Entendendo o "Termos de pesquisa mais comuns" do Webmaster Tools e as palavras-chave – SEO

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

mini-grafico Uma das coisas mais importantes na indexação de um conteúdo nos resultados orgânicos do Google, são as palavras-chave. Saber quais atraem mais visitas para seu blog e como seus artigos estão posicionados no Google é extremamente importante para atrair mais visitas. O serviço Ferramentas para Webmasters da Google, disponibilizou um novo menu para ajudar nisso. Trata-se do: "Top search queries".

 

Temos alguns artigos que vão poder te ajudar a entender questões de SEO (Search Engine Optimization) antes de prosseguir:

 

O Ferramentas para Webmasters (Webmaster Tools) é um serviço para monitorar a indexação de seu blog, segundo o que o Google vê em seu blog, principalmente a partir de seu Sitemap (Como criar Sitemap para Blogs – Blogger e WordPress), mas exibe muito mais informações e agora, inclusive é possível monitorar os resultados de buscas e posição de seus links, bem como a quantidade de cliques recebidos, impressões de pesquisa e outros fatores.

 

Top Search Queries – Termos de pesquisa mais comuns

Para acessar esse menu você precisa ter uma conta ativa no Ferramentas para Webmasters e enviar para lá um sitemap. Esse serviço só funciona bem depois de alguns dias – no mínimo uns 30 dias – para serem acumuladas informações suficientes sobre seu blog ou site.

 

Acesse: Ferramentas para Webmasters

 

Quando entrar no painel, acesse o link de seu blog e procure no menu à esquerda o link "Seu site na web" ~> "Termos de pesquisa mais comuns", como ilustra a imagem:

 

termos-comuns-Top-Search-Queries

 

Você verá um gráfico com os resultados dos últimos 30 dias e abaixo uma lista de palavras-chave e números que indicam como o seu blog aparece nos resultados orgânicos das buscas feitas no Google.

 

termos-comuns-graficos

 

A linha azul corresponde ao número total de impressões em que o seu conteúdo apareceu em algum resultado. Já a linha laranja é o número de cliques que seu conteúdo recebeu ao aparecer em algum resultado.

 

Você pode ver qual a palavra-chave consultada na primeira coluna (Consultas), seguida do número de impressões (vezes que o algum link seu aparece para aquela busca). E, o mais importante, quantas vezes seus links que apareceram foram clicados e a porcentagem desse total.

 

Se você quiser ver mais detalhes de uma palavra-chave específica, é possível saber exatamente qual conteúdo aparece para aqueles resultados, a posição na página do resultado orgânico e como isso converteu em visitas para você. Basta, para isso, clicar na palavra que quer aprofundar nas informações.

 

termos-comuns-posicao

 

Isso te dá detalhes extremamente importantes para conhecer seus melhores resultados e quais palavras e páginas mais geram visitas para seu blog. Você pode saber qual link aparece melhor posicionado e converte mais cliques para seu blog e investir mais nessas palavras e em produzir mais conteúdos voltados para tal informação. Mas é mais útil ainda para que você melhore as páginas com piores resultados e que convertem pouco.

 

Isso te dá uma visão mais completa de seus erros e uma chance de aprimorar seu conteúdo, mais focado nas palavras certas e no conteúdo que realmente interessa ao seu público alvo. Faça testes e aprenda como usar esse novo recurso para conseguir fazer seu blog cada vez melhor investindo mais em seus artigos.

 

Mais posts sobre indexação e SEO:

Fonte: More data and charts in Top Search Queries (Oficial)

.

7 Comentários

  1. Pingback: As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pelo menos para o google o meta-keywords nao há mais efeito. Isso foi declarado pelo proprio google nao ha menos que 2 anos. A idade do site, a quantidade de links externos e referencia, o , e o meta-description sao os fatores que mais se destacam. Há os sites que nem utilizam mais keywords (exemplo do facebook!). O keywords servem para voce obter palavras-chaves suficientes na escrita do seu meta-description. Muito importante ler sobre (teoria dos conjuntos difusos). Estudar tambem a questao da contextualidade semantica. Se voce semear o keywords tools do google com sementes boas… bons frutos virao. Novas palavras, novos sinonimos, etc.

    Responder

  3. Olá Marcos,

    Estou com uma dúvida em relação a “Posição média” do item “Consulta de pesquisa”, do Google Webmaster: por exemplo, para a consulta “passagens aereas promocionais”, mostra que a posição média dessa consulta está na posição 16. Eis a minha dúvida: o que esse “16” siginifica? … Significa que meu site irá aparecer na 16ª página do Google para essa pesquisa “passagens aereas promocionais”?? Ou é outra coisa?? Não consegui entender isso ainda. Deve ser porque ainda eu estou engatinhando nesse ramo rs.
    Aguardo sua ajuda. E desde já agradeço pela força.
    Grande abraço.
    André Campos

    Responder

    • André,
      significa que, na média dos resultados que o Google oferece para todas as pesquisas feitas, seu link aparece na posição 16. Cada página de resultados do Google tem 10 posições de resultados. Assim o seu link normalmente aparece na posição 6 da segunda página.

      Mas isso é uma estimativa matemática do sistema do Google e é difícil de verificar com certeza.

      Responder

  4. Oi Marcos, obrigado pela resposta.
    Agora eu acho estranho é que eu digito, por exemplo, essa consulta,“passagens aereas promocionais”, vou da página 1 até a 30, mais ou menos, e ainda não aparece meu blog como resultado dessa pesquisa.
    Porque, então, o Google fala que ela está na 16ª posição, ou seja, na posição 6 da 2ª página? Sendo que não vejo meu blog nem nas páginas bem mais a frente.
    Aguardo sua resposta, e muito obrigado pelos esclarecimentos anteriores.
    Abraço,
    André Campos

    Responder

    • André,
      Como eu disse anteriormente, essa é uma média matemática e nem sempre corresponde à realidade. como o nome diz, é uma “posição média”. Depende do tipo de busca feita, por quem fez a busca e muitos outros fatores que o mecanismo da Google leva em consideração para determinar as posições dos links.
      Para você não aparece, mas pode aparecer para outras pessoas em situações e contextos diferentes.

      Responder

  5. Pingback: Como usar Webmaster Tools do Bing: Sitemap e SEO no Bing - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.