Editar postagens usando Tema do Blog no Live Writer

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

WindowsLiveWriter Sempre recomendamos aqui que todos os blogueiros usem o Windows Live Writer e até já ensinamos a instalar esse poderoso editor de postagens, super profissional e prático. Ele tem recursos interessantes, facilita a vida de quem é iniciante e amplia a qualidade do trabalho tanto desses quanto dos usuários avançados. Pode ser usado tanto por quem tem blog no Blogger, quanto por blogueiros do WordPress. E um desse recursos é a possibilidade de visualizar o resultado antes de publicar no blog diretamente.

 

Vou mostrar aqui como usar o recurso do Windows Live Writer, chamado de “Editar usando tema”. É a maneira de, enquanto você digita seu artigo, por ir vendo o resultado que terá na página de seu blog. Se você ainda não usa o WLW, aqui tem um vídeo que pode te ajudar, com o link de download do programa que é gratuito:

 

Veja em imagens o que estou falando. Essa é a janela do WLW de um artigo que digitei para o meu blog Lemos [idéias]:

 

janela-wlw-texto

 

E esse é o mesmo texto publicado no meu blog. Note a semelhança e como, na imagem acima, o WLW simula o layout do meu blog:

 

janela-blog-texto

 

Como eu disse acima, o Windows Live Writer apenas simula, deixando o mais próximo possível do layout que você tem em seu blog. Para fazer isso é preciso, na hora de configurar as informações de seu blog, permitir que o programa baixe as informações de layout. Para verificar se o seu WLW já tem essas informações, basta selecionar a opção de “Editar usando tema” na menu “Exibir”:

 

editar-blog-usando-tema

 

Se o seu tema (template/layout) já estiver salvo, você verá o editor mudar para a simulação do seu blog. Mas caso não mude nada ou fique muito desconfigurado, significa que é preciso atualizar. Então, no mesmo menu “Exibir”, clique na opção “Atualizar tema”.

 

Acontece em alguns casos que o layout do blog não é totalmente compatível com o Live Writer, permanecendo desconfigurado. Assim não há como usar esse modo de edição de texto. Isso não significa que ficará desconfigurado ao publicar no seu blog, pois o que se vê no WLW é apenas uma simulação. E há casos em que a simulação parece adequada, mas na hora de digitar o texto não fica exatamente igual, por não reconhecer a fonte correta.

Se isso ocorrer, basta desmarcar a opção “Editar usando tema” e digitar seus artigos no editor padrão, em branco. Eu particularmente prefiro o padrão.

 

Recomendo que leia também:

.

6 Comentários

  1. Acabo de lembrar daquela dúvida que te mandei outro dia…
    Eu amo o Live Writer, que comecei a usar justamente por indicação do seu blog. Gosto da opção de editar usando o tema, por causa de imagens. Mas, como já sabe (e você mesmo indicou) tive de passar a usar o editor padrão no writer. Está dando certo e estou me acostumando com ele.
    Bom post, como sempre!

    Responder

  2. Desde que li seus artigos, é que uso este editor mas tenho um problema, el reconhece o layout normalmente na de desconfiguração, digito tudo sai certinho, mas ele não publica … da uma erro chamado
    "The remote server returned an error: (403) Forbidden."
    Gostaria de sua ajuda, o devo fazer para poder publicar minhas postagens pelo WLW?

    P.S.: Meu blog é totalmente pessoal e "infantil", é sobre meu filho e minha família. http://cimodre.blogspot.com/

    Responder

  3. @.Mone,

    o melhor seria você editar seus textos no modo normal, sem o modelo do tema. acredito que seu template não seja compatível com o WLW.
    Pode ser esse o motivo do erro q dá.

    Responder

  4. o que fazer quando WLW não baixa o tema do seu template? existe algum modo de fazer isso. algum codigo ou hack que torne compativel e com suporte no WLW

    Responder

  5. @Alexandrina,
    Infelizmente não há o que fazer para o WLW reconhecer o layout.
    Esse é um recurso que depende unicamente do tipo de código e da estrutura montada do template para ser compatível.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.