Dia 38: Fazer uma limpeza geral no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
O que mais me irrita e é um pecado grave de muito blogueiro é a poluição visual de muitos layouts. Muita gente esquece que um blog é lugar para leitura e o foco principal é o conteúdo. Cores muito carregadas, imagens mal alinhadas ou fontes mal escolhidas. Páginas pesadas, com muita publicidade descontextualizada, banners, contadores, links… Impossível achar o real conteúdo do Blog.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Ok! Exagerei um pouco no primeiro parágrafo do resumo desse post (ou não). A verdade é que tem blogs nesse nível de poluição visual, pecando pelo excesso de coisas, mas há quem peque também por não saber usar bem o layout do blog a favor do conteúdo.

 

poluicao-visual-blog

Afinal, onde devemos olhar!?!?

 

Olhe bem para o seu blog e medite um instante, veja se seu layout é agradável aos olhos de quem chega. Esqueça o seu bom gosto (?) e sua opinião sobre estética e pense seu é fácil navegar pelo seu blog. Deixei para o final, nos dias 36 e 37 dessa série para falar de monetização e usar como gancho para esse artigo. A pior poluição em um blog é o excesso de propagandas, banners e links querendo vender ou anunciar algo.

 

Há blogs com barrar laterais (sidebar) intermináveis com tanto banner de "parceiros", lista de links de sites que nada têm a ver com o conteúdo que publicam. Esses até esquecem de colocar um simples menu que aponte para seu próprio blog. Outros apelam para os gadgets "bunitinhos e fofinhos" e muitas vezes inúteis. tenho um artigo sobre como melhorar a sidebar de seu blog:

 

A área de postagem de seu blog tem sempre que ser o maior espaço e deve ter todas as "luzes" e cuidados, todo o destaque e atenção quando se abre qualquer página. Procure sempre um layout simples, claro e objetivos, com cores neutras e fonte fácil de ler. Use resumo de postagens e não deixe que sua página seja longa demais nem cheia demais para que carregue mais rápido.

 

Um blog agradável aos olhos tem mais chance de fidelizar o leitor, pois ele encontra rapidamente o que deseja e tem prazer de ler seu conteúdo. Quanto mais leve for seu blog para carregar, mais tempo o visitante passará no blog e não perderá a paciência esperando e rolando uma página que nunca termina.

 

.

7 Comentários

  1. Olá Marcos,
    Acabei de ler as informações sobre os excessos visuais dos blogs.Estou começando agora e tenho mto intêresse em aprender e colocar em prática.É certo mesmo que quando nos deparamos com um blog
    que o "dono da casa" não se preocupa em fazer esta limpeza,a tendência é só dar uma olhadinha e sair rapidinho.E para finalizar gostaria de convidá-lo para qdo possível dar uma olhada em meu blog.Desde já agradeço pela atenção que me fôr dispensada.Elizia.

    Responder

  2. O layout e principalmente as cores dependem muito da temática do blog e com o público alvo. O autor deveria se colocar no lugar do seu visitante e imaginar o que interessa a ele, o que ele vai usar. Se fizer isso, já é um grande passo para uma fachina no blog, principalmente na sidebar. Parabéns pelo Ferramentas Blog, estou sempre acompanhando seus artigos.

    Responder

  3. Digo sinceramente, não consigo ficar muitos minutos quando o blog tem fundo preto.

    Miopia pra mim é um problema nesse caso!^^

    Estou fazendo o possível para não deixar minha página pesada, digo que estou no "mês de teste", o primeiro mês do meu blog. Já adicionei algumas coisas, retirei outras e verifico a situação da página a primeira vista.

    Penso que estou indo no caminho certo!

    Responder

  4. Olá Marcos,
    Sou autor do onreceitas.com e queria saber pelos olhos dos internautas.
    Foi ai que eu tive uma ÓTIMA IDEIA para saber se meu blog era fácil de se usar !

    Eu fui até o Yahoo respostas e fiz a seguinte pergunta: “COMO FAÇO PARA ENVIAR RECEITAS NO ONRECEITAS.COM?” Não deu nem 30 minutos e já tinha gente respondendo e me ensinando como eu fazia para enviar as receitas…

    CONCLUSÃO: eu fiz um teste, e vi que estava fácil de se navegar em meu blog, pela facilidade que as pessoas me responderam.

    òtimo post, abraços…

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.