Entendendo o WordPress e seu serviço diferenciado

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

wordpress_icons O WordPress é um serviço de blog muito completo e amplo, que pode atender a várias demandas e públicos, com todos os níveis de conhecimento em internet. Por isso é fundamental saber em qual perfil de usuário você se encaixa antes de começar a usar os serviços do WordPress para não passar apuros desnecessários e não perder tempo. Montar um blog pode ser uma tarefa complicada e a parte fácil tem que ser o serviço de blogagem (acho que inventei essa palavra agora) que você escolher. Então, veja como usar o WordPress.

Este é um artigo introdutório, fundamental para se começar a usar o WordPress – entenda o serviço para saber escolher.

A primeira coisa a saber é reconhecer qual o seu nível, qual tipo de usuário de internet você é e quais os seus objetivos com o blog que quer criar. O WordPress pode atender todo e qualquer tipo de demanda e reponde a todo tipo de necessidade e exigência que se possa querer para um blog ou site. Desde grandes empresas e governos até usuários domésticos querendo compartilhar receitas de bolo, todos podem usar o WordPress e sua plataforma para publicar todo tipo de coisa – vídeos, podcasts, arquivos e textos – seja o que for o WordPress é muito mais que um serviço de Weblog.

Sites principais do WordPress: http://pt-br.wordpress.com/ ou http://pt.wordpress.org/

Isso mesmo, o WordPress tem dois sites e esse é o motivo deste artigo ter dividido os tipos de usuários em dois grupos, pois cada um enquadra-se num tipo de serviço oferecido, nesta ordem.

Para iniciantes e usuários médios.

http://pt-br.wordpress.com/

Você pode criar uma conta no WordPress de forma rápida, simples e direta para publicar um blog. Faça-se isso em poucos minutos, pronto para receber seus primeiros artigos e conteúdo, tudo de forma gratuita e sem grandes complicações. Para aqueles que têm um conhecimento limitado sobre programação em HTML e outras linguagens para internet.

Se você quer criar um blog mais voltado para ser um passa-tempo ou um complemento de suas atividades, uma forma de divulgar seu trabalho, sem um objetivo muito profissional e não quer gastar nenhum dinheiro (ou gastar pouco) com isso, a melhor coisa a se fazer é criar uma conta padrão e usar os serviços nativos.

A vantagem de uma conta padrão no WordPress é o fato de se poder evitar os gastos com hospedagem e compra de domínio. Você podem aprofundar sobre sua atuação na internet sem precisar muito comprometimento e ainda assim, registrar um domínio como uma forma barata de mostrar mais seriedade no que está fazendo.

O custo do registro de um domínio é baixo, variando entre R$5,00 e R$35,00 dependendo de onde você contratar o serviço. E se mais tarde perceber um potencial maior, basta migrar para os serviços mais avançados que são oferecidos. Você terá tempo para aprender e avaliar.

Já tratei disso aqui: Blogar é uma tarefa complicada e que requer paciência, com muita dedicação e o retorno é só a longo prazo. Se quiser entender como isso funciona e saber mais como é o mundo da blogosfera em que deseja entrar, recomendo que leia com muita atenção:

Por isso não basta querer ser um blog grande e de sucesso, pois isso não acontece da noite para o dia. Primeiro é preciso aprender a usar o seu serviço de blog de forma satisfatória, pois é a sua ferramentas de trabalho. Bem como é muito importante criar conteúdo de qualidade e relevante para seu nicho escolhido, seu público alvo – tudo isso leva tempo.

wordpress-janela

Profissionais, Empresas e usuários avançados.

http://pt.wordpress.org/

Já para aqueles que precisam de uma plataforma completa para criar e publicar de forma eficiente e séria, o WordPress é o lugar certo. Nesse caso a criação da conta no serviço passa necessariamente pela contratação de hospedagem (Host), o registro de um domínio e até a compra de um layout personalizado e, se você não tem conhecimentos de HTML (não é um usuário avançado) ou é uma empresa, por exemplo, pode até ter que contratar um Web Designer para cuidar de seu site/blog.

O WordPress vai além de uma plataforma para blogs. Existem muitas empresas e até governos que usam desse serviço para manter seus sites corporativos, prestarem serviços e até lojas de vendas on-line montam sua estrutura com o WordPress.

Nesse caso é preciso, como já disse, disponibilidade para gastos iniciais e alguns gastos fixos mensais, o que varia muito. É preciso saber quanto se está disposto a gastar e reconhecer que nem sempre se tem o retorno desse “investimento” se se tem objetivos de ganhos pela internet.

Para esse tipo de serviço do WordPress, o cadastro é feito de outra forma e será preciso saber usar programas de FTP e entender um pouco mais do funcionamento de alguns serviços. Nada impossível de aprender, mas que tomará mais tempo e exigirá mais dedicação e objetivos bem claros, um projeto bem definido.

Sei que classifiquei o uso do WordPress de forma um tanto quanto limitada, dividindo em apenas dois grupos de tipos de usuários. Mesmo assim já é possível entender como é este serviço. Recomendo que faça testes, criando um blog temporário para ver e usar o WordPress, tentando aprender o máximo dos recursos disponíveis e só depois, só depois definir o que deseja fazer.

Acompanhe as atualizações diárias do [ Ferramentas Blog ] assinando nosso Feed gratuitamente para saber cada vez mais sobre o WordPress, o Blogger (outra plataforma de Blogs) e o mundo da Blogosfera. Este é apenas o primeiro artigo sobre o WordPress de muitos que virão e que vai ajudar você a ter um blog de qualidade.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

17 Comentários

  1. @Helen Fernanda,

    Isso é verdade!
    Para quem está começando é o melhor caminho, já que aprender a usar o WordPress leva tempo.
    Quem quer usar o WordPress com eficiência terá que ter determinação e tempo.

    Responder

  2. O gasto anual com registro de domínio é baixo, se alguém acha que seu blog tem potencial, vale a pena. De qualquer forma, o custo mensal de hospedagem é baixo.

    O WordPress gratuito é bem fraco. Você tem que pagar para mudar o CSS! O Blogger é de graça e as possibilidades de customização são grandes.

    Eu uso o Blogger para blogs pessoais, só para convidados, e o WordPress para o meu blog profissional (ainda em gestação).

    Responder

    • Leila, tenho um blog no blogger e estou na dúvida se migro para o WordPress. Quero começar a colocar anúncios de parceiros para ver se começo a monetarização o blog. O que você sugere? É melhor eu fazer o registro do domínio?

      Responder

  3. Oi! boa Tarde. Sou novo no ramo de blog e estou com um blog na ar o "enfermagem em foco"sei que tenho muito ainda a aprender e a crescer e para isso tenho lido muito e as minha dificuldades são muitas também. A minha vontade e interresse não é em promeiro lugar gtanhar dinheiro e sim fazer o meu blog ficar conhecido e divulgar com qualidade a minha profissão. Quero muito ter um blog mais profissional e gostaria de saber se o wordPress pode ser melhor do que o bloguer nesse sentido. Gostaria de uma ajuda nesse sentido.
    Agradeço desde já…

    Alessandro Barros

    Responder

  4. @Alessandro (Enfermagem),

    Você terá que avaliar e saber qual o seu nível de conhecimento.
    Normalmente o Blogger é mais fácil de usar e aprender e é possível ter blogs muito profissionais. Eu mesmo uso o Blogger.

    Para ter um blog de um nível mais alto será preciso aprender muito para usar o WordPress e levará mais tempo.

    Responder

  5. @Marcos Lemos, WordPress (o profissional) é muito mais fácil que o Blogger e não exige tanta dedicação e tempo assim.

    Mas minha opinião é viciada, porque às vezes eu tenho que trabalhar com Joomla e perto dele WordPress é mesmo mamão com mel.

    Responder

  6. Eu uso o blogger a uns 2 anos, e sempre me perguntei qual dessas plataforma se indexa melhor no google, blogger ou WP? Ou são a mesma coisa? quais delas tem mais facilidade em ter muitas visitas, lhe pergunto isso pq vejo tantos blog da WP ai com muitíssimas visitas.Eu uso o blogger e queria uma dica vale a pena eu tranferir para o WP sera que minhas visitas aumentarão, sei que é muita pergunta mas uso o blogger ha esse tempo e nunca cheguei nem em 500 visitas. Vlw ai gostei muito do seu blog, ja add no favoritos.XD. Sucesso!!!

    Responder

  7. Pingback: 5 Temas para Wordpress – Themes | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Migrando Blog do Live Spaces para o WordPress.com | [ Ferramentas Blog ]

    • @Rodrigo,
      Não… cada um tem a sua conta independente. Você até pode usar o mesmo email para se cadastrar, mas são praticamente serviços diferentes.

      Responder

  9. usava o blogger, então mudei logo para o wordpress, gostei muito, a não ser pelos widgets que coloco, as vezes ele corta os widgets e dá erro, mas fora isso tá ok.

    Responder

  10. Muitos blogueiros famosos só migraram pra o WP.org depois de já terem uma certa ”fama” com o blog em um tipo de publicador menos profissional como o WP.com ou o blogger.
    Acho melhor assim. Como gasta um certo dinheiro para mante-lo, é preciso ter certeza se todo o gasto e trabalho irá valer a pena. Principalmente para mim que mantenho um blog de fama moderada na internet (que é do blogger). Caso meu blog cresça, eu migro 🙂

    Responder

  11. Pingback: Como Escolher ou Trocar ou Corrigir a URL do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.