Encurtadores de URL para usar no Twitter: entenda e saiba usar

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

lupa Esse é um artigo bem simples e objetivo, mas é importante para quem usa o Twitter e precisa expor suas idéias em apenas 140 caracteres e precisa indicar links de conteúdos. Muitos de nós já conhecemos os encurtadores que são mecanismos que transforma as URLs reais em links mais curtos que mascaram o original, redirecionando para eles quando são abertos. Isso economiza caracteres, mas pode esconder riscos para a segurança de sua navegação na Web. Entenda isso e saiba como se defender de fraudes.

 

Esse artigo é pequeno mais será dividido em três partes:

  • 1. Para que servem os encurtadores.
  • 2. Quais recomendo.
  • 3. Verificando links encurtados (segurança).

 

1. Para que servem os encurtadores de URL.

Vou dar um exemplo bem simples aqui de como divulgo os artigos do [ Ferramentas Blog ] no meu perfil do Twitter (se quiser seguir adicione: @hordones):

 

tweet-twitter-exemplo01

 

Esse tweet tem apenas 78 caracteres e o link adicionado é de um encurtador que redireciona para o link original do meu artigo, pois só assim para caber no espaço disponível e ainda sobre caracteres para as pessoas darem RT (re-tuitar). Se fosse usar o link original eu teria um problema, como aqui neste outro exemplo:

 

tweet-twitter-exemplo02

 

Como indicado pela seta vermelha, ao usar o link original eu não teria como enviar esse tweet pois ultrapassaria o limite de 140 caracteres do Twitter. Fica óbvio a necessidade dos encurtadores.

 

2. Encurtadores recomendados.

Existem dezenas de mecanismos e sites que encurtam uma URL e existem serviços de todos os tipos. À medida que você usa o Twitter vai descobrindo seus preferidos e eu tenho dois que vou recomendar aqui. Explico no ponto 3 desse artigo o motivo de escolher esses.

 

migre-me-logo Migre.me – http://migre.me/

Esse é o mais popular e pode até ser o mais simples de se usar. Seu nome é sugestivo e diz exatamente o que um encurtador de URLs faz: serve para migrar, redirecionar links grandes em formatos menores.

No Migre.me todos os links têm apenas 20 caracteres (como a maioria). Não precisa de cadastro, basta você adicionar o link no formulário e clicar no botão “Migre!”. Na janela que abrir você já terá o link encurtado e até poderá ver quantos caracteres economizou.

Você pode contar os cliques e saber até quem deu RT em seus tweets. Há várias listas de links mais tuitados e você pode verificar o seu sucesso em divulgar seus links.

 

bit-ly-logo bit.ly – http://bit.ly/

Do mesmo modo que o Migre.me, só que em inglês, tudo é feito de forma bem simples. O interessante desse site é que a página inicial, mesmo que você não tenha cadastro no serviço, ela mantém um histórico de seus links, quantidades de cliques e pode ver até estatísticas em tempo real. Também é possível contar os RTs e até tuitar diretamente da página do encurtador.

 

3. Verificando links encurtados (segurança).

Mas o grande problema dessas URLs é que não podemos ver o real destino o que pode ser até ariscado ao clicar e ser pego por algum vírus ou outros riscos de segurança para seu PC.

Algumas regras básicas são importantes lembrar, como só clicar em links de pessoas que você confia e quando tiver certeza de que foram elas mesmas que mandaram. E só dê RT num link após ter certeza de esse aponta mesmo para o que diz o texto que o acompanha.

 

Existe uma maneira bem simples e prática de se saber qual o destino de um link encurtado e esse é o motivo de eu preferir esses dois serviços que citei acima. Tanto o Migre.me quanto o bit.ly oferecem sem complicação a possibilidade de entrar em suas páginas e ver o link original.

 

No Migre.me entre no site do serviço e clique no menu “Detalhes do link” que aponta para o seguinte endereço: http://migre.me/contar-cliques/.

Ao abrir essa página, basta você digitar os 4 últimos caracteres do link encurtado para saber todos os detalhes dele, inclusive podendo ver a URL original e certificar-se de que o site é seguro de clicar.

 

Para o bit.ly é um pouco mais simples. Copie a URL encurtada, cole na barra de endereços do seu navegador de internet e adicione o sinal de “+” no final do link, ficando da seguinte forma: bit.ly/5Vogl+.

Ao pressionar a tecla “enter” para carregar a página você será direcionado não para o caminho original, mas para a página de informações, com todos os detalhes de que precisa sobre o que vai visitar.

 

Essas são minha dicas para entender e usar bem os encurtadores e aproveitar ao máximo o Twitter sem riscos. Existem outros serviços tão bons e tão eficientes quanto esses. Se quiser deixar um comentário indicando qual você usa ou se tem outras informações sobre segurança no Twitter, escreva pra gente e compartilhe aqui.

 

Outros artigos sobre o Twitter:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

4 Comentários

  1. são muito interessantes esses encurtadores de url's. Já encontrei muita gente que nem sabia que existiam e deixam de twittar coisas pelo tamanho do link.
    Pessoalmente prefiro usar o "http://ow.ly" porque oferece uma boa conexão com o twitter, e encurta pra 17 caracteres.

    Responder

  2. Quem usa o Firefox pode instalar uma extensão chamada Shorten URL que encurta o URL de qualquer site aberto com um clique

    A extensão utiliza mais de 50 sites encurtadores que podem ser selecionados pra fazer o serviço sem ter que abrir outra página. Recomendo!

    FLWS!!!

    Responder

  3. Eu uso o Echofon e ele encurta automáticamente, nunca me preocupo com o tamanho do link.
    Se cabe na postagem ele mantém o link original, se não cabe ele mesmo encurta.
    Prático.
    Abraços!

    Responder

  4. Salve!

    Ontem descobri um certo "www.urlshorteningservicefortwitter.com". Só esse nome dele já é comprido. O resultado sai algo assim http://www.urlshorteningservicefortwitter.com/dcvxg

    Quem clicar nisso vai ver que o link original já é mais curto que esse link "encurtado" aí. É uma piada. Funciona, mas é uma piada. Qualquer URL "curta" disso aí já ocupa 44 caracteres.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.