É bom escrever Guest Posts para outros blogs?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Produzir conteúdos é a mais importante tarefa de um blogueiro, pois é a única fórmula garantida de sucesso na Blogosfera. A grande maioria não sobrevive justamente por não fazer conteúdo de qualidade, relevante para seu público alvo. No fim, aqueles que escrevem melhor e são originais, são aqueles que vão sobreviver. Mas além de produzir conteúdo para seu próprio blog, as vezes vale a pena produzir para outros, enviando artigos para blogs parceiros, escrevendo como convidado. Daí o nome “Guest Post” ou “Guest Blogging”, quando somos convidados a escrever para outros blogs além do nosso.

Uma prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil, mas já é muito comum em outros países, é produzir conteúdo para terceiros, não só como forma de divulgação do seu blog, mas também como parceria e modo de atingir um público ainda maior com suas ideias.

Um “Guest Post” é uma maneira simples de compartilhar informações com outros aproveitando-se do espaço já conquistado por outros blogueiros.

Mas não pense isso de forma negativa!

Um blogueiro nunca deve ficar restrito às suas páginas, esperando que seu público alvo apareça por sorte. É preciso interagir com outros blogueiros, buscar parcerias e formas de ampliar suas relações. Se todo blogueiro quer conteúdo de qualidade e original, caso você seja capaz disso, pode oferecer-se para produzir artigos em blogs de seu nicho ou mesmo em blogs diferentes do seu.

O mais comum, e para confirmar o nome de “guest” (convidado), é ser convidado para escrever num blog de algum parceiro ou conhecido.

Guest Blogging ou Guest Post

Vale a pena fazer Guest Posts?

Com toda certeza essa é uma prática louvável e muito importante para um blogueiro profissional. É uma forma de reconhecimento de seu trabalho de qualidade e uma maneira de ampliar seu público alvo e mostrar-se versátil na hora de produzir conteúdo e ser original.

Além de ser uma ótima maneira de ampliar suas boas relações com outros blogueiros, o Guest Post também serve como divulgação de seu nome e até como técnica de “Link Building“.

O mais importante mesmo é diversificar seu trabalho, poder publicar sobre assuntos diferentes daqueles que você habitualmente escreve em seu próprio blog, mostrando versatilidade e maior criatividade.

A parte mais difícil é ter tempo para produzir para seu blog e ainda escrever com qualidade para outros blogs, mesmo que seja apenas ocasionalmente.

Também é preciso diferenciar o Blogueiro Freelancer do Guest Blogger. O Guest Blogger tem seus próprios projetos e só escreve para terceiros como forma de parceria, quando surgem oportunidades, algo extra e sem ganho financeiro direto. Enquanto o Blogueiro Freelancer nem sempre tem projetos próprios e escreve constantemente para outros blogs e sites como forma de ganhar dinheiro produzindo para outros, inclusive como forma de propagar seu nome ou sua atividade profissional.

Guest Blog

O mais importante a se ressaltar é ampliar suas relações e o alcance de seu trabalho como blogueiro, encontrando outros nichos, multiplicando suas parcerias e melhorando suas técnicas de produção de conteúdo.

Procure blogueiros que precisem de conteúdo original, mostre a qualidade de seu trabalho e ofereça um artigo. Assim você conquista novos públicos e pode descobrir um potencial novo.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

13 Comentários

  1. Já escrevi um Guest Post aqui para o FB, sobre Geolocalização, blogs e redes sociais e considero que os resultados foram excelentes.
    Também tenho aceito Guest Posts publicados em meu site, através do projeto GEOTutoriais.
    Abraço!

    Responder

  2. Marcos..Guest Posts são importantíssimos, isso é fato! Pois existem um série de fatores positivos para exemplificar essa questão.

    Achei bacana também, você tocar no assunto do Blogueiro Freelancer, já que é a grande oportunidade para jovens blogueiros arrecadar dinheiro extra. Onde alguns blogs oferecem essa chance, e neste momento meu blog apresenta essa proposta.

    Legal estar aqui apreciando seus posts novamente.

    Responder

  3. Marcos, muito boa e valiosa esta dica!
    Estou aqui, se alguém desejar escrever algum artigo no meu blog ou sermos parceiros, o endereço de e-mail é este:
    adeladialins1@hotmail.com.

    Estou à disposição.

    Amo interagir com outros blogueiros! Àquele blogueiro que não interage com os demais não é um blogueiro de verdade!

    Abraços Marcos e boa sorte!!!

    Responder

  4. Excelente artigo e bastante realista!
    Realmente é isto que torna-me mais motivado a escrever “guest posts”, quando alguém faz isso, ganhar reconhecimento e também participa em outros blogs, além de promover o seu próprio blog. Concordo plenamente contigo, Marcos, neste ponto.
    Até Já!

    Responder

  5. Marcos, parabens pelo seu artigo, algo muito valioso para quem realmente quer levar a sério o fator blog, estou muito satisfeito em ler seus artigos, pois estou aprendendo e aperfeiçoando com suas dicas que realmente ajuda bastante.
    E tenho a certeza que logo logo estarei produzindo bons artigos também.
    um abraço!!

    Responder

  6. Parabéns pela dica Marcos, já fui convidado e até já escrevi alguns, mais nunca dei tanta importância para isso, creio que agora vou procurar focar um pouco mais nessa dica.

    Abraçoss

    Responder

  7. Esse post é um exemplo do que venho fazendo. Possuo um blog de futebol mas não deixo de escrever guest post no Mundo do Futebol, no qual sou autor. Além de ajudar o blog lá também atraio visitantes para meu blog. Excelente conteúdo Marcos, abraço.

    Responder

  8. Sou muito bom para escrever artigos e assim excelente para Guest Posts, mas hoje é bem difícil de se achar blogs que estão aceitando Guest Posts. E assim foca difícil produzir esse tipo de conteúdo.
    Mas estamos ai, e quem tiver dicas de blogs que aceitam (incluindo você grande Marcos), por favor me de uma ajuda!

    Até!

    Responder

    • Olá Gustavo Guerra!

      Conheço o Ajuda Blogueiros, e parabens pelo seu trabalho.

      Eu tenho um blog e ultimamente resolvi aceitar Guest Post, mas para blogueiros como vocês ( Celso Lemes, Marcos lemos, Gustavo Guerra, Gustavo Freitas entre outros) o difícil não achar blogs que aceitem Guest Post, mas sim blogs a altura dos seus artigos.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.