E se a Google punir e excluir seu Blog dos resultados das buscas?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todo blogueiro quer aparecer bem posicionado nos resultados orgânicos do Google para conseguir mais visitas. Há técnicas de SEO para isso e várias outras formas de conseguir atrair visitantes à procura de algo. A grande maioria de nós dependemos profundamente das visitas vindas do Google… mas… E se da noite para o dia a Google, por alguma razão, retirar seu conteúdo do índice? Seu blog morrerá sem visitas?

penalizacao

Este post serve de alerta para todos os blogueiros!

Sempre ensino sobre técnicas de SEO para seu blog aparecer bom no Google. Caso você queira ver posts sobre isso, acesse nossos posts e artigos de SEO para Blogs.

Você sabe qual a origem das visitas do seu Blog? Quem atrai mais visitantes, como seu público chega até seu conteúdo e outros dados são de extrema importância para a sobrevivência do seu Blog.

Seu Blog depende do Google?

Quem usa o Google Analytics ou outro sistema para acompanhar as visitas do blog, sabe ver a origem das visitas recebidas, a origem do tráfego recebido. Muita gente pode se dar por satisfeita ao ver que boa parte de seu tráfego vem do Google, de pessoas que encontraram seu blog por alguma pesquisa feita naquele mecanismo de busca.

Mas essa é uma tática perigosa. Depender muito do Google pode ser arriscado para o seu blog, pois seu conteúdo do pode deixar de ser indexado ou simplesmente receber algum tipo de punição e ser completamente excluído de qualquer resultado orgânico. Vimos casos recentes disso e vou mostrar aqui como exemplo.

O melhor é não depender tanto da Google para ter visitas em seu blog:

grafico-pesquisa-blog

Há vários motivos para receber algum tipo de punição da Google (e pode até ser sem um motivo, por erro de alguém). Por isso é importante variar as origens de tráfego que seu blog recebe e investir o máximo nessas.

Estudo de caso: Usuário Compulsivo

Se você acha que isso não acontece (nem com quem tem blog no Blogger, por ser da Google) veja o que aconteceu com o Usuário Compulsivo (http://www.compulsivo.com.br/) e vem se prolongando desde o início do ano (Jan/2011):

google-compulsivo

Ao fazermos uma busca sobre o que está indexado no Google para o blog do Usuário Compulsivo, não aparece resultado algum. A Google simplesmente excluiu qualquer referência ao Compulsivo de seu índice. E este, inclusive, é um blog que está no Blogger (que é serviço da Google).

O resultado disso podemos ver nos dados estatísticos do Blog dos últimos 12 meses. Seu número de visitas caiu em mais de 80%, que tinham origem no Google. Veja os gráficos:

grafico-complsivo

Os dados estatísticos do Compulsivo estão abertos publicamente em seu próprio blog com link para o sistema de análises.

Este não é um blog que oferece downloads ilegais, nem tem conteúdo duplicado ou viola direitos autorais e, aparentemente, não infringe nenhuma das regras de conteúdo da Google. Também não podemos perceber nenhum tipo de tentativa de manipulação de conteúdo com técnicas de SEO para burlar ou enganar os algoritmos da Google.

Não pude apurar claramente os motivos da punição, mas não é algo que podemos perceber só olhando para o conteúdo e estrutura do Blog, que parece estar dentro dos padrões exigidos pela Google.

As punições da Google

Esse é um exemplo extremo de punição e exclusão completa de todo o conteúdo, mas nem sempre chega-se a tanto e há outros níveis de punição. A Google está modificando seu algoritmo e até anunciou recentemente outras formas de punição:

Ela pode parar de indexar seus novos posts, reposicionar e reclassificar pior os seus conteúdos já indexados ou até eliminar apenas uma parte dos resultados e manter outros.

De toda forma isso significará perda de visitas e até de receita para seu blog, caso ele dependa tanto desse sistema de busca.

Não seja tão dependente do Google

Não dá para ignorar a Google e não se preocupar em aparecer nos seus resultados. Tome sempre o máximo de cuidado para manter um conteúdo dentro das regras da empresa (Diretrizes para Webmasters), mas aprenda também a não esperar os melhore resultados apenas vindos de lá.

Está na hora de investir mais nas redes sociais e nos agregadores de conteúdo para atrair visitas. E para ter bons resultados nisso, com visitas constantemente crescentes, você tem que trabalhar na divulgação do seu blog e conteúdo diariamente.

É preciso ir atrás do seu público alvo onde ele está e com todas as suas armas de divulgação, interagindo mais, fazendo parcerias, enviando links, newsletters, Feeds, promoções.

Mais ainda, invista em fidelizar seus visitantes, em conseguir que mais e mais pessoas conheçam sua página e seu endereço e queiram voltar sempre para encontrar mais informações. Um público fidelizado é garantia de visitas constantes e sem depender de nada ou alguém.

Como pedir reconsideração à Google?

A Google não pune sem motivos, mas podem acontecer erros e você pode pedir reavaliação e reconsideração para o seu conteúdo voltar ao índice. Inclusive, se você tem culpa da punição, a Google até te dá uma chance de rever isso e mostrar que seu blog/site merece voltar aos resultados orgânicos.

Aqui tem o procedimento para isso:

E há um vídeo (em inglês) que tira algumas dúvidas mais específicas. Assista também e veja como proceder caso algo dê errado:

Veja artigos sobre divulgação de Blogs:

.

29 Comentários

    • Joelison,

      Eu fiz corretamente e quem precisa de mais atenção aqui é você. O procedimento que usei e descrevi é ensinado pela própria Google no seguinte link: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=35256

      Ao escrever da forma como usei (site:URL.com.br) é feita para encontrar apenas os links indexados no sistema da Google diretamente. Sem essa fórmula-tudo o que se exibe é o backlinks externos.

      Da próxima vez que quiser corrigir alguém, aprenda e pesquise antes de tentar.

      Responder

    • Não! O correto foi como o Marcos fez. Porque no segundo link que você enviou você está a pedir ao google que procure todos os locais onde essas palavras estão escritas e não as páginas referentes à url compulsivo.com.br
      Mais atenção você ao questionar o profissionalismo do Marcos. Ele nunca nos iria enganar numa coisa destas…

      Responder

    • Olá Marcos!

      Primeiro parabéns pela postagem!

      Agora uma grande risada para o Joelison (KKKKKKKKKKKKKKKKK).
      Pagou o maior mico aqui no [Ferramentas Blog] na frente de todos os seus leitores. Essa foi engraçada, questionando uma pessoa como você, extremamente profissional.

      Presta mais atenção Joelison, estude. É que eu sempre falo em meus comentários – “Canja de galinha e um pouco de estudo não faz mal a ninguém.”

      Abraço e Sucesso sempre (Marcos)
      Roger Dance

      Responder

  1. Meu Deus!!! Coitados do(s) autor(es) do Usuário Compulsivo, foi uma facada nas costas! Mas de certeza que não infringiu nenhuma regra do google? E já tentaram pedir a reavaliação da punição?

    Responder

  2. Boa tarde!

    Ufa! Finalmente encontrei algum post que me desse uma luz. Já tem uma semana que venho sofrendo uma certa “penalização” do Google, mas não consigo entender o motivo.

    Hoje, depois de mexer muito no webmaster tools, ao remover e adicionar várias vezes meus sitemaps, o google voltou a reindexar minha páginas, bom, pelo menos em teoria. Os números de páginas indexadas já subiram, mas ainda não estão aparecendo no google.

    Se alguem tiver interesse em dar uma olhada e tiver uma possível solução, ou até mesmo se servir de “case” é só visitar meu blog.

    Marcos, muito obrigado por esse post!

    Abraços

    Leonardo Nista
    Corro por Correr

    Responder

    • Só atualizando…

      Acessei o webmaster tools Google e minhas páginas sumiram, antes estava com 143 urls enviadas e 141 urls no indice da web, agora está com 52 enviadas e 48 no indice da web.

      Está tudo confirgurado conforme manda os tutoriais de sitemaps:
      atom.xml?redirect=false
      atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100
      atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100

      Já tentei essa opçaõ tambem:
      atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=500

      Já não sei mais o que fazer. Apesar de poucas postagens do meu blog, ele é uma referencias em corridas de rua em minha cidade, mas agora estou perdendo espaço, pois uma corrida que acabo de divulgar o google não quer indexar.

      Alguem tem alguma luz!??!?

      Obrigado!

      Responder

      • Leonardo,
        Primeiro é preciso paciência. Nào é só mudar as configurações de sitemap. Essas mudanças e a indexaçào no Google pode levar dias para aparecer e funcionar de fato.
        Nào há resultados imediatos e rápidos. Vc nào está esperando o tempo de indexação que a própria Google pede.

        Responder

        • Obrigado Marcos, vou seguir sua dica.

          Estou mudando minha estratégia de divulgação, hoje o google representa 64% dos meus acessos. Criei uma página no facebook e tenho utilizado muito o TW para divulgar.

          Estou preocupado, pois antes a indexação era tudo muito rápida!
          Eu publicava de madrugada e de manhã o post já está no google.

          Meu ultimo post foi publicado na madrugada do dia 27/04 e até agora nada de aparecer. O ultimo post que está no google é do dia 26/04, que teve sua indexação quase de imediato!

          Obrigado pela atenção

          Leonardo Nista
          Corro por Correr

          Responder

  3. Marcos voce tem toda a razão quando diz que nao devemos depender tanto do google, eu estou a entrar no mundo das parcerias! Visitas garantidas para ambas as partes!!!! Temos é de fazer boas parcerias, os sites/blogs devem conter o mesmo assunto!

    Responder

  4. Agora me preocupei, eu tenho um blog onde posto textos de autores amadores, o último post que recebi já está publicado em outro blog, pelo próprio autor que me enviou. Eu deixei passar,seria apenas mais uma forma de divulgação, pensei, mas eu to vendo que mesmo sendo o mesmo autor que me enviou os texto, este não deixa de ser duplicado. Marcos, tem uma maneira de avisar ao Google que os autores estão ciente dessa “duplicação” ou meu blog pode ser punido por isso?

    Responder

  5. Ótimo post Marcos, mas sobre o Compulsivo,ele publica revistas masculinas, não sei se é este o motivo, mas pode ser ?

    Responder

  6. Olá Marcos,

    Eu desconheço a causa (ou as causas) dessa punição tão severa. Já revisei tudo, pedi reconsideração duas vezes e nada… Esta semana recebi um aviso no Webmaster Tools que minha solicitação havia sido avaliada e que, caso meu site não estiver infringindo nenhuma diretriz deles, poderá retornará ao índice.

    Se não chover 😉

    []’s
    @Compulsivo

    Responder

    • Primeiro quero agradecer seu comentário.
      Como era de se esperar, imaginava mesmo que nem você soubesse as causas do ocorrido. Todos nós conhecemos seu trabalho e sabemos que seu conteúdo não foge às normas da Google.

      Agora, com a informação de que nem pelo Webmaster Tools vc recebeu alguma informação mais concreta de problemas, só podemos supor que a Google reconsidere o incidente e volte seu blog para o índice.

      Responder

  7. Extremamente intrigante, se o compulsivo não recorreu a alguma técnica de black hat é realmente um mistério este tempo e gravidade da punição(com remoção completa dos índices). Tento não acreditar que o novo algoritmo contra cópia não tenha invertido as bolas, se é que ele está sendo aplicado nos servidores brasileiros da google.

    Responder

  8. Acho que descobri o motivo da minha punição. Não tenho certeza, mas acredito que foi por causa deste site: http:// www. jumentrix. com. br

    No Google Analytics do meu site, constam muitas referências de acesso neste post (que nunca existiu no meu blog): http://www.compulsivo.com.br/2011/04/playboy-ariadna-bbb11.html

    Porém ao pesquisar apenas por 2011/04/playboy-ariadna-bbb11.html (visto que o meu domínio não está no índice) Acabei caindo nesse site JUMENTIX (o nome diz muita coisa sobre o autor). Que copiou diversos elementos dos meus blog, como links internos e outros elementos visuais.

    Acredito que o rapaz tenha feito uma merda enorme com meu código e inserido no blog dele. E quem se phodeu fui eu…

    []’s
    @Compulsivo

    Responder

    • Incrível,
      O cara deve ter copiado vários de seus códigos e da estrutura do seu blog, como os códigos do Analytics, meta tags para webmaster tools e tags gerais, o que para o Google acabou sendo entendido como uma duplicação de conteúdo.
      Como o blog do cara tem muito conteúdo de terceiros, isso acabou prejudicando só você por seu blog ser mais antigos e ser verificado primeiro.

      Infelizmente deve ter sido mesmo isso que aconteceu.

      Compulsivo, obrigado por voltar aqui e compartilhar isso!

      Responder

  9. Para compreendermos melhor este imbróglio do banimento do compulsivo, seria bom ele abrir a caixa preta das alegações primárias feitas pelo Google. Normalmente, a empresa manda um e-mail ou uma mensagem via Ferramentas sobre o motivo do banimento, se lá consta conteúdo duplicado, então é um bom ponto de partida.

    Responder

  10. Olá Marcos,

    Parabéns pelo belíssimo trabalho que desenvolve…
    Dias atrás aconteceu uma situação semelhante comigo mas foi no G+, o meu perfil foi suspenso de lá porque eu utilizava a foto e o nome do meu blog no meu perfil do G+, eu tenho quase certeza que foi isto porque depois que passei a utilizar o meu nome e a minha foto na rede social G+ voltou tudo ao normal.
    Tenho quase certeza que foi isso porque tinha uma mensagem não muito clara dizendo que eu teria que usar as páginas do G+ para divulgar as postagens dos blog.
    Também acho estranho porque algumas pessoas utilizam fotos e nomes muito mais “esquisito”…
    Será isto ou estou enganado? tenho pouca experiência, criei o blog por curiosidade para aprender como se cria, sou autodidata não frequentei nenhum curso de informática, mas quero aprender algo relacionado a esta área nas horas vagas.

    Grande abraço…

    Responder

  11. Olá Marcos,
    Solicito ajuda, registrei um determinado domínio recentemente, ocorre que o google não indexa o mesmo. Após ler seu artigo descobri que o domínio foi banido pelo google por pratica desleal, Assim seu proprietário abandonou-o e o mesmo voltou para novo registro. Assim que o domínio saiu do ar o google teria que retirar as restrições? Tem como saber se o domínio consta alguma restrição pelo google ante de registrar? Tenho também que ser punido só por adquiri um domínio com restrição.

    Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.