Dicas para escrever artigos relevantes

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Escrever é o ato mais importante de suas atividades ao longo do dia, quando cuida de seu blog. Tudo o que você faz é para melhorar seus artigos e produzir artigos mais relevantes para o seu público alvo. É preciso pesquisar muito, ler muito e interagir muito para ser sempre criativo e original. Mas na hora de sentar à frente do teclado para produzir é preciso estar atento à forma de seu texto, o que pode atrair mais ou menos a atenção dos visitantes e leitores. Veja essas dicas de como escrever artigos melhores e mais relevantes.

 

Já escrevi artigos sobre a importância de se preparar bem os textos que vão em seu blog e recomendo como leitura complementar ao que virá abaixo:

 

Escrevendo Artigos mais relevantes.

1. Use a gramática corretamente: isso é fundamental, pois o que é bem escrito fica fácil de entender. Não precisa ir ao extremo rigor da língua, como se estivesse produzindo uma obra literária, mas faça valer suas aulas de redação e preparação para o vestibular (se você fez) e aplique ao menos o básico. Se as pessoas têm dificuldades para ler seus artigos e a leitura não fluir com naturalidade, então você estará perdendo visitas.

 

2. Não use gírias, regionalismos, “miguxes”: isso complementa o item anterior sobre o que falei de legibilidade e fluidez do texto. Seu texto tem que conter uma linguagem objetiva e simples. Pense que há pessoas de todos os tipos usando a internet e que podem cair em seu blog. Uma boa maneira de testar se seus artigos são legíveis e pedir sua mãe pra ler – se ela entender…

 

3. Seja pessoal: uma boa forma de atrair o interesse sempre crescente dos leitores é relatar suas experiências pessoais, ser pessoal, falar de si mesmo. Nào é pra transformar o seu blog num Big Brother BBB, mas mostrar que por trás dos textos há uma pessoas de verdade trabalhando. Nos interessamos pela experiência de vida do outro ou como o outro afirma sua forma de pensar, opinar… Relacione-se com seus leitores.

 

4. Demonstre bom humor: Não é pra ser engraçado (a não ser que seu blog seja sobre piadas), mas é preciso ter uma boa dose de descontração até em conteúdos muito sérios. Ser bem humorado é ter a capacidade de tornar os textos mais leves e agradáveis na leitura. Isso faz o texto fluir mais fácil e mantém o leitor interessado no texto. Se as pessoas estivessem buscando textos formais e sisudos, leriam tratados de medicina e direito ou filosofia. Blogs têm que ser leves e descontraídos, mais humanos e simples.

 

5. Escreva textos curtos: Um artigo curto, não precisa ser muito pequeno com poucas palavras, basta que seja possível ler em alguns poucos minutos (acho que algo em torno de 5 minutos no máximo). As pessoas estão lendo cada vez menos e com menos rigor e envolvimento, como tratamos no artigo “O futuro dos Blogs e os Analfabetos funcionais”, portanto pense que seu blog será lido em meio a outras tantas atividades e precisa, ao mesmo tempo, ser relevante e prático para o que busca seu visitante.

 

Concluindo.

Dedicar-se em melhorar mais e mais os seus textos é uma forma de atrair mais leitores e conseguir a fidelidade, fazer com que voltem sempre, pois se identificam de alguma forma com o que você produz. Pesquisar e ler cada vez mais, com toda certeza vai elevar o seu nível de qualidade e dar mais fluência para suas palavras e conteúdo oferecido. Invista sempre em entender o que seus visitantes querem ler e como comunicar melhor suas idéias.

.

4 Comentários

  1. Essa dica para a mãe ler os artigos do blog é muito boa. Eu já uso ela faz algum tempo. Sempre antes que publico algo em meu blog eu peço para minha mãezinha ler. rsrs. E ela entende tudo direitinho.

    Responder

  2. Pingback: As partes mais importantes de um post para o conteúdo do seu Blog se destacar | [ Ferramentas Blog ]

  3. Estou iniciando em blog e aquí encontro digas importantes. Leio todos os postes sobre blog para ter uma noção de onde eu quero chegar e que público eu quero atingir! Devido a este poste tive a ideia de comentar toas as noticias postadas no meu blog (Comentário do autor). Valeu pela dica!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.