10 dicas para melhorar sua influência na blogosfera

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Considero “influência” não a capacidade de convencimento que alguém possa ter sobre outros, mas a de ser alguém amigável e interessante, com a qual as pessoas se identifiquem e se interessem. Saber relacionar-se é importante em qualquer esfera da vida e na blogosfera não é diferente. Algumas dicas para blogs e blogueiros que tenho aqui nas minhas páginas podem ser completadas com um mínimo de bom-senso nos relacionamentos virtuais e saber usar bem seu espaço conhecendo as pessoas e se deixando conhecer.

Esse artigo é para completar e somar com outras três listas que postei e que você pode ler como um único conjunto:

1. Responda comentários e e-mails.

O primeiro lugar de contato com seu público alvo é seu próprio blog. Isso se dá por meio dos comentários nos artigos, principalmente, e pelos e-mails ou formulário de contatos do seu blog. Eu sei o quanto é difícil moderar e responder muitos contatos e meu blog é extremamente movimentado nesse sentido, mas me esforço ao máximo para ter um mínimo de contato com aqueles que interagem comigo. Isso mantém as pessoas interessadas no que você publica e passam a se identificar com você.

2. Construa relacionamentos.

Há muitas pessoas na blogosfera e nas redes-sociais digitais com as quais acabamos tendo mais contato e nos identificamos. Procure fazer amigos, mesmo que virtuais, dentro de seu nicho, para compartilhar experiências, conhecimento e para que sua vida na internet seja divertida de um modo mais interpessoal. Aproveite o que há de melhor na rede para conhecer pessoas e se ligar a elas.

Como influenciar pessoas

3. Seja otimista e instigante.

Não apenas na hora de gerar conteúdo para seu blog, mas em fóruns, debates e redes-sociais, é importante sempre ser otimista e instigar as pessoas, sem querer parecer melhor ou julgar ninguém. Mostre sua paixão pelos temas que debate, pelo que publica e/ou por seu trabalho/estudo/vida. Ninguém quer conviver com gente antipática e anti-social.

4. Compartilhe suas experiências.

(esse artigo está parecendo auto-ajuda… prometo que vai melhorar)
Um blog, ao pé da letra Weblog, é um diário virtual. Hoje em dia tomou outros rumos e usos, mas é uma boa característica usar de seu blog como um lugar para compartilhar suas experiências pessoais e ser menos formal. Se quer formalidade vá escrever um livro, artigo para revistas científicas ou na WikiPedia. Mesmo que o tema de seu blog exija imparcialidade e seriedade extremas, você pode ser pessoal na forma de escrever.

5. Comente em outros blogs.

Comentar em outros blogs é como política de boa-vizinhança: é uma forma de conhecer e se dar a conhecer. Não comente só para ter seu link, nem seja antipático com comentários medíocres só para vigorar em listas de comentaristas ou só pra cumprir preceito, fingindo ser amigável. Interesse-se pelo que outros blogueiros estão escrevendo, converse com eles pelos comentários e participe de outros blogs.

6. Relacione-se nos agregadores de conteúdo.

Há diversos agregadores de conteúdo para onde enviar seus links de artigos para gerar mais visitas, mas todos eles têm pequenas redes de relacionamentos, seja votando nas notícias de outros ou comentando e promovendo, seguindo os links ou perfis. Essa é uma boa forma de ganhar a simpatia de outros blogueiros e mostrar que você tende as “regras” daquele agregador e não está lá só para despejar links. Isso ajuda a gerar mais cliques e conseguir melhores posicionamentos.

Influenciar nas redes sociais

7. Converse nas redes-sociais.

Faça valer seu perfil no Twitter, Facebook e/ou Orkut convivendo com as pessoas. Converse, compartilhe e não seja formal. Isso vale também para os fóruns. Essa dica ajuda a melhorar a sua relevância, gera mais seguidores e mostra que você é uma pessoa ativa e interessante. Muitos caem no Twitter, por exemplo, pensando que assim poderão enviar os links dos posts e conseguir seguidores, mas redes-sociais são mais complexas que isso e servem para bem mais coisas que isso.

8. Use seu nome verdadeiro.

Sei que isso depende muito do tipo de blog que você mantém, mas via de regra é sempre bom usar seu nome verdadeiro. Do ponto de vista profissional, mais ainda: dependendo de sua atuação na blogosfera e nas redes-sociais isso pode lhe render bons contatos.

9. O mais importante é o outro.

A internet é lugar de relacionar-se e não de dar destaque ao seu ego. Procure sempre se interessar pelo outro e pelo que as pessoas estão fazendo, debatendo e o que interessa-as. Conhecer as pessoas implica ler o que elas têm a dizer e interagir com isso. Não queira ser melhor que ninguém e colocar-se numa posição de igualdade lhe garantirá mais chances de ter acesso a mais informações e ter mais credibilidade.

10. Seja original.

O que mais irrita outros blogueiros é gente que só sabe copiar o que outros já fazem. A originalidade é a questão mais importante para quem quer ter alguma relevância e ser influente na blogosfera. Ler muito e pesquisar sempre, ajuda a melhorar sua criatividade e conhecer o que outros estão fazendo, mas nunca copie o conteúdo de ninguém, nem repita o que outros já fazem. As pessoas só vão se interessar por seu blog e por você se seu conteúdo oferecer algo único e especial.

.

6 Comentários

  1. Marcos, mais uma vez valeu pelas dicas!
    Vc sabe que uma das melhores técnicas de aprendizado é a repetição, né?! Então, nada melhor do que repetir e reler..
    Obrigada por não nos fazer esquecer a humildade, sem a qual ninguém vai longe.
    Abraços!

    Responder

  2. Muito boas as dicas!
    Serviu bem para eu refletir os meus erros e acertos que venho tendo!
    E como a Adriana Diniz e o PE. Marcelo Rossi dizem: Humildade, humildade e humildade! =D

    Responder

  3. Marcos
    Antes de tudo quero agradecê-lo por ser quem é.
    Sua criatividade, inteligência, bom senso e vontade de partilhar o que sabe faz deste espaço um lugar de muita experiência e informação de valor.
    Li cada item e me identifiquei bastante.
    Na medida do possível procuro seguir o que você falou e hoje colho mesmo, de forma positiva, os primeiros resultados, especialmente a amizade.
    Um grande abraço e parabéns

    Responder

  4. Pingback: Como está a Blogosfera em 2010 segundo o Technorati | [ Ferramentas Blog ]

  5. Marcos, encontrei o seu blog, e não querendo jogar areia nos seus pés, mas posso lhe dizer com boca cheia, que grande descoberta eu tive.
    A cada post que leio, dicas, tutoriais, e principalmente com seus ebooks, tenho aprendido muito. Valeu!

    Responder

  6. Excelentes dicas. Eu sinceramente estou num longo conflito pra me decidir na dica 8. Eu já tenho canais sociais, mas não poucas vezes imagino que usar meu bom seria uma escolha melhor mesmo, ainda mais que no meu nicho muitas pessoas procuram por conversa, enquanto outras gostam de expor sua opiniao/ponto de vista ou conhecimento.
    Se tiver mais dicas para isso estou aceita e 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.