenvolvi e sempre levei a sério foi, em alguns posts, falar com o leitor diretamente, seja para encorajar que assine o Feed, faça buscas no blog ou mesmo siga-me no Twitter. É importante algumas vezes dizer ao leitor como usar seu blog e quais as formas de interagir com o conteúdo e com você enquanto autor do Blog. O pecado da falta de interação tem matado muitos blogs.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Todo blog precisa interagir com o seu público alvo de forma direta, pelas páginas dos artigos e conteúdo disposto, mas também de forma indireta, nas redes-sociais, Feeds, email e fóruns. Já tratamos da importância de cada uma dessas partes e outras mais. A proposta agora é que você eduque e deixe de forma evidente para seus leitores como eles podem interagir com você.

 

Vamos tomar por exemplo o Feed.

Você só terá assinantes de Feed se mostrar aos seus visitantes como podem acompanhar seu blog e como isso é mais eficiente que ficar verificando atualizações manualmente. Veja um exemplo de como fiz aqui:

 

Isso atrai mais pessoas para seu blog e ajuda na fidelização. Quando você diz ao seu visitante onde pode encontrar você e entrar em contato ou mostra que responde comentários e os encoraja a comentar mais no blog, suas páginas ficam mais amigáveis. Conte ao seu público que você está presente nas redes-sociais digitais e como adicionar seu perfil. Isso é "chamar à ação":

 

Minha dica é que você seja bem explícito em alguns momentos, publicando sobre as redes-sociais que usa, qual leitor de Feed prefere e como assinar newsletter. Se possível faça promoções e coloque sempre visível e disponível o link para seu perfil nos sites de relacionamentos com os quais quer interagir com seu público.

 

Por falar nisso:

  • Meu perfil no Twitter: @hordones.
  • Para adicionar no FaceBook.
  • Nossa comunidade no Orkut.
  • Assine nosso Feed para receber atualizações gratuitamente.
.

3 Comentários

  1. Realmente, isto é algo muito interessante, pois, muitos blogueiros não responde os comentários dos leitores, talvez por não entrar diaramente no blog, mas isso é um grande pecado, os leitores desanimam de entrar em blog destas formas, pois, quando fazem uma pergunta, é porque querem saber sobre tal assunto rapidamente, e se o autor não responde, a tendência é abandonar o blog. Por isso, não faça blog por fazer, temos que sempre atualiza-los, para dar sinal de vida para os robôs de busca. Ótimo artigo!

    Responder

  2. Não costumo responder diretamente nos comentários quando as pessoas comentam no meu blog.

    Geralmente faço uma visita ao blog da pessoa que comentou, leio algo do meu interesse no blog do visitante (para mim que tenho um gosto extremamente variado dificilmente entro em um blog onde não encontre algo para comentar!) faço meu comentário e ali agradeço a participação da pessoa no meu blog.

    Tem funcionado bem esta tática, pois percebo que alguns que apenas comentaram, voltam ao meu blog, comentam novamente e se tornam seguidores. Eu também sigo o blog dos meus "comentaristas" caso seja de assuntos do meu interesse pessoal, isso mostra companheirismo na arte de blogar.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.