5 dicas como divulgar seu Blog no mundo Offline

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Nem todo blog é voltado para públicos muito amplos, pois há aqueles que busca regionalizar-se ou que são bem específicos ou voltados para divulgar sua carreira profissional, entre outros. Estes precisam mais de divulgação offline, no mundo real, do que nos buscadores, redes sociais ou na blogosfera em geral. Selecionei 5 dicas simples de como ampliar o público do seu blog fora da internet.

offline

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

É claro que essas dicas aqui reunidas servem para qualquer tipo de blogueiro e podem ser muito úteis para ampliar seu negócio online, suas relações pessoais e profissionais, além de oferecer outras oportunidades que podem ser melhor encontradas fora da internet.

1. Venda um produto físico

Pode ser interessante publicar um livro (mesmo que de forma independente), criar um produto para sua marca ou seu blog, que dê mais visibilidade ao seu trabalho também fora da internet. Dois exemplos bem criativos que temos de blogs é o Jovem Nerd que começou vendendo canecas com a marca do Blog e hoje tem uma gama de produtos e serviços. O outro é o Um Sábado Qualquer que vende bonecos de pelúcia de seus personagens e é um grande sucesso.

Além de ser uma fonte de monetização, amplia o contato com seu público, fortalece sua marca e ultrapassa a tela do computador. Você pode criar seu próprio modelo de produto que seja de interesse do seu público.

2. Interaja com a Imprensa local

Toda cidade e região tem seus jornais diários, emissoras de rádio e até emissoras de TV local (inclusive parceiras de grandes redes). Proponha matérias, conteúdo, informações e debates voltados para o seu público alvo, faça amizade com os jornalistas. Muitas vezes a imprensa precisa de pauta e você pode oferecer esse conteúdo.

Pode ser uma boa ideia virar colunista de algum jornal diário, escrevendo uma vez por semana sobre temas relacionados ao seu blog e ampliando o seu público. A mídia offline ainda tem grande valor.

3. Ensine presencialmente

Oferecer cursos de formação, palestras e até aulas pode ser outra alternativa para ampliar sua influência e angariar público para seu blog de forma alternativa. Dependendo de sua área de conhecimento, principalmente para quem mora no interior, em cidades médias e pequenas, há sempre oportunidades para esse tipo de serviço.

4. Tenha um cartão de visitas

É importante que você tenha um cartão de visitas para apresentar às pessoas não só o seu nome e contatos, mas também para ter o link de seu blog. Além de ser uma forma de melhorar suas relações profissionais, pode chamar a atenção de empresários para seus projetos e fortalecer sua rede de contatos para além das redes sociais, tornando você mais conhecido pelo que faz.

5. Participe de eventos para Não-Blogueiros

Pode ser bem interessante ir a eventos voltados para blogueiros para aprender técnicas, conhecer seus blogueiros favoritos e até entrar em contato com agência de publicidade. Mas é preciso ir além disso e frequentar os lugares onde há pessoas que se interessam pelo seu nicho especificamente.

É nessas feiras, congressos e tantos outros eventos que você poderá distribuir seu cartão, conversar com pessoas que podem ampliar seus projetos online e offline, gerando outras possibilidades e abraçando outros meios.

.

Bom. Aqui foram algumas sugestões, mas com certeza você conhece outras formas de ampliar seu público a partir do mundo offline. Compartilhe suas experiências aqui nos comentários.

18 Comentários

  1. Menino!!!! As vezes eu juro que vc é capaz de ler pensamentos 😀
    Meu ano sabático acabou e eu não quero voltar à vida real (a que tem resolução ótima e edição péssima) e estou justamente terminando o plano de negócios para ficar só fazendo minhas bijus! Alguns itens, como virar “www”, já estão prontos, o resto, em implantação.
    E adivinha com a ajuda de quem? Sua Marcos Lemos! Obrigada por todas as dicas e idéias, Pat

    Responder

  2. Adicionando um pouco mais de informação a dica 5, recomendaria ir a eventos, feiras e palestras que tenham a ver no mínimo 50% com o assunto do seu blog. Como o meu blog é sobre informática e internet, nesse caso vou muito para eventos de informática e empreendedorismo(startup). Além de eu me atualizar sobre o que rola atualmente na área, ainda ganho com contatos. Sempre vou na cara de pau me interessar pelo o que os outros estão fazendo e sempre peço no final o e-mail da pessoa na qual eu estava conversando. Bom, essa é a forma como eu faço a divulgação offline do meu blog. Não sei se pode servir de exemplo, mas coloquei aqui nesse comentário minha experiência. 🙂

    Responder

  3. Que legal, Marcos! Eu estava justamente aqui sentado, queixando-me das pouquíssimas visitas que recebo devido ao nicho muito específico do meu blog. E você acaba de me abrir um mundo novo de possibilidades. Vou trabalhar para implementá-las, com certeza. Muito obrigado pelas valiosas informações. Abraços!

    Responder

  4. São ideias e dicas bem bacanas!
    Se o Blog tem um personagem é uma boa ideia fazer, ou começar a espalhar ele pelo mundo offline como bonecos de pelúcia, etc. Gostei!
    Outra boa dica que não está ai é vestir a camisa, confeccionar camisas que divulgam seu blog e distribuir entre os amigos ou apenas usar, pode parecer simples mas camisetas bem elaboradas ainda chamam atenção nas ruas 🙂

    Responder

  5. Obrigado Marcos essa era as dicas que eu precisava para resolver o problema de trafego do meu blog, pois ele tem um conteúdo voltado para história e cultura e costumes de estado e localidade em que eu moro e as redes sociais até ajudam mais não tem alcançado tantos quanto esperava os outro dia descobrir que os grupos são ótimos para alcançar um bom numero até criei um no facebook, mais vou trabalhar nessas dicas obrigado Marcos sucesso.

    Responder

  6. Ótima dica. Cartões de visita são essenciais para a divulgação. Não podemos mais depender tanto do GOOGLE, nem dos visitantes paraquedistas. Divulgar diretamente para nosso público alvo é a chance de consolidar nosso blog, de trazer mais visitas de qualidade.

    Responder

  7. Marcos, o mundo offline é excelente também, principalmente para quem gosta de escrever matérias.
    Quanto aos cursos eu estou tentando dar treinamentos/palestras de Neurolinguística, nem que sejam gratuitas de início, mas está difícil.

    Responder

  8. Esses métodos mostrados aí no tutorial funcionam com certeza. Principalmente o de: Tenha um cartão de visita, esse e o que eu, uso e recomento para todos que ainda não utilizam esse método.
    Eu estou confiante que a partir do dia 15 agora eu estarei colocando produtos no meu blog para vender, e se DEUS quiser vai dar tudo certo.

    Responder

  9. Muito bom. Dicas excelentes. Eu já dei início na ideia para o meu livro e no meio deste mês, vou começar com a venda das camisas, com um parceiro. Iniciei meu curso de Jornalismo em 2013 e o próximo passo é escrever pra algum jornal, sobre o mesmo tema do meu blog.

    Espero que dê certo!

    Responder

  10. Acredito que uma boa dica também, seja o uso de adesivos/ banners em veículos. Vou mandar fazer, quero colocar uma frase simples que desperte o interesse de pedestres e motoristas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.