Erro 404 (Not found) pode prejudicar seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

error404Há alguns cuidados com q estrutura de nossos blogs e a forma como ele é rastreado pelo Google, que poucos blogueiros olham e podem estar perdendo visitas e causando prejuízos Quando seu blog retorna o Erro 404, significa que alguma página ou conteúdo não foi encontrado. É preciso ter atenção e saber analisar esse erro antes que seja tarde para seu blog.

O que é o Erro 404 (Not found)

Basicamente trata-se de um código de erro de rastreamento, quando alguém ou alguma coisa (um robô dos mecanismos de busca) chegam em seu blog e não encontram nada para uma determinada URL.

Isso pode acontecer se for digitado um endereço de URL errado ou se foi apagado algum conteúdo e até mesmo caso algum conteúdo tenha mudado de lugar e o redirecionamento não foi feito.

Como saber sobre esse erro?

A melhor forma de rastrear seu conteúdo e saber tudo o que acontece com seu blog, palavras chave, links e URL, bem como questões de rastreamento e códigos, é usando o Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) da Google.

Este serviço não é apenas para enviar sitemaps do seu blog ou garantir que o Google ache seu conteúdo e links, mas também para acompanhar estatísticas, qualidade de indexação e outras informações.

Ao clicar no menu “Diagnóstico” ~> “Erros de rastreamento” você verá as opções de mostrar URL e poderá clicar no link “Não encontrado”, como no exemplo da imagem abaixo.

erro-404-rastreamento-webmaster-tools

Este erro 404 pode ser útil

Algumas vezes nossas páginas e URLs simplesmente deixaram mesmo de existir, apontam para caminhos sem importância (como comentários apagados ou imagens que foram substituídas etc). Nesses casos não queremos mesmo ter aquele conteúdo sendo rastreado, pois sabemos que de fato deixou de existir.

Esse erro 404 é importante para alertar/avisar aos buscadores que aquele conteúdo foi realmente excluído e não precisa mais ser rastreado. Os conteúdos mudam, são renovados ou excluídos e vão retornar erro 404. Isso não prejudica seu blog, mas é muito útil.

Mas há dois problemas bem comuns que podem afetar seu blog quando acontecem muitos erros 404 e não queremos que esse erro aconteça, pois o conteúdo ainda existe ou deve ser rastreado.

  1. Afeta as visitas do blog = se seus visitantes sempre chegarem a algum conteúdo que não é encontrado, digitam ou clicam em link que não levam a algum lugar, isso afeta sua credibilidade e te faz perder visitas.
  2. Pode haver algum problema sério = Se você não acompanhar as URLs que estão com esse erro, pode acontecer de que conteúdos importantes não estejam sendo devidamente encontrados.

Nesses dois casos, queremos que algum conteúdo seja encontrados, mas por algum problema, seja um simples erro de digitação ou problemas mais sérios na hora de configurar links permanentes em nossos blogs, que estão causando perdas sérias.

A palavra da Google sobre o assunto

A equipe da Google no Webmaster tools publicou um post tirando as dúvidas mais comuns sobre o assunto, onde destaco o seguinte em uma tradução livre que fiz do original em inglês (veja o original completo aqui: Do 404s hurt my site? – Webmaster Central Blog).

  • Erro 404 afeta o ranking do meu blog?
  • Esse erro é perfeitamente normal e não afeta o rankeamento de sites e blogs. Os conteúdo são constantemente renovados e até nós (da Google) temos erro 404 em nossos sites. É bom podermos rastrear até mesmo esses conteúdos.

  • Então esse erro não afeta meu site de maneira alguma?
  • Pode ter problemas se estiver acusando erro 404 em páginas e URLs que são importantes para você, mas que por algum motivo estão retornando esse erro de que não foram encontradas. Então olhe para seu conteúdo e descubra porque tais páginas estão retornando esse erro e o corrija.

  • E o que eu devo fazer sobre erros 404?
  • Sempre verifique para onde foi o conteúdo das páginas com erro 404. Se esse conteúdo só foi movido, lembre-se de usar redirecionamentos (301) para que não se perca aquilo e o erro 404 não apareça. Mas se o conteúdo foi mesmo excluído e não faz mais parte de suas páginas, então nào tem problema continuar o erro 404.

  • Alguns erros 404 são de link muito bizzarros, que nunca existiram no meu blog/site. De onde isso veio?
  • Sempre que a Google encontra algum link, tenta rastreá-lo. Mas pode ser que alguém criou algo errado, ou usou aplicativos que geram links automaticamente ou problemas similares. Esses links vão ser rastreados e apontarão para um erro 404. Mas links bizzarros podem ser ignorados.

Outros posts sobre rastreamento de blogs:

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

27 Comentários

    • Se não há erros no envio do sitemap, então não é preciso reenviar sitemaps.
      Esses erros 404, se encontrar algum link/URL que deveria aparecer e funcionar, então vá diretamente dentro do seu conteúdo e resolva o problema individual. Se não é um conteúdo importante ou se é algo que não existe de fato, então não se preocupe com os erros 404.

      Responder

      • Existe também a opção de remover a URL do rastreador, porém faça isso apenas se são links gerados por algo automático lá e que realmente não exista (no caso da URL bizarra.)

        Só explicando para quem se assustar no numero de páginas que não existem aqui no Ferramentas Blog, isso acontece pela mudança de plataforma do Blogger para o WordPress e aconteceria do WordPress para o Blogger também ou qualquer outro tipo de migração…

        Esses links que não são mais encontrados, são URLs com Query String criadas pelo Blogger para fazer buscas ou para redirecionar para comentários, então são páginas que trazem poucos ou nenhum visitante para o Ferramentas Blog, já que dificilmente você iria encontrar algum link deste por ai na web a não ser que fosse dentro do Blogger dele. E exatamente isso que aconteceram, foram indexadas porque o Google tinha encontrado dentro do blog antigo, agora que migrou não existem mais.

        Responder

  1. Olá Marcos,

    Artigo interessante! Parabéns pela explicação detalhada. Só gostaria de dar uma sugestão às pessoas que estão tendo este problema com erros 404.

    Para que o visitante não seja perdido, e se você esta utilizando o WordPress ou qualquer outra forma que seja possível customizar a página 404, poderá adicionar links para algumas postagens do blog, assim estará dando ao visitante mais informações a serem seguidas, e ele não irá embora tão facilmente.

    Espero ter contribuido!

    Abraço!

    Responder

  2. eu tenho site a 4 anos migrei do blogger pro WP esses dias querer mudar o link permante de por exemplo URL / Ano / Nome do Post para: URL / Nome do Post a maioria de algumas páginas mudaram automaticamente outras não então perdi visitas e pior que não sei como resolver achei no Google um Plugin chamado redirections que faz eu redirecionar o erro para o post correto manualmente isso diz que não perco pagerank pra cria um (301) mas tá sendo cansativo tenho mais de 7k de posts agradeço se alguém souber alguma solução!

    Responder

  3. quando eu mudei para um dominio proprio perdi quase tudo mas pelo menos esses erros tambem foram juntos
    agora estou esperando o google indexar o meu blog de novo

    Responder

  4. Ola Marcos, Gostaria de saber se tem como criar uma página de erro 404, mas redirecionando os leitores a continuarem lendo no seu blog, (Blogger), tipo uma página 404 personalizada ?

    Responder

  5. Olá Marcos,

    Meu blog está apresentando esse erro em seu link inicial (só consigo visualizá-lo em cache através da busca pelo google).
    Além disso, o blog não está aparecendo na meu painel de controle. Você poderia me dizer, o que você acredita que possa ter acontecido com o meu blog?

    Estou desesperada para saber o que aconteceu com ele.

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente,
    Isabelle.

    Responder

      • Olá Marcos,

        Esse blog eu administro com outra pessoa, era ele quem lidava com as questões do domínio. Quando eu conversei com ele, ele me disse que contatou a UOL Host para saber o que ocorreu com o blog, por isso não sei te dizer se esse foi o caso. Contudo, se você puder, poderia me dizer se o caso for esse, se eu conseguirei recuperar todo o conteúdo do meu blog quando efetuar o pagamento, ou ele já estará perdido? Outra coisa, se a questão foi o domínio, você não acha que ele teria voltado para o blogspot.com.br e eu ainda teria acesso a ele no painel de controle do Blogger? Por isso é o que me assusta, não consigo visualizá-lo nem no painel de controle.

        Obrigada pela resposta.

        Responder

        • Se sumiu do painel do Blogger, então tem algo mais grave. Assim não tenho como nem imaginar o que aconteceu. Certifique-se se seu amigo não deletou a conta do Blog ou o próprio blog, mesmo que sem querer.

          Responder

          • Pois é Marcos, também perguntei isso a ele, mas ele está tão desesperado quanto eu, pois são mais de 3 anos e meio de trabalho. Contudo, o site está hospedado pela UOL Host. Será possível que tenha sido um problema com eles?

            Responder

            • Isabelle,

              seu blog é no Blogger ou no WordPress.ORG?
              Se o blog está hospedado no UOLHost, então o problema é o serviço da UOLHost. Confere isso aí. Não entendi mais.

              Responder

              • Meu blog está na plataforma do Blogger, todavia, possui domínio personalizado que está hospedado pela UOL Host. Entrei em contato novamente com eles, e como sempre, divergiram nas informações, a explicação que que eles me deram agora foi que as entradas A com os IP dos servidores do Google foram excluídas e que para meu blog voltar ao ar e eu ter acesso novamente a ele pelo painel de controle eu deveria restaurar estas entradas. Contudo, confesso que não entendi muito bem, porque não sei como algo é excluído sem que nenhum dos administradores o tenha feito.

                Responder

  6. oi, li o artigo mas ainda tenho uma duvida. Tenho 1 site no wordpress e mudei a url de algumas páginas e fiz uma pesquisa no google ainda aparece as urls que eliminei como faço para retirar? vou no google webmaster? qual é a forma mais rapida e fácil (pois nao percebo mto de informatica) para resolver este problema?

    Responder

  7. Ola, gostaria de uma ajudar eu tenho blog que eu criei pouco tempo so que eu me apressei muito para publicar e agora eu fiz outra burrada que foi botar o outra tag na url lá links permanentes e agora esta dano erro 404 direto poderia me dar alguma informação por gentileza.

    Responder

  8. Boa matéria, no meu site infelizmente tenho alguns erros 404 devido algumas tags e categorias indexadas mas pelo que parece não irei ter problemas ufa! rs valeu pelo artigo abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.