Duas características de um conteúdo de qualidade

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Eu sei que sou repetitivo na maioria dos meus posts, mas algumas coisas precisamos ser insistentes, pois muita gente tem resistido nos mesmos erros. Considero que a coisa mais importante para um blog bem-sucedido é a qualidade de seu conteúdo e todo o seu trabalho com seu blog deve girar em torno de aperfeiçoar essa qualidade, pois sempre temos algo para melhorar.

Já publiquei algumas coisas interessantes para ajudar você a avaliar a qualidade de seu blog e recomendo a leitura de um post para complementar o que vem abaixo:

Agora vejamos duas características importantes para a qualidade do conteúdo de um blog.

1. O conteúdo do seu blog é útil?

A utilidade de um blog está ligada diretamente aos objetivos e a quem seja o seu público alvo. Mesmo que seu blog seja de humor, há um público específico que você quer atingir e o que for publicado deve ser considerado útil de alguma forma.

Sei que isso é obvio, mas é preciso pensar na utilidade do que se faz para que o conteúdo seja classificado como relevante por quem lê e para que se interessem em voltar para ver mais. Isso também está ligado à capacidade que o seu conteúdo tem de gerar uma ação, provocar seu público: seja lendo mais, assinando o Feed, seguindo numa rede-social, deixando comentários ou participando de debates, até mesmo comprando seus produtos.

2. O conteúdo do seu Blog é agradável?

Agradável aqui podemos entender também como um conteúdo prazeroso, que dê satisfação ao seu leitor. Quando encontramos algo agradável, mesmo em assuntos técnicos, a leitura é mais leve, fácil e motivadora.

Preocupe-se em escrever de forma cativante, pois é isso o que motiva boa parte das pessoas a interagirem com seu texto, seja divulgando, escrevendo comentários e principalmente linkando em outros lugares. Isso gera identificação do leitor com você e ele se familiariza com sua forma de escrever, se sentindo mais a vontade em sua página.

Claro que também não podemos esquecer de que o conteúdo de seu blog tem que ser agradável visualmente, cuidando de criar títulos, destaques, imagens, cores e fontes que valorizem o texto.

Outros artigos que podem te ajudar a escrever melhor:

.

6 Comentários

  1. Marcão, gostaria de saber duas coisas:
    1 – Seu blog está hospedado em qual lugar?
    2 – Por que as suas imagens segue o URL do seu blog?

    Quero tirar estas dúvidas para hospedar o meu blog em algum lugar se é que é bom.

    Abraços!

    Responder

  2. @Paulo,

    Aqui não é o lugar para essas dúvidas, mas vou responder assim mesmo.

    1. Meu blog está todo hospedado no Blogger (Blogspot) da Google e uso todo o serviço disponível.

    2. eu tenho um domínio ".com.br" q usa hospedagem da UOLHost. Algumas imagens e arquivos eu coloco lá para facilitar minha administração.
    O restante das imagens, como as dos posts, estão exclusivamente no PicasaWeb que é a base do Blogger.

    .

    Responder

  3. Quando se é repetitivo em algum fator muito importante, como é o caso do conteúdo do blog, alvo principal de quem está a procura de conteúdo disponibilizado na internet, não existe limite para reforçar a ideia de um blog mais agradável e relevante… isso! Relevante é a palavra-chave para um blog completo e de sucesso. Pena que até chegar la é preciso muitas vezes passar por um longo caminho frustrante, receber nome de irrelevante uma vez na vida e gostar muito de blogs. Se todo esse processor for pulado, ou não existir para alguém que se lança no universo blogosférico, é porque certamente tem truta no meio… Tem muita gente que se preocupa muito mais com esquemas de códigos e de como entender o sistema da google para atingir os primeiros lugares, mas na verdade o conteudo do blog especificamente falando está lá em último plano.

    Eh isso.

    Prineira vez que comento neste blog, mas a enésima vez que o visito… hoje!
    Abraços, Marcos.

    Responder

  4. Definitivamente, estética é fundamental… navegar deve ser também agradável aos olhos. Agora.. o que é esteticamente belo… perguntem a Kant, Aristóteles, Platão… rsrsrsrs!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.