Entendendo os dados estatísticos de Assinantes de Feed do seu Blog e a variação dos números

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Feed-internet-news-reader Uma dúvida sempre recorrente de quem disponibiliza Feed nos blogs e acompanha os números estatísticos, é entender por quê os números variam tanto, subindo e descendo, às vezes zerando e usar os gráficos. Os Feeds são um serviço indispensável para a sobrevivência de um blog e ter muitos assinantes é sinal de qualidade do conteúdo e fidelização de seu público. Mas, podemos confiar na estatísticas do FeedBurner? E como entender esses dados?

A Emanuelle Najjar, do Blog Limão em Limonada, fez a seguinte pergunta que é da muitos blogueiros:

manunajjar-twitter-feed

Tenho uma boa idéia de como entender os números do Feed e como usar os gráficos estatísticos a seu favor e saber como o seu leitor se comporta ao receber suas atualizações. E também uma explicação de por quê os números no contador variam tanto.

Como vou tratar disso aqui: Assine gratuitamente nosso Feed ou nossa Newsletterpara estar sempre atualizado sobre nossas dicas, tutoriais e artigos para bloggers.

Precisa melhorar seu Blog? Considere adquirir um exemplar do nosso E-Book:

  • E-Book: Blogar – O processo de criação de Blogs

Já escrevi dezenas de artigos aqui sobre como usar o Feed e a importância disso para a sobrevivência de seu Blog. Recomendo que leia:

Entendendo os gráficos do FeedBurner

Recomendo a todo blogueiro sempre oferecer Feed em seu blog e usar o FeedBurner (da Google) para administrar (queimar) isso. O problema é que a maioria cria suas contas no serviço, mas esquecem de voltar lá para fazer ajustes e acompanhar as estatísticas. Da mesma forma que você acompanha o Google Analytics (Como usar o Google Analytics de forma eficiente [Vídeo]) e o número de visitas de seu blog, faça o mesmo e se preocupe com o Feed.

Entre na sua conta no site do FeedBurner e o primeiro painel que aparece é o “Analizar” ~> “Dashboard” com gráficos e números. Vejamos o que tem de importante aí nessa página:

analizar-feedburner

No topo da página à direita você pode selecionar o período a ser analisado para ver os dados. No caso escolhi o dia 16 de Abri. Então vemos o número de assinantes até aquele dia e, logo abaixo o dado “Alcance” (Reach). Esse é o número de pessoas que naquele dia tomaram alguma ação, seja clicando nos artigos ou simplesmente lendo.

Há ainda um demonstrativo dos itens populares, seja em número de visitas (leitores) seja em cliques, que acabaram visitando o seu blog a partir daquele post. Normalmente o artigo mais clicado e visto é o último que foi publicado, considerando que as pessoas abrem o leitores de Feed constantemente e já podem ter visto os anteriores.

Se você navegar pelos menus do FeedBurner verá que há vários serviços e informações, inclusive de assinantes de Newsletter (assinantes por e-mail).

Por que o número de assinantes oscila no contador de assinantes?

feedburner-subscription-conters-2 A explicação mais simples é sempre a mais acertada e lógica: da mesma forma que nos interessamos por um blog/site e assinamos o Feed para receber atualizações, também deixamos de nos interessar e paramos de assinar Feeds. A primeira explicação é que o número de pessoas assinando e deixando de assinar seu Feed, faz o contador variar de um dia para o outro.

Mas há um outro motivo e a culpa são os aplicativos para leitura de Feed. Há dois tipos: os que podemos ler e assinar Feeds via Web (como o Google Reader, que recomendo); ou os plugins e programas que instalamos no computador para receber essas atualizações.

No segundo caso, dos programas, que pode ser o aplicativo de e-mail, um APP para celular ou um plugin para o FireFox, eles só enviam os dados de quantidade de assinantes quando são abertos e usados. Todos os dias o FeedBurner recebe os dados de quem abriu esses aplicativos e contabiliza seus assinantes. Mesmo que alguém assine o Feed de seu blog, mas não abrir hoje o programa de Reader, essa pessoa não será contada.

Assim, especialmente nos fins de semana, esses números podem até variar mais, pois é quando as pessoas menos abrem os leitores de Feed. Há mais detalhes que você pode ler aqui: Why does my Feedburner Subscriber Count Fluctuate?

Leia mais sobre Feed/RSS e Newsletter:

.

10 Comentários

  1. Hahahaha! enchi tanto a sua paciência que você acabou escrevendo o post, hein?

    Sacanagem o tweet ter esse erro groseiro de português. *Vou bater minha cabeça na parede e já volto.*

    Agora sim deu pra entender melhor o que acontece. Os números de assinantes do LemL chegou a oscilar em 20 assinantes… mas agora fico até feliz em acessar o feedburner. 😛

    Thanks!

    Responder

  2. @Manu,
    Fiz questão de usar o Tweet justamente por causa do erro… hahahahah….
    Sua sugestão de artigo foi muito boa e é uma dúvida corrente. Foi um post simples, mas vai ajudar muitos!

    Valeu!

    Responder

  3. Gostei do artigo!

    As vezes existem tantos gráficos e semelhantes que dificulta a interpretação dos usuários.

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Já tinha percebido isso, mas não entendia. Entrava no FeedBurner para tentar entender os gráficos, mas ficava tudo meio "nublado".
    Como a Manu pode ver, muita gente tem essa dúvida.
    Obrigado por mais esse esclarecimento.

    Um forte abraço!

    Responder

  5. Olá Marcos,

    Muito legal este artigo. Sabe que não sou nem uma expert no assunto, mas percebi algo na variação de meus feeds tb: por exemplo, quando alguém novo se cadastra no feed do blog, dali um tempo aparece o número de novos cadastros. No entanto, se acaso demoram a responder ou confirmar este cadastro por email, o número de leitores feed volta a cair.
    Achei que era minha impressão, mas fiquei observando por um bom tempo, tanto no blog, quanto nas estatísticas do feedburner de que dispomos e parece ter alguma lógica.
    Tanto que após a confirmação de quem se cadastrou, os números voltavam novamente a subir.
    Posso ter falado alguma besteira aqui, mas, ao menos foi essa a impressão que tive.

    Bem, no mais, um ótimo artigo tb.

    Abraços a ti,

    Lucy

    Responder

  6. Olá Marcos, eu tenho uma dúvida que anda comigo desde que eu criei meu 1º blog e disponibilizei os feeds nele. Aquele botão com o total de assinantes de feeds no meu blog só aparece o número de assinantes do dia anterior, eu gostaria que aparecesse o total de assinantes desde o dia em que eu disponibilizei os feeds no blog, por exemplo: se meu blog tem 2,600 assinantes teria que aparecer no botão essa quantidade e não somente 54 que foi a quantidade de assinantes que tive ontem dia 16, ou seja, eu nunca sei quantas pessoas já assinaram os feeds do meu blog. Como posso modificar isso?
    Obrigado se puder tirar essa minha dúvida.

    Abraços

    Responder

  7. Obrigado, Marcos!

    Essa também era uma dúvida minha. Agora, abriu um pouco o entendimento sobre o assunto e já dá para encarar melhor o fato dessas oscilações.

    Vlw!

    Responder

  8. Marcos, foi através do seu site que eu coloquei essa ferramenta no meu site e também o Google Analytics. Sempre venho aqui para ver as novidades e melhorar meu site. Valeu mesmo!

    Responder

  9. Oi Marcos!

    Olha que engraçado (ou eu que sou leiga mesmo):

    Ontem eu tinha 161 assinantes de feeds, que era o que mostrava no contador.

    Daí, tentando colocar o tal do código para leitura do blog em celular, verifiquei que no meu blog, não estava assinado o "meu endereço" FeedBurner (http://feeds.feedburner.com/EuAcreditoEmCosmeticos) no painel do blogger. Estava em branco, mesmo eu tendo conta do Google/FeedBurner.

    Enfim, escrevi lá, no painel "site feed", o endereço do feedburner do blog e, de ontem pra hoje, estou com 1000 e poucos readers. O que será que aconteceu de "mágico" de um dia para o outro para que este número aumentasse em quase mil?

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.