Dia 40: Seu Blog tem futuro, presente e passado – Salvação chegou para seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog
Terminamos um longo caminho de penitência e revisão da vida de seu blog em busca de salvação e regeneração. Foram 40 longos dias, passo a passo para que seu blog crescesse em qualidade e mudasse o rumo. Mas podemos ficar olhando apenas para um único momento e seu blog agora precisa continuar a caminhada. Seu blog encontrou a salvação, mas não pode cair mais nos erros passados. Queremos ouvir seu depoimento.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Este último artigo dessa longa série é para servir de motivação. 40 dias é muito tempo, mas ao mesmo tempo é pouco e nada comparado ao futuro de seu blog. Em média blogs são criados aos milhares diariamente e chegam ao fim em menos de 90 dias, totalmente abandonados. Assim, 40 dias não é nem a metade do caminho… Seu blog não pode ficar no caminho.

 

Por isso olhe sempre para frente, sem esquecer do presente e do passado. Um blog precisa de atenção e cuidados constantes. É como no AA (Alcóolicos Anônimos): um dia de cada vez para não cair. Revise, vigie e dedique-se, estudando sempre e pesquisando muito para sempre produzir o melhor e superar seus concorrentes, atrair visitas e fidelizar seu público alvo.

 

Nunca esqueça de seus sonhos e objetivos e lembre-se que um dia você precisou revisar e cuidar com mais atenção de seu blog, então mantenha a atenção sempre no máximo.

 

<– Fim! –>

 

Você chegou até aqui? Percorreu esses 40 dias de penitência na Quaresma dos Blogs? Então conte-nos sua história e como foram esses dias, as dicas e ajudas e como o seu blog melhorou. Deixe seu depoimento e o link de seu blog para que outros visitem e vejam seu progresso. Diga para todos que seu blog está salvo e mostre como a salvação chegou até sua página.

.

25 Comentários

  1. Eis que chegamos ao fim da jornada, que na verdade é eterna!
    Os artigos dessa série me ajudaram bastante, e tenho certeza que foram muito úteis para muitos blogueiros também!
    Parabéns pela iniciativa!

    Responder

  2. Vou tentar resumir pra não ficar enfadonho meu “testemunho”, pois de fato meu Blog passou por uma real transformação…
    Desde o template até simples figuras foram modificadas, não que eu estivesse cheio de “pecados blogosféricos”, mas mudar para melhorar é sempre bom! Não sou muito dos que elogiam, mas, verdade seja dita, esses artigos salvaram muitos blogueiros da “perdição”!
    Há coisas que ainda não consegui mudar ou por no meu Blog, como por exemplo, um script que gere uma imagem automática toda vez que eu postar um novo artigo… Isso seria ótimo! Imagina se essa imagem fosse um logo, ou algo que simbolizasse seu blog? Ao menos deixaria os artigos menos “vazios”! Mas de qualquer, só tenho a agradecer! Vai agora e publicamente meu MUITO OBRIGADO Marcos Lemos!

    O endereço de meu blog é: http://in-lux.blogspot.com/

    Responder

  3. Estive lendo todas as suas Dicas e quero dizer que elas foram muito úteis para min. Apesar de eu ler e pesquisar bastante confesso que tinham coisas que eu não sabia ou não estava colocando em prática. Agora eu vou voltar ao começo e revisar todas as dicas.

    Só uma coisa, a quaresma não termina no Domingo, quando chega a pascoa??

    Abraço.

    Responder

  4. @Bllogados,

    Sim, na verdade vai até sexta… mas se contar verá que a quaresma não tem 40 dias, mas sim 45. Isso porque o calendário da Igreja Católica não conta os domingos como dia de penitência.
    Aqui considerei todo o período seguido para facilitar o acompanhamento da série.

    Responder

  5. Essa Quaresma me ajudou muito , assim como todos os outros posts aqui do blog ! Fiz uma limpeza no meu blog , que agora está sem pecados ou com pecados bem pequenos(rs) , mas enfim o melhor de tudo é que temos sempre os posts para consultar e vou dar continuidade até que meu blog atinga meus objetivos !

    http://www.jogosgamers.com

    Responder

  6. Marcos,
    Acompanhei a série e, como iniciante, posso dizer que cada post foi uma aula, da primeira até a última.
    Além de ensinamentos, cada dia trouxe uma reflexão acerca do assunto.
    Ainda vou levar um bom tempo para deixar meu blog do jeito que eu quero, mas um dia chego lá.
    Realmente, blogar é uma tarefa a longo prazo.
    Ainda bem que encontramos blogs como o [Ferramentas].
    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento e parabéns pelo excelente trabalho.
    Um forte abraço!

    Responder

  7. Essa série de Posts foram excelentes, vão ajudar muita gente, pra mim, na verdade, não serviu como salvação, mas sim como criação do meu blog, cada dica, cada ferramentas se tornou extremamente útil.

    Não reparem na falta de posts, eu estou começando xD.

    Artigo On

    Responder

  8. Comecei a acompanhar o FB, exatamente no primeiro dia da "Quaresma Bloguística", o que foi de muita serventia, já que como estava começando um blog, ficava muito mais fácil ir adequando o blog às dicas que recebia. Na verdade meu blog não precisava ser salvo, mas começar com o "pé direito". Agora é ver se as dicas se refletem em resultado e se não se refletirem, é ler desde o primeiro dia, pra ver onde posso ser mais eficiente.
    Abraço!
    Ah! meu blog é http://bemestarcristao.blogspot.com

    Responder

  9. Durante a quaresma, eu segui várias das orientações feitas e algumas delas, pretendo implementar ainda. Uma delas, que eu acho que está começando a dar resultado, foi enviar sitemaps po Google e passar a acompanhar o ferramentas webmaster, que eu tinha, e não fazia a menor idéia 🙂

    Recentemente, mudei o layout antigo do meu blog pra uma versão mais clean, meio que baseada naquele artigo sobre as medidas da sidebar perfeita. Por hora, eu tô achando meio vazio, mas acho melhorou muito.

    Meu próximo passo é renomear o blog e usar uma url mais fácil. Devo fazer isso em breve. Claro que vou perder visitas por um período, mas acho que vai compensar depois.

    Parabéns, Marcos, muito boa a série…

    Ah, e o meu blog é http://darkknightfan2.blogspot.com (por enquanto…)

    Responder

  10. Em sequencia: Abri uma conta gmail específica. Entrei no Blogger e a primeira idéia foi conseguir um bom layout. Pra isso digitei "Layouts Blogger" no Google. Comprei um domínio ".com" por somente R$13,00. Criei um endereço de Feed e consegui um código de Newsletter. Criei uma conta no Twitter. Criei um formulário pra contato. Abri uma conta no Adsense e uma no Google Analytics. Favoritei vários sites de indexação (o Linklog me dá o maior retorno). Criei sitemaps. Passei a postar meus artigos (já havia 5 prontos) e depois foi só vir aqui no Ferramentas pegar umas dicas de Gadgets e postar mais artigos. Valeu!

    Responder

  11. Tenho um blogue recente e descobri este site há poucos dias. Os meus sinceros parabéns porque há muito que não via um trabalho de tamanha qualidade e dedicação.

    Do que tenho conseguido ler, ainda pouco é certo, retirei muitos ensinamentos e dicas que coloquei no meu blogue. Vou continuar a ler esta "bíblia" e se quiserem visitar o meu blogue – http://moedas-comemorativas.blogspot.com – e deixar a vossa opinião são muito bem-vindos e eu agradeço.

    Um abraço e continuação do excelente trabalho, o qual vou continuar a seguir atentamente.

    Responder

  12. Para mim todo esse caminho percorrido foi muito bom, porque pude ver algumas coisas que acertei e corrigir meus erros…tem muita coisa que ainda não implantei por estar estudando esses posts…a dica que eu dou é que devemos revisar essa quaresma sempre, pois tem muita informação valiosa…meu muito obrigado por tudo. Marcos…valeu
    MEU BLOG É: rogerdance.blogspot.com – dê uma olhada e comente como ficou…

    Responder

  13. Esse período pra mim foi bem interessante.

    Tinha acabado de passar por um período em que vários dos membros que ajudam o meu site/blog (www.dsparty.com.br) estavam com vários problemas ou atividades que os impediam de colaborar com o grupo como um todo. Eu mesmo passei um mês viajando, em que eu não consegui trabalhar em nada o grupo.
    Após passar por um período em que eu estava o sustentando sozinho vi que tinha que arrumar novos membros, e fui atrás.
    Muita gente falou que ajudaria, mas poucas foram as que persistiram.

    Eu pensava e falava de coisas que eu achava que deveriam ser feitas mas eu mesmo não tinha certeza. Muitas delas foram levantadas e esclarecidas por você.
    Todo dia eu enviava o post da quaresma adaptado para a lista de e-mails do grupo, e com isso consegui ver quem tem interesse em ajudar mesmo, resgatar pessoas que não estavam participando, além de causar um movimento com novos projetos no grupo.

    Ainda tenho uma longa caminhada pela frente pra deixar o grupo como eu quero, mas sei que várias das dicas que você deu me darão base e força para conseguir isso.

    Obrigado
    André Dorte "Shinka"

    Responder

  14. Parabéns Marcos!

    Os quarenta dias de "penitência" do Ferramentas Blog inspiraram a fazer uma revisão no meu blog.

    A mudança mais significativa foi a segurança para comprar um domínio. Seguindo as dicas novas e antigas não perdi nada, nem os feeds.

    Finalmente coloquei o Analytics para funcionar – achava que era feliz com o Site Meter!

    Passei uma noite toda atualizando todas as postagens antigas – valeu a pena!

    Abas novas e formulário de contatos foram algumas das outras dicas que utilizei.

    Só tenho a agradecer e mais uma vez parabenizar (já fiz isto no começo do comentário, mas você merece)!

    Acho que ainda tenho muito o que melhorar, e conte com minha "presença" aqui para aprender mais.

    Aguardo o lançamento do livro!

    Abraços!

    Carlinha Salgueiro
    Eu Acredito em Cosmeticos

    Responder

  15. Embora eu já seja um blogueiro há certo tempo no meio da blogosfera, e já saiba grande parte dos ítens ensinados, parabenizo a iniciativa, desde o post chamativo até o post 40 da série. Nestes tempos de egoísmo virtual e real, é legal ver alguém compartilhando tempo e conhecimento, mesmo em algo abstrato como um blog. Parabéns pela iniciativa, e espero que venham mais séries inteligentes e interessantes. Abraços.

    Responder

  16. Após este aprendizado em 40 postagens, fico feliz de ter aprendido um pouco mais!

    Quando tenho dúvidas dou um pulinho aqui e sempre encontro a resposta!^^

    Aqui aprendi como fazer um banner do meu próprio blog, criar links, feed(que nem sabia o que era!)contato para que pessoas possam enviar para meu e-mail alguma dúvida ou sugestão(já recebi um e-mail pelo contato),posso analisar sempre que quiser como foi o dia do blog pelo Google Analytics, saber quantas pessoas estão on line, sugerir outras leituras no fim de cada postagem, foram tantas descobertas ao longo destes dias que pra mim foram simplesmente enriquecedoras!

    Meus sinceros agradecimentos! Meu blog tem hoje 36 dias de vida, e pude notar o crescente resultado através das suas dicas.

    Hoje me torno a seguidora número 1910 do FerramentasBlog!

    Obrigado por tudo, o sucesso do meu blog também tem sua participação!

    Ah, e caso resolva fazer outra Quaresma, ou inovar com uma Novena, ou Terço estarei aqui para aprender também!^^

    Obrigado por tudo!

    Valeu!

    Responder

  17. Estava disposta a retomar meu blog e me deparei com o FB. As visitas aumentaram absurdamente, o conteúdo, e até meu conhecimento em HTML. Hoje em dia tenho a mente muito mais aberta e me tornei uma viciada em blogs. Pois é.

    Parabéns Marcos, pela forma clara e simplificada que você descreve e faz os artigos.

    Meu blog simplesmente existe hoje em dia, graças ao Ferramentas Blog

    http://www.umombroamigo.com/

    Responder

  18. Adorei seguir seus ensinamentos. Dá pra ver que se dedica de corpo e alma ao blog e o resultado só podeia ser esse: um espaço profissional e de qualidade. Parabéns!

    Responder

  19. Marcos, curti muito sua série de posts e segundo o Analytics, minhas visitas subiram 100% mas ainda tenho poucos visitantes… Meu blog completa um ano dia 13.04 e suas dicas melhoraram muito e aos poucos alguns leitores "timidos" estao participando do twitter (voltamos com ele esse mês, mas ainda está meio fraco :s) e enviando e-mails.. Seu blog e especialmente esta série me ajudaram muito.
    Obrigado 🙂
    http://www.somoscriativos.com
    @igoortc
    @somos_criativos

    Responder

  20. Rapaz, dá vontade de te contratar p ser editor do meu blog,rss
    ótimas dicas, tava esmurecendo com meu blog, mas vou voltar a carga novamente, fiz um set list com essas dicas da quaresma, e a cada mudança implantada vou riscar como feito,rss.

    valeu!

    Responder

  21. adorei o caminho de aprendizado, e embora esteja menos preocupado hoje, tenho um problema que sei que é questão de trabalho e tempo: já tive minhas 1300 visitas diárias, hoje tenho mal 800 e pagerank 0; sei porque aconteceu: passei um periodo (1 mês acho) naquela conhecida fase da crise do “será que vale a pena?” daí o blog morreu por um tempo. mas sei que com trabalho duro e com o que aprendi ao longo do tempo acompanhando esse site vou me recuperar. obrigado por tudo Lemos! ^_^

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.