Entendendo a variação do número de visitas entre os serviços de análises e contadores do seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

histats-dados-dia Quem usa além do Google Analytics para acompanhar as estatísticas de visitas do Blog, como eu que uso também o Histats e de vez em quando o Woopra, já percebeu que os números não batem. Sempre recebo contatos perguntando qual é o mais confiável e/ou qual o número certo das estatísticas e como confiar nos contadores de visitas com tantas diferenças.

Sempre recomendo o uso do Google Analytics e insisto na importância de se preocupar não só com o número de visitas (contadores de visitas), mas com a qualidade das visitas que seu blog recebe.

Recomendo esses três serviços: Analytics, que é o melhor; Woopra; e o Histats:

De forma bem objetiva, o que acontece é que esses sistemas de análises de sites usam códigos inseridos no HTML da página para rastrear as visitas e compará-las. O mais comum são os códigos em Script, como é o caso desses três serviços citados.

O que mais influencia os contadores é a posição, o lugar no HTML de seu blog em que foi inserido o rastreador. O normal é colocar no final da página.

Esses códigos são afetados pelo carregamento do seu layout. Se o visitante não esperar tempo suficiente para a página toda carregar e o Script executar suas funções, essa visita não será devidamente computada.

Outro motivo pode ser algum conflito com algum outro código ou outro script, que pode provocar mal funcionamento. Até mesmo certos scripts podem ser bloqueados por algum plugin que aquele pessoa usa instalado no navegador.

Enfim, os serviços de análises precisam receber os dados de forma limpa e sem interrupções, com os rastreadores funcionando sem conflitos. Até a velocidade da conexão de um visitante pode atrapalhar no envio de certos dados e o atraso pode fazer variar essas informações.

O melhor a fazer é usar sempre ao menos dois serviços, onde recomendamos o Google Analytics por apresentar menos problemas e já se provar como mais eficiente na coleta de dados. Faça suas comparações para entender o movimento em sua página e descobrir quais dados são mais importantes.

Artigos sobre análises de dados e visitas:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

1 Comentário

  1. Nunca tinha pensado que o não carregamento do código do Analytics poderia estar "comendo" as visitas… e é uma pena este novo plugin que bloqueia o Analytics (caso o leitor tenha ele instalado no PC).

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.