Informativo: Dificuldades para acessar o Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quem usa o Blogger como plataforma, nesses últimos dias tem tido dificuldades para entrar no painel, seja pelo endereço padrão ou pelo Blogger in Draft. Isso está impossibilitando muita gente de administrar suas postagens e comentários, mas também tem causado transtornos para abrir certos endereços do “.blogspot.com”. Ao que tudo indica isso é um problema no serviço de DNS do provedor de acessos Oi/Velox (Telemar) e já vem desde o dia 23/24 de dezembro (2009). Veja como resolver isso.

 

Já detectamos esse problema há alguns dias e falamos disso no Twitter (@hordones) e há um debate intenso no fórum de ajuda do Blogger (oficial), tentando chegar a alguma solução. Quando pensávamos que o problema fosse da Google mesmo, percebemos que os principais afetados eram da região no Brasil que usa serviços do Oi/Velox, região da operadora de telefonia Telemar (mas tem outras regiões reclamando também). A Juliana Sardinha publicou um primeiro resumo dos fatos:

 

Bom, como o problema não é na Google diretamente, mas na forma como a provedora de acesso chega até o serviço do Blogger, pelo DNS das conexões, uma solução, que testei e estou usando é mudar o DNS primário e secundário das configurações de sua conexão. Vou mostrar dois modelos que testei e deram super certo, sem atrapalhar nada na sua navegação padrão.

 

Mude o DNS de sua conexão para:

Padrão público da Google (altamente recomendado):

Primário: 8.8.8.8
Secundário: 8.8.4.4

 

Outra opção (alternativa):

Primário: 208.67.222.222
Secundário: 208.67.220.220

 

Para mudar o DNS de sua conexão, clique com o botão direito no ícone de acessar a internet (Conexões de rede)  e escolha “Propriedades”. Na janela que abrir vá nas configurações de IP (Protocolo TCP/IP) e coloque manualmente os dados citados acima onde está o espaço para digitar os DNSs, parecido com a ilustração da imagem:

 

janela-DNS-blogger

 

Essa imagem é apenas um modelo do que você verá e é como aparece aqui no meu Windows 7. Mas pelo que me lembro é assim também nas outras versões. Clique no botão “Ok” para aplicar as mudanças e já funcionará para acessar o Blogger.

A Juliana Sardinha já publicou um tutorial passo-a-passo para configurar o DNS manualmente tanto no Win7 quanto no XP:

 

Acredito que em mais alguns dias a Google Brasil e a Oi/Velox Telemar chegarão à uma solução que não precise dessas mudanças e você poderá voltar à configuração padrão que recebeu. Por fim, só faça as mudanças se tiver certeza de que consegue. Eu não sei mais do que isso, então acessem o fórum e participem do debate lá (mas sejam educados, pois tem muita gente deselegante por lá).

 

P.S.: Esta é uma solução que deu certo para mim e para muitos outros. Não posso garantir 100% de que isso é seguro, nem que seja o procedimento mais adequado. Aqui funcionou bem. Quem não quiser se arriscar (mas eu não vejo risco nenhum nisso, e acredito ser muito seguro, especialmente usando o DNS público do Google) lembre-se de ficar de olho nas soluções da Google e até ligue para a Telemar para se informar mais e melhor.

.

12 Comentários

  1. Uso Velox aqui em Bacabal – MA, configurei com a segunda alternativa e deu certo.

    daqui a pouco o Velox não nos deixa acessar mais nada, aff!!!

    Responder

  2. Perguntei a um profissional sobre isso:
    "Usar outro DNS, é bom mas pode direcionar vc pra um site CLONE, porém buraco negro…"
    Maxwell Marques
    Analista de Suporte TIC

    Responder

  3. Meu DEUS! mas a OI consegue atrapalhar até de longe ?

    Por isso eu não tive problemas, já uso DNS do OpenDns. Antes que alguem pergunte o opendns ainda é mais rápido que o do google (ainda).

    Tia Ju se permitir na humildade um jabazinho está o link de uma vídeo aula minha para configurar Roteador, deve ajudar caso as pessoas queiram colocar o Dns direto no Roteador que assim todos os pcs da rede, iphone e outros vão ficar com dns do roteador.

    Roteador Wrt54g (tutorial/vídeo-aula)- http://tinyurl.com/yaz5n2f
    Roteador Mymax (tutorial) – http://tinyurl.com/naavhm

    @gabrielsubtil

    Responder

  4. Essa solução deu certo para mim também.

    O problema era mesmo a Oi/Velox. Eu pedi para entrar no blogger do 3G da Tim da minha prima e vi que o blogger estava funcionando normalmente.

    Abraços

    Responder

  5. nossa, muito obrigado mesmo, tava me desesperando sem conseguir acessar o blogger, pensei que era algo com o servidor.
    Consegui acessar mudando o dns sessa forma ai, mas somente com a opção alternativa!

    Responder

  6. O problema de mudar o DNS é que resolve para o dono do blog, mas não para seus visitantes. Ou seja, é uma solução paliativa, mas é melhor do que nada. Abraços.

    Responder

  7. @gabrielsubtil

    Aqui é o Marcos (editor do [FerramentasBlog.com]… rs!
    Mas gostei dos seus links e são uma boa ajuda.

    .

    @Juliana,

    Realmente a solução é só um paliativo. Temos mesmo é q torcer para a Oi resolver o problema.

    Responder

  8. Mesmo que ainda não enfrentado esse problema, resolvi fazer as alterações como medida preventiva.

    Abraços,

    @jmpsousa

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.