Como salvar seu Blog do Google Panda?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Resolvi reunir aqui algumas dicas bem práticas e objetivas para você evitar problemas com o Google Panda e não perder visitas no seu blog. Como praticamente todos dependemos muito de aparecer nos resultados do Google, então é bom saber como resgatar as visitas já perdidas e como evitar problemas futuros e não ser punido perdendo posições. As dicas também servem para te ajudar a melhor suas posições e são para serem colocadas em prática imediatamente.

Quando se trata de indexação no Google, praticamente tudo se resume a “conteúdo de qualidade”. O problema é que “conteúdo” não é só os artigos e posts, mas uma soma de fatores. Não dá pra saber como funciona por completo os algoritmos de indexação, mas existem coisas bem concretas para se fazer.

Caso você não saiba, a Google mudou o algoritmo que faz o rastreamento e indexação do que é encontrado. Essa mudança se chama “Panda” e fez muita gente perder visitas e outros ganharem. Se precisar de mais detalhes sobre o assunto, leia:

Técnicas estruturais de SEO para o Panda

Existem milhares de técnicas de SEO, que podem ajudar a melhorar a indexação de seu blog, mas com o advento do Google Panda, acredito que os fatores estruturais são mais importantes. Especialmente vale observar tudo o que melhore a experiência do usuário.

Logo da Google com cara de Panda SEO

1. Volte ao Google Analytics e reveja suas palavras chave mais importantes e que perderam posição. Se não perderam, mas permanecem sem crescer ou que você não quer perder, destaque-as também. Para encontrar suas palavras chave importantes no Analytics, vá ao menu “Origens de tráfego” e selecione a opção “Palavras-chave”, como ilustra abaixo:

Menu de palavras chave do Analytics antigo

Mas se você usa o novo painel do Google Analytics, então o menu será um pouco diferente. É preciso selecionar uma dimensão secundária no gráfico de resultados do menu de “Fontes de tráfego”, como você pode ver abaixo:

Novo menu de palavras chave do Google Analytics

Para mais detalhes leia também: Pesquisa de Palavras-chave usando o Google Analytics.

Essas palavras vão ajudar você a repensar o foco do conteúdo que cria, mas também a seguir o próximo passo.

2. Reescreva seus posts mais importantes para ter certeza de que todos são realmente relevantes e completos. O Google Panda agora quer conteúdos completos, que respondem realmente ao que foi solicitado pelo usuário e que não se multiplicam em outras dezenas de pequenos artigos.

Com essas palavras chave em mente, reorganize os texto, refaça títulos, melhore as imagens e links internos e externos. Especialmente mostre que aquele conteúdo é coerente com o restante do blog. Se precisar de ajuda, leia também o “Atualize os melhores conteúdos do seu Blog” e leia também este outro mais detalhado com técnicas de coerência textual:

3. Melhore o layout do seu blog pensando na navegabilidade, de forma que facilite o uso e entendimento de suas páginas. O layout precisa ser centralizado no conteúdo, direcionando o visitante para uma leitura suave e constante. É bom até pensar em investir um pouco e procurar um webdesigner para criar algo exclusivo e mais limpo, que saiba arrumar os códigos também.

Até os códigos bagunçados ou mal elaborados pode afetar na indexação do seu Blog. É preciso que o visual esteja limpo e fácil de usar, mas lembre-se de que os algoritmos não enxergam cores e banner, mas apenas códigos

4. Adicione botões de redes sociais nos lugares estratégicos, pois agora até as interações que seus visitantes têm com o Twitter, Facebook e Google+, só pra citar os mais conhecidos, estão sendo levadas em conta na hora de definir o que é ou não relevante.

Vários botões para redes sociais

Os resultados da Google também levam em conta aquilo que as pessoas fazem, como interagem e como compartilham informações e conteúdo encontrado. Assim, quanto mais compartilhado for seus posts, maiores as chances de ficarem bem posicionados. Para te ajudar, leia: Botões que o seu Blog tem que ter.

5. Apague tudo que não é original que você tenha copiado ou duplicado de alguém, mesmo o que você citou a fonte. O Google Panda abomina cópias (mesmo que você tenha autorização para copiar) e pune severamente que segue essa prática: Google está punindo quem copia conteúdo.

Se você quer usar algo que alguém publicou, então cite usando suas próprias palavras, recomendando o link do original, mas sem copiar ou duplicar. Isso agrega valor ao conteúdo do seu blog, pois você amplia os debates e textos, divulga informações, mas sem copiar.

.

Existem muitas outras coisas que você pode fazer, mas estas são as mais práticas e objetivas. Com certeza, ao aplicar isso, suas chances com o Google Panda melhorarão muito. Também recomendo nosso ebook grátis: Seguindo o @FerramentasBlog no Twitter você ganha um exemplar do ebook “40 dias para salvar seu Blog“. Tem várias outras dicas e sugestões de como tornar o seu blog mais profissional.

.

24 Comentários

  1. Os meus sites, ao que parece, não foram afetados pelo Google Panda, nem para melhor, nem para pior.

    Mas, de qualquer forma, tenho seguido suas dicas, principalmente por para melhorar a experiência dos meus leitores.

    Valeu.

    Responder

  2. Gostei das sugestões mas ficou uma dúvida. Por exemplo: escrevo uma receita (culinária) em um blog e quero publicar a mesma receita em outro blog, se eu apagar a primeira postagem a segunda será punida?
    E quanto tempo demora para a postagem excluída ser realmente excluída do google? Ás vezes excluo algo mas nunca some do google.
    Abraço!

    Responder

    • Diana,
      O certo é que você só publique uma única vez um assunto e em um único blog. Não faz sentido ter dois blogs para publicar a mesma coisa.
      Não dá pra saber quanto tempo leva para o Google punir conteúdo duplicado. Pode ser em alguns minutos, mas pode levar dias. E há vezes que só depois de alguma denúncia.
      Quando excluímos algo de nossos blogs, aquilo só some do Google quando os robôs voltarem para vascular seu blog ou se receber muitos avisos de “Erro 404”, que é justamente de página vazia, conteúdo não encontrado.

      Responder

  3. Acho que fui penalizado, não tenho ainda um bom conhecimento nessa área, mas do nada o Analitcs durante alguns dias teve porcentagens altissimas e depois começou a cair constantemente e não para.
    Meu blog é recente ainda, e não possui conteudos duplicados. Será possivel voce visita-lo e ver se percebe algo que possa estar causando isso diretamente.
    Desde ja grato.
    Luan Godoy

    Responder

  4. Realmente o Google Panda é mais um desafio para nós blogueiros. Depois que conheci o Ferramentas Blog, venho seguindo as dicas postadas aqui e isso vem me ajudando a lapidar o meu jeito de encarar e trabalhar na web. Para o meu blog o Google Panda trouxe uma aumento de 200% nas visitas e a minha taxa de rejeição caiu para menos de 1%. Realmente investir em conteúdo de qualidade e se relacionar com seu público é a chave do sucesso.

    Responder

  5. Pingback: Cesta de Links #4 « Julian Fernandes

  6. Dicas muito importante o Panda está ai e muito estão tristes com as quedas de visitas em seus websites, mas creio que ainda muita coisa vai mudar, ou seja, aqueles que perderam visitas voltarão o que era como antes.

    Responder

  7. Pingback: Erros de escrita e gramática afetam indexação do Blog no Google | [ Ferramentas Blog ]

  8. Tenho vários sites e blogs, alguns em programas de afiliação e outros não. Nunca copio conteúdos integralmente e quando transcrevo alguma parte salvaguardo com o link original. Tenho sites e blogs de qualidade e outros da treta.
    A minha análise de pouco tempo permitiu-me concluir que o Panda afetou apenas os sites e blogs que tinham programas de afiliação e com TLD pouco comuns.
    Neste momento tenho alguns blogs e sites de lixo a subir no ranking…. e outros de boa qualidade que desapareceram do mapa de rastreio. Vou aguardar mais umas semanas para ver se existem alterações.

    Responder

  9. Boa tarde, eu tenho um blog que funciona como uma livro de receitas online, que reúne várias receitas que encontro na blogosfera. Este meu blog tem conteúdo de outros blogs, mas tudo autorizado pelos autores. No fim da receita ponho sempre o link da autora. Acha que este meu blog será afectado pelo google panda?

    Agradecia uma resposta.

    Responder

  10. Pingback: Técnicas de SEO são perigosas para o seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  11. O problema é conseguir conteúdo original quando se trata de de um site de listas de imobiliárias.
    Normalmente as imobiliárias que se cadastram no site, utilizam o mesmo texto ou conteúdo que já tem no site deles.
    O que fazer então? Desistir desites de anúncios uma vez que, além dos sites das imobiliárias, ainda tem outros vários sites que fazem os mesmos tipos de anúncios.
    O mesmo acontece com sites de aluguel de temporada. Tem vários sites desse tipo e encontramos com frequencia uma mesma imobiliária ou dono de imóvel, anunciando em vários sites diferentes e sempre com o mesmo conteúdo.
    O que fazer?

    Responder

  12. Pingback: Como aumentar o tráfego de visitas do seu blog - Blogando Facil

  13. Marcos em junho do ano passado tinha 18 mil visitas mes. Foi caindo ate q agora estou com 4000 visitas. No começo de 2013 descobri cerca de 15 empresas copiando minhas fotos tiradas por mim e publicando em seus blogs como se fossem delas… Para vender um produto q não vao conseguir entregar. Comecei a colocar marca da água nas ftos. Vc a ha q issoo fato de copiarem meus produtos imagem pode ter Feito eu perder acessos?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.