Dicas para ter mais credibilidade

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

influenciar-blog Antes que alguém me acuse de “propagando enganosa”, já digo que não há milagres para se obter credibilidade, nem nenhum método é garantido para se conseguir mais credibilidade. Isso é algo que é construído ao longo de muito trabalho, com muito esforço e dedicação. Especialmente para quem tem blogs, ter credibilidade é fundamental para ser influente, ser mais relevante. Mas existem alguns passos importantes para se caminhar no rumo certo e conquistar um pouco mais de credibilidade. Veja algumas dicas.

 

Para aprofundar o assunto começado aqui:

 

Esse artigo é baseado em outros dois que vi (em inglês). Não comungo de todas as idéias descritas, então resolvi dar a minha versão das questões levantadas. Esse tema então é dividido em quatro partes que descrevem tudo o que é importante para que alguém dê crédito ao que você faz, escreve ou é. Assim já temos uma boa definição da palavra “credibilidade” – receber crédito por algo. Mas isso também passa por outra coisa: fazer com que as pessoas acreditem em você. Quando acreditam, também “depositam crédito” ao que você propõe.

 

Segundo artigo “How you can be truly believable”, usando uma pirâmide para atribuir valor aos tais 4 pontos temos a seguinte descrição do que é importante para se adquirir credibilidade:

  • Cuidado e preocupação
  • Entusiasmo
  • Foco/Objetividade
  • Conhecimento

 

piramide-credibilidade

 

Para cada um dos pontos há uma porcentagem que determina a sua importância, onde a base de tudo é o Conhecimento. Já o topo e com mais importância é o cuidado e a preocupação que se demonstra com o seu público alvo. Cada um dos itens foi bem descrito no artigo “How to Build Credibility” Mas nesse caso vou inverter. Sou da opinião que esses dois pontos estão em lugares trocados, onde o mais importante é o conhecimento que podemos e devemos ter sobre o tema que abordamos e queremos passar adiante. Assim:

 

piramide-credibilidade-invertendo

 

Conhecimento = 50% – a base de uma pirâmide é o sustento de toda a edificação. Isso vale para edifícios em outros formatos, mas também é uma boa metáfora para as coisas que queremos construir. Seu blog só terá credibilidade se for bem fundamentado e as pessoas precisam perceber isso. Pense bem: quanta gente fala daquilo que não domina ou não conhece bem? Somos capazes de perceber logo quando lemos algo ou ouvimos alguém falar sobre algo que não tem todo o conhecimento necessário para defender uma posição.

 

Pesquisar, estudar e aprofundar sobre o tema de seu blog  é o mais importante e quem lê suas páginas, assiste seus vídeos e ouve você falar sobre tal tema precisa ficar convencida logo no início, de que você domina o assunto, mesmo que seu blog seja apenas um passa tempo. Seus visitantes só vão levar a sério o que você faz se perceberem que você ao menos dedica tempo estudando e pesquisando aquilo.

 

Foco / Objetividade = 15% – A maneira como transmitimos essa informação é fundamental para sermos ouvidos. Por isso traduzi essa parte como “Objetividade” também. Você precisa ter um foco e saber onde quer chegar e saber transmitir isso de forma direta e objetiva para seus leitores. Escrever bem, com qualidade é o primeiro passo para isso, especialmente tendo cuidado com o uso da gramática para ser sempre bem entendido. Então escreva textos curtos e legíveis. Veja mais dicas sobre isso aqui:

 

Entusiasmo = 25% – Não adianta fazer nada que não se goste, pois se fizer vai dar errado. Não há muito o que escrever sobre esse ponto: só digo que você tem que fazer o que gosta e o que te dá prazer. Um blog não nasce de uma obrigação (a não ser os blogs corporativos/institucionais/de empresas) e pode ser fonte de satisfação para quem o mantém, especialmente para melhorar suas relações, ampliar seus contatos e para adquirir mais conhecimentos de sua área. faça tudo com entusiasmo.

 

Cuidado e Preocupação = 10% – Importe-se com as pessoas e demonstre interesse por seu público alvo. Isso se mistura um pouco ao item anterior (entusiasmo), pois um blog é uma rede-social e é uma forma de interação com outras pessoas, seja pelos fóruns, redes-sociais (como o Twitter) ou mesmo os e-mails e comentários trocados em suas páginas. Demonstre interesse pelo que seus leitores têm a dizer, compartilhe seu conhecimento e aprenda com eles, fazendo de seu blog uma fonte de troca e contatos. Quando o leitor percebe que você fala diretamente com ele e se preocupa com as mesmas coisas que ele, isso já é um grande salto para se conquistar mais credibilidade.

 

Veja mais sobre o tema:

Esse é um tema vasto e há muito o que se fazer para crescer na blogosfera e ganhar seu espaço. Temos muitas dicas e artigos sobre esse tema e recomendo os seguintes, onde o primeiro deles é um vídeo:

.

2 Comentários

  1. Interessante sua argumentação acerca da credibilidade, pois entendo ser este o requisito básico de qualquer blogueiro. Por isso a relevância de se escrever sobre conteúdos que possuímos conhecimento ou buscar esse conhecimento antes de publicarmos um artigo.

    Responder

  2. Olá, Marcos!

    Outro artigo interessante para seguir além do seu, anterior, sobre influência.

    Eu diria que a credibilidade é um fator importantíssimo, também, para o linkbuilding de um blog: os metablogs mais "creditáveis" são os que sempre são linkados naturalmente com mais frequência, à exemplos o Fique Rico e o Blog do Dinheiro.

    Outro fator importante a se ressaltar é que a credibilidade também está intimamente ligada à concorrência: quanto maior esta for em um nicho, mais difícil é de se atingir uma grande credibilidade, não acha?

    Sobre a pirâmide, é realmente complicado encontrar números ideais, mas eu diria que concordo mais com a sua, até porque nem existirão leitores para se depositar Cuidado e Preocupação em um blog que não repassa com qualidade o Conhecimento!

    Um grande abraço!
    Alan Niemies
    http://www.analiseblogueira.com/

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.