Entendendo o Editor de Posts padrão do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

teclado-moderno Para usuários do WordPress e do Blogger.
Os serviços de blog, como o WordPress e o Blogger, têm no painel um editor de textos/postagens padrão, simples de usar e que tem todos os recursos básicos disponíveis para serem usados em seu blog na hora de editar e formatar seus artigos. Mas sempre ficam algumas dúvidas e dificuldades de alguns usuários em usar esses recursos de forma eficiente e prática. Vejamos abaixo, ilustrado também com um vídeo, o que há de importante nesses editores de posts.

 

Já publicamos alguns artigos mostrando como usar os editores de texto do seu serviço de blog. Pode parecer banal, mas é um recurso que se precisa entender bem para que seus artigos fiquem apresentáveis na hora que forem publicados.

Mesmo assim sempre recomendamos que se use mesmo o Windows Live Writer, que é um editor de textos para blog bem mais completo e eficiente e que fica instalado em seu PC, te dando maior controle:

Mas o editor padrão não é de todo dispensável e algumas vezes você terá que usá-lo, então vejamos o que é o mais importante.

 

Editando no modo HTML e o Visual.

Essa é a primeira coisa que se precisa saber e entender do editor padrão, tanto do Blogger quanto do WordPress. Você pode editar textos usando dois modos: o visual/escrever e o Editar HTML. São dois modos completamente diferentes e que têm funções bem distintas, com barras de ferramentas específicas para cada caso. Todos os dois modos servem para formatar os textos que você digita, mas têm utilidades diferentes.

 

Note que há uma aba no canto direito dos editores como ilustram as imagens.

 

edito-texto-wordpress editor-texto-blogger

 

Para ilustrar melhor as mudanças e como fazer uso de cada um desses modos, fiz um pequeno vídeo-tutorial para mostrar como funcionam na prática:

 

O áudio ficou baixo, mas é irrelevante.

 

Quando se está no modo HTML você usa para inserir pequenos códigos, como o “<!– more –>” para usar o resumo de postagem, configurar tags das imagens ou mexer em links, por exemplo.

6 Comentários

  1. Marcos, me desculpe, mas um vídeo com áudio é relevante sim.
    Só a imagem não resolve, ia enviar esse post para uma amiga, desisti porque não dá pra ouvir.
    Vídeo é imagem e som. Refaça a gravação, ficou ruim do jeito que está. Se puser o microfone bem próximo a sua boca fica perfeito.

    Um abraço

    Responder

  2. @Vera,

    Não vou prometer q refarei o vídeo. Ele apenas repete o que está no texto do artigo.
    Depende do seu PC se fica baixo ou não. Aqui no meu notebook ficou baixo, mas no meu PC roda bem.
    Até o Vinícius acima relatou q o som não ficou baixo pra ele.

    Se tiver outras reclamações, eu refaço.

    Responder

  3. Oi Marcos, meus autofantes estão no máximo do volume. Não tem nada de errado no meu PC.
    Só acho que se você mesmo reconheceu que ficou baixo, porque não refazer ou retirar o vídeo?
    Qualidade é tudo, mas você decide…rs

    Abraço

    Responder

  4. Marcos:

    Genial o seu vídeo! Mais simples e objetivo, impossível! A questão do som deve estar restrita a alguns computadores. No meu ele não está alto, mas perfeitamente compreensível, mas seu utilizar o fone de ouvidos, aí fica perfeito.

    Seu trabalho é genial. Eu sou um iniciante na blogosfera (meu blog é o "DANDO PITACOS"), mas já aprendi e estou aprendendo muito com você. Sou seu fã!

    Um grande abraço…

    Responder

  5. Pingback: Biografia do autor do Blog no rodapé dos posts para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.