Dia 5: Qual o público alvo de seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

publico-alvo-blog Quaresma: 40 dias de penitências para salvar seu Blog.
Nem sempre um mesmo conteúdo, um tema específico, vão definir de forma objetiva que é o público de um blog. Ao criar seu blog e escrever artigos, é preciso determinar e ter claro quem e como você o quer atingir para ter mais resultados e não perder tempo perseguindo o alvo errado. Isso ajuda a ter mais foco quanto ao seu conteúdo, bem como onde e como proceder para divulgar e pode até garantir mais visitas quando se acerta em cheio aqueles que realmente gostam do seu estilo e do que você faz.

 

Os artigos dessa série estão listados aqui:

 

Devemos sempre nos perguntar quem nós queremos atingir e onde queremos chegar ao escrever e publicar em nossos blogs. Isso é importante não só para definir mais claramente o tema central de seu blog (que já tratamos no “Dia 2: Definir mais claramente o tema de seu Blog”), mas especialmente para direcionar seu agir, seus métodos de divulgação e seu estilo de blogar.

 

Isso é como uma escolha: você pode e deve definir com quem você quer dialogar e para quem vai escrever e direcionar seu conteúdo. Claro que é impossível escolher de fato as pessoas, já que qualquer um pode acessar qualquer site que desejar. Mesmo assim é possível direcionar sua forma de atuar e definir, a partir de seu conteúdo e da maneira como o produz, qual será seu principal público.

 

Exemplos ajudam a entender.

Vou mostrar aqui três diferentes sites cujo tema principal é “Formula 1”. Notem que o tema, seu assunto é o mesmo, mas a diferença está na abordagem e na maneira de expor o conteúdo e na linguagem usada. Ao lado de cada link dos sites de exemplo abaixo, vou descrever suas particularidades e o possível público alvo de cada um deles.

 

  • F-1 na Web = É praticamente um site de notícias sobre o esporte, mais especificamente sobre a categoria. Mesmo abordando outras linhas de automobilismo, seu estilo é ser um site noticioso de tudo o que ocorre na Formula 1. Assim, seu público é quem quer notícias, apenas a informação e o estilo dos artigos e texto é o jornalístico.
  • Wikipedia, verbete Formula 1 = Não tem como ser mais claro que isso: tudo o que há de conteúdo produzido na Wikepedia tem como foco ser fonte de conhecimento e estudo. Seu público é quem quer saber mais detalhadamente sobre essa categoria de esporte, sua história e regras, mas não está interessado em que são os novos pilotos, equipes ou o que aconteceu na temporada passada. O estilo dos textos é educativo formal.
  • F1 Fanatic (inglês) = Esse é um legítimo blog de fã da Formula 1. Seu conteúdo é informal, mesmo tratando de notícias e, diferentemente do primeiro exemplo, não tem caráter jornalístico. Seu público alvo são outros fãs e pessoas que curtem o esporte de forma mais íntima e apaixonada.

 

Ao ter claro qual é o seu conteúdo, agora precisa definir quem você quer como público e direcionar sua forma de agir, escrever e divulgar. Seu estilo é um bom parâmetro para definir isso.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

2 Comentários

  1. Marcos Lemos. Gosto muito de escrever sobre curiosidades e humor, mais meu blog o tema principal é variedades. Achei bem legal esse tema espero refletir sobre ele e encontrar uma forma que venha agregar a qualidade do meu blog.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.