Entendendo o "Termos de pesquisa mais comuns" do Webmaster Tools e as palavras-chave – SEO

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

mini-grafico Uma das coisas mais importantes na indexação de um conteúdo nos resultados orgânicos do Google, são as palavras-chave. Saber quais atraem mais visitas para seu blog e como seus artigos estão posicionados no Google é extremamente importante para atrair mais visitas. O serviço Ferramentas para Webmasters da Google, disponibilizou um novo menu para ajudar nisso. Trata-se do: "Top search queries".

 

Temos alguns artigos que vão poder te ajudar a entender questões de SEO (Search Engine Optimization) antes de prosseguir:

 

O Ferramentas para Webmasters (Webmaster Tools) é um serviço para monitorar a indexação de seu blog, segundo o que o Google vê em seu blog, principalmente a partir de seu Sitemap (Como criar Sitemap para Blogs – Blogger e WordPress), mas exibe muito mais informações e agora, inclusive é possível monitorar os resultados de buscas e posição de seus links, bem como a quantidade de cliques recebidos, impressões de pesquisa e outros fatores.

 

Top Search Queries – Termos de pesquisa mais comuns

Para acessar esse menu você precisa ter uma conta ativa no Ferramentas para Webmasters e enviar para lá um sitemap. Esse serviço só funciona bem depois de alguns dias – no mínimo uns 30 dias – para serem acumuladas informações suficientes sobre seu blog ou site.

 

Acesse: Ferramentas para Webmasters

 

Quando entrar no painel, acesse o link de seu blog e procure no menu à esquerda o link "Seu site na web" ~> "Termos de pesquisa mais comuns", como ilustra a imagem:

 

termos-comuns-Top-Search-Queries

 

Você verá um gráfico com os resultados dos últimos 30 dias e abaixo uma lista de palavras-chave e números que indicam como o seu blog aparece nos resultados orgânicos das buscas feitas no Google.

 

termos-comuns-graficos

 

A linha azul corresponde ao número total de impressões em que o seu conteúdo apareceu em algum resultado. Já a linha laranja é o número de cliques que seu conteúdo recebeu ao aparecer em algum resultado.

 

Você pode ver qual a palavra-chave consultada na primeira coluna (Consultas), seguida do número de impressões (vezes que o algum link seu aparece para aquela busca). E, o mais importante, quantas vezes seus links que apareceram foram clicados e a porcentagem desse total.

 

Se você quiser ver mais detalhes de uma palavra-chave específica, é possível saber exatamente qual conteúdo aparece para aqueles resultados, a posição na página do resultado orgânico e como isso converteu em visitas para você. Basta, para isso, clicar na palavra que quer aprofundar nas informações.

 

termos-comuns-posicao

 

Isso te dá detalhes extremamente importantes para conhecer seus melhores resultados e quais palavras e páginas mais geram visitas para seu blog. Você pode saber qual link aparece melhor posicionado e converte mais cliques para seu blog e investir mais nessas palavras e em produzir mais conteúdos voltados para tal informação. Mas é mais útil ainda para que você melhore as páginas com piores resultados e que convertem pouco.

 

Isso te dá uma visão mais completa de seus erros e uma chance de aprimorar seu conteúdo, mais focado nas palavras certas e no conteúdo que realmente interessa ao seu público alvo. Faça testes e aprenda como usar esse novo recurso para conseguir fazer seu blog cada vez melhor investindo mais em seus artigos.

 

Mais posts sobre indexação e SEO:

Fonte: More data and charts in Top Search Queries (Oficial)

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

7 Comentários

  1. Pingback: As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pelo menos para o google o meta-keywords nao há mais efeito. Isso foi declarado pelo proprio google nao ha menos que 2 anos. A idade do site, a quantidade de links externos e referencia, o , e o meta-description sao os fatores que mais se destacam. Há os sites que nem utilizam mais keywords (exemplo do facebook!). O keywords servem para voce obter palavras-chaves suficientes na escrita do seu meta-description. Muito importante ler sobre (teoria dos conjuntos difusos). Estudar tambem a questao da contextualidade semantica. Se voce semear o keywords tools do google com sementes boas… bons frutos virao. Novas palavras, novos sinonimos, etc.

    Responder

  3. Olá Marcos,

    Estou com uma dúvida em relação a “Posição média” do item “Consulta de pesquisa”, do Google Webmaster: por exemplo, para a consulta “passagens aereas promocionais”, mostra que a posição média dessa consulta está na posição 16. Eis a minha dúvida: o que esse “16” siginifica? … Significa que meu site irá aparecer na 16ª página do Google para essa pesquisa “passagens aereas promocionais”?? Ou é outra coisa?? Não consegui entender isso ainda. Deve ser porque ainda eu estou engatinhando nesse ramo rs.
    Aguardo sua ajuda. E desde já agradeço pela força.
    Grande abraço.
    André Campos

    Responder

    • André,
      significa que, na média dos resultados que o Google oferece para todas as pesquisas feitas, seu link aparece na posição 16. Cada página de resultados do Google tem 10 posições de resultados. Assim o seu link normalmente aparece na posição 6 da segunda página.

      Mas isso é uma estimativa matemática do sistema do Google e é difícil de verificar com certeza.

      Responder

  4. Oi Marcos, obrigado pela resposta.
    Agora eu acho estranho é que eu digito, por exemplo, essa consulta,“passagens aereas promocionais”, vou da página 1 até a 30, mais ou menos, e ainda não aparece meu blog como resultado dessa pesquisa.
    Porque, então, o Google fala que ela está na 16ª posição, ou seja, na posição 6 da 2ª página? Sendo que não vejo meu blog nem nas páginas bem mais a frente.
    Aguardo sua resposta, e muito obrigado pelos esclarecimentos anteriores.
    Abraço,
    André Campos

    Responder

    • André,
      Como eu disse anteriormente, essa é uma média matemática e nem sempre corresponde à realidade. como o nome diz, é uma “posição média”. Depende do tipo de busca feita, por quem fez a busca e muitos outros fatores que o mecanismo da Google leva em consideração para determinar as posições dos links.
      Para você não aparece, mas pode aparecer para outras pessoas em situações e contextos diferentes.

      Responder

  5. Pingback: Como usar Webmaster Tools do Bing: Sitemap e SEO no Bing - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.