É importante disponibilizar Sitemap para o visitante do Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

sitemap-sideO Sitemap, como o nome já diz, é o mapa do conteúdo do seu blog (site), onde de alguma forma é possível encontrar tudo interligado e organizado. Há os modelos de sitemaps usados para enviar ao Webmaster Tools dos mecanismos de busca, que são as questões mais básicas das técnicas de SEO para um blog. Mas os sitemaps também são importantes para os visitantes de seu blog?

 

Se você não sabe o que é Sitemap ou a importância disso para o seu blog ou mesmo como enviar isso para o Goolge, recomendo o seguinte artigo (URGENTE):

 

Os mapas de sites são uma forma bem objetiva de detalhar o conteúdo do seu blog e interligar assuntos, cronologia e organização. Os mecanismos de busca tendem a rastrear o conteúdo de um blog a partir dos links internos. Esse links internos é que mostram onde está cada parte de seu blog. Por isso é tão importante interligar conteúdo.

 

Para facilitar esse processo, enviamos um mapa de nossos blog para as ferramentas de análises dos buscadores, que recebem nosso conteúdo e não perdem nenhuma parte. Isso pode agilizar a indexação.

 

Esse mesmo sistema e recursos pode facilitar a vida de quem chega até o seu blog e procura por seu conteúdo. Assim, já respondendo à questão posta aqui, é importante e muito útil oferecer para seu público, seus visitantes, mapas de seu blog, mapas do conteúdo que há em suas páginas.

 

sitemap-placas

 

Como oferecer mapas do Blog?

Não é complicado oferecer esses sitemaps para os visitantes e todo sistema de blogs tem esses recursos disponíveis. Você não precisa criar uma lista com o título de todos os posts, mas basta saber organizar os menus e links mais básicos.

 

O sitemap mais comum nos blogs é organizado de forma cronológica e é o próprio arquivo de conteúdo do blog. Os gadget/widgets (elementos de página) que exibem os posts em forma de calendários ou listados por datas e que o visitante pode navegar segundo a ordem em que o conteúdo foi publicado.

 

Um outro modelo de mapa do blog que considero bem mais eficiente, são os marcadores de conteúdo, as categorias e tags. Todo post, todo artigo de seu blog pode ser organizado e classificado de acordo com subtemas. Assim o visitante pode escolher o que pretende segundo as categorias. Recomendo muito que se leia:

 

Aqui também podemos incluir as listas de artigos relacionados, que aparecem nos finais dos posts e os links internos ao longo dos textos. Esses modelos, apesar de incompletos, são muito eficientes em interligar os conteúdos do seu blog e têm mais chances de receber cliques, mantendo o visitante interessado em ler mais.

 

Isto faz parte da estrutura de layout de qualquer blog e esses gadget (elementos de página) são indispensáveis na barra lateral (sidebar). São elementos que envolvem a navegabilidade de seu blog. E, claro, compõem a naturalidade dos artigos de seu blog que precisam estar conectados e mostrar ao leitor o quanto os posts e artigos são complementares.

 

Este artigo foi baseado nas orientações do Matt Cutts, que trabalha na Google e trata de questões de SEO em vídeos, respondendo dúvidas dos usuários. Segue o vídeo (em inglês):

 

.

1 Comentário

  1. Pingback: Escolhendo um Layout para seu blog #VocePergunta [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.