Dicas de como manter um layout limpo e organizado

Existem inúmeros fatores que influenciam diretamente em um blog. Um deles é a boa aparência e a organização. Você não deve se preocupar somente em escrever e pronto, deve prestar interesse também na boa aparência do template e promover uma organização profunda que melhore o acesso da sua página.

Hoje vou mostrar algumas técnicas que melhoram o desempenho e a organização do layout do seu blog. Para que assim uma boa aparência possa estimular a presença de novos leitores, e claro, inspire até você mesmo.


Elementos da coluna:
Começaremos pela sidebar. De inicio, dê uma boa olhada na coluna do seu blog, veja o que possa ser mudado ou melhorado, coloque-se no lugar do visitante e observe o que possa ser útil ou inútil para ele, este é o passo inicial a se fazer.

Veja uma pequena lista de algumas dicas referentes a organização da coluna(sidebar) de um blog:

1 – Evite exibir anuncio extravagantes que possam ocupar muito espaço na coluna ou gerar poluição visual no seu blog. Uma boa dica é organizá-los em espaço individual, dedicado somente a publicidade.

2 – SEMPRE inclua um mecanismo de busca na sua coluna, ou até mesmo em algum outro lugar desde que seja visível no seu blog. É inaceitável alguém saber que seu blog possua alguma informação considerada por ele(a) útil e que para encontrá-la tenha que revirar post por post, dificilmente alguém faria isso.

3 – É interessante adicionar os marcadores do seu blog na sidebar. Isso facilita muito para o visitante, pois poderá ver listados todos os posts de uma determinada categoria e escolher o que mais o interesse.

4 – Exiba uma lista dos últimos assuntos publicados. Pois, para quem navega em páginas internas do seu blog – encontradas no google ou em links de outros sites – vai poder ver listado ali do lado algumas das suas últimas publicações.

5 – É bacana também inserir uma lista de links para artigos que merecem mais destaques no seu blog. Uma ação como essa pode ajudar o leitor a permanecer mais tempo e até mesmo estimulá-lo a conhecer outros artigos publicados.

6 – Por último, você pode optar por exibir algumas das suas estatísticas no fim da coluna, tais como, pagerank, estatísticas em tempo real, entre outras.

Gifs animados, elementos em flash ou imagens desnecessárias:
Evite lotar a página de gifs animados ou imagens que não são necessárias ou que não levam a nada, isso pode levar o seu blog a demorar muito para carregar ou até mesmo carregar com problemas em conexões mais lentas. O uso de várias imagens que utilizam flash também poderá sobrecarregar facilmente o seu blog.

Incompatibilidade nos navegadores :
É extremamente importante você testar o seu blog em outros navegadores. As vezes elementos que funcionam em um determinado browser podem não funcionar em outro.

Atualmente existem aplicativos que ajudam a fazer isto, cito aqui por exemplo o Brownsershots. Com ele você pode testar seu blog em vários navegadores e versões, totalmente online. Você digita a URL do blog e o site exibe em poucos minutos um screen da página inicial em cada navegador.

Conclusão:
Manter um blog limpo e organizado não é uma tarefa difícil e pode ser realizado por todos, basta ter um pouco de cautela e nada de exageros, tente manter sua página o mais simples possível. E lembre-se que estes são um dos fatores determinantes para iniciar um blog de sucesso. Boa sorte!

Até já!

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.