Encurtadores de URL para usar no Twitter: entenda e saiba usar

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lupa Esse é um artigo bem simples e objetivo, mas é importante para quem usa o Twitter e precisa expor suas idéias em apenas 140 caracteres e precisa indicar links de conteúdos. Muitos de nós já conhecemos os encurtadores que são mecanismos que transforma as URLs reais em links mais curtos que mascaram o original, redirecionando para eles quando são abertos. Isso economiza caracteres, mas pode esconder riscos para a segurança de sua navegação na Web. Entenda isso e saiba como se defender de fraudes.

 

Esse artigo é pequeno mais será dividido em três partes:

  • 1. Para que servem os encurtadores.
  • 2. Quais recomendo.
  • 3. Verificando links encurtados (segurança).

 

1. Para que servem os encurtadores de URL.

Vou dar um exemplo bem simples aqui de como divulgo os artigos do [ Ferramentas Blog ] no meu perfil do Twitter (se quiser seguir adicione: @hordones):

 

tweet-twitter-exemplo01

 

Esse tweet tem apenas 78 caracteres e o link adicionado é de um encurtador que redireciona para o link original do meu artigo, pois só assim para caber no espaço disponível e ainda sobre caracteres para as pessoas darem RT (re-tuitar). Se fosse usar o link original eu teria um problema, como aqui neste outro exemplo:

 

tweet-twitter-exemplo02

 

Como indicado pela seta vermelha, ao usar o link original eu não teria como enviar esse tweet pois ultrapassaria o limite de 140 caracteres do Twitter. Fica óbvio a necessidade dos encurtadores.

 

2. Encurtadores recomendados.

Existem dezenas de mecanismos e sites que encurtam uma URL e existem serviços de todos os tipos. À medida que você usa o Twitter vai descobrindo seus preferidos e eu tenho dois que vou recomendar aqui. Explico no ponto 3 desse artigo o motivo de escolher esses.

 

migre-me-logo Migre.me – http://migre.me/

Esse é o mais popular e pode até ser o mais simples de se usar. Seu nome é sugestivo e diz exatamente o que um encurtador de URLs faz: serve para migrar, redirecionar links grandes em formatos menores.

No Migre.me todos os links têm apenas 20 caracteres (como a maioria). Não precisa de cadastro, basta você adicionar o link no formulário e clicar no botão “Migre!”. Na janela que abrir você já terá o link encurtado e até poderá ver quantos caracteres economizou.

Você pode contar os cliques e saber até quem deu RT em seus tweets. Há várias listas de links mais tuitados e você pode verificar o seu sucesso em divulgar seus links.

 

bit-ly-logo bit.ly – http://bit.ly/

Do mesmo modo que o Migre.me, só que em inglês, tudo é feito de forma bem simples. O interessante desse site é que a página inicial, mesmo que você não tenha cadastro no serviço, ela mantém um histórico de seus links, quantidades de cliques e pode ver até estatísticas em tempo real. Também é possível contar os RTs e até tuitar diretamente da página do encurtador.

 

3. Verificando links encurtados (segurança).

Mas o grande problema dessas URLs é que não podemos ver o real destino o que pode ser até ariscado ao clicar e ser pego por algum vírus ou outros riscos de segurança para seu PC.

Algumas regras básicas são importantes lembrar, como só clicar em links de pessoas que você confia e quando tiver certeza de que foram elas mesmas que mandaram. E só dê RT num link após ter certeza de esse aponta mesmo para o que diz o texto que o acompanha.

 

Existe uma maneira bem simples e prática de se saber qual o destino de um link encurtado e esse é o motivo de eu preferir esses dois serviços que citei acima. Tanto o Migre.me quanto o bit.ly oferecem sem complicação a possibilidade de entrar em suas páginas e ver o link original.

 

No Migre.me entre no site do serviço e clique no menu “Detalhes do link” que aponta para o seguinte endereço: http://migre.me/contar-cliques/.

Ao abrir essa página, basta você digitar os 4 últimos caracteres do link encurtado para saber todos os detalhes dele, inclusive podendo ver a URL original e certificar-se de que o site é seguro de clicar.

 

Para o bit.ly é um pouco mais simples. Copie a URL encurtada, cole na barra de endereços do seu navegador de internet e adicione o sinal de “+” no final do link, ficando da seguinte forma: bit.ly/5Vogl+.

Ao pressionar a tecla “enter” para carregar a página você será direcionado não para o caminho original, mas para a página de informações, com todos os detalhes de que precisa sobre o que vai visitar.

 

Essas são minha dicas para entender e usar bem os encurtadores e aproveitar ao máximo o Twitter sem riscos. Existem outros serviços tão bons e tão eficientes quanto esses. Se quiser deixar um comentário indicando qual você usa ou se tem outras informações sobre segurança no Twitter, escreva pra gente e compartilhe aqui.

 

Outros artigos sobre o Twitter:

.

4 Comentários

  1. são muito interessantes esses encurtadores de url's. Já encontrei muita gente que nem sabia que existiam e deixam de twittar coisas pelo tamanho do link.
    Pessoalmente prefiro usar o "http://ow.ly" porque oferece uma boa conexão com o twitter, e encurta pra 17 caracteres.

    Responder

  2. Quem usa o Firefox pode instalar uma extensão chamada Shorten URL que encurta o URL de qualquer site aberto com um clique

    A extensão utiliza mais de 50 sites encurtadores que podem ser selecionados pra fazer o serviço sem ter que abrir outra página. Recomendo!

    FLWS!!!

    Responder

  3. Eu uso o Echofon e ele encurta automáticamente, nunca me preocupo com o tamanho do link.
    Se cabe na postagem ele mantém o link original, se não cabe ele mesmo encurta.
    Prático.
    Abraços!

    Responder

  4. Salve!

    Ontem descobri um certo "www.urlshorteningservicefortwitter.com". Só esse nome dele já é comprido. O resultado sai algo assim http://www.urlshorteningservicefortwitter.com/dcvxg

    Quem clicar nisso vai ver que o link original já é mais curto que esse link "encurtado" aí. É uma piada. Funciona, mas é uma piada. Qualquer URL "curta" disso aí já ocupa 44 caracteres.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.