Erros e Bugs no sistema de comentários do Blogger e uma solução paliativa

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não é de hoje que reclamamos à equipe do Blogger (Blogspot) que nos dê um sistema de comentários mais eficiente, customizável e que funcione sem erros. Mas cada dia surgem mais e mais erros e bugs. Os dois mais recentes são na contagem de comentários recebidos e na moderação/publicação dos comentários recebidos.

 

Já faz algum tempo que o sistema de contagem dos comentários do Blogger está apresentando problemas. Quem usa algum gadget de contador já deve ter percebido a variação numérica. Mas também vem se repetindo os conhecidos "erros Bx". A Juliana do Dicas Blogger já fez um relato detalhado sobre tais erros:

 

moderar-comentario-blogger-fail

 

O problema mais recente vem acontecendo desde segunda (05/Julho/2010) que não publica nem modera os comentários recebidos. Mesmo quando aprovados ou recusados os comentários não aparecem no blog e, depois de algum tempo reaparecem no painel do Blogger para serem novamente moderados.

 

Isso também está afetando o recebimento de novos comentários, que não aparecem para serem moderados e há alguns que estão sendo publicados sem permissão dos autores. Mas não dá pra saber quais são, já que não aparece no painel do Blogger.

 

ATUALIZAÇÃO (06/jul às 13:40h): Parece que a moderação e publicação está funcionando, mas os comentários não aparecem no painel "Editar postagens".

 

ATUALIZAÇÃO (07/Jul às 11:15h): Não há mais erros ocorrendo no sistema de moderação de comentários do Blogger. Mas a dica abaixo continua valendo.

 

Algumas vezes (e tem acontecido muito recentemente), os erros e problemas do Blogger são seguidos não só de uma solução, mas também de novidades. A esperança é a última que morre!

 

Uma solução paliativa para os comentários:

Para não perder os comentários e certificar-se de que o Blogger não vai sumir com seus contatos nesses meio tempo com erros, a melhor solução agora é ativar a notificação por e-mail.

 

Você pode configurar no painel do Blogger para lhe enviar um email com cada novo comentário recebido a ser moderado. Assim você verá os comentários recebidos, mesmo que não apareçam no painel de moderação. Mas, isso é paliativo e nada garante que resolverá.

 

Vá ao painel do Blogger, clique em "Configurações" ~> "Comentários":

 

configurar-comentario-blogger-moderar

 

Role a página até encontra a opção "Moderação de comentários". Aqui marque a caixa do "Sempre" e escreve o endereço de email para onde serão enviadas as notificações:

 

moderar-comentario-email

 

Mais uma vez role a página e salve as configurações.

 

Assim, todo comentário que chegar em seu blog, mesmo com erro no painel, serão enviados como notificação para seu email. Mas o link de aceitar os comentários via email não funciona e retorna página de "erro Bx". Isso serve apenas para você ser notificado e ler os comentários recebidos até o problema ser solucionado (espero) pela equipe do Blogger.

 

Outros artigos sobre comentários:

.

8 Comentários

  1. Acabei de entrar no Ferramentas Blog para perguntar sobre os comentários que andam sendo engolidos pelo meu blog. Que alívio poder ler sobre o assunto que me deixava tão chateada. Tenho me divertido muito com meu blog de artesanato e feito novos amigos, visitado outros blog e me comunicado com outras pessoas deixando comentários e respondendo todos os que recebo.
    Bem, espero que isso seja logo resolvido.
    Abs e muitos Parabéns, Parabéns e Parabéns pelo blog.

    Responder

  2. Tomara que isso signifique algum recurso novo mesmo. O Blogger já cobriu praticamente todos os pedidos dos usuários e fez até mais (como o painel de estatísticas). Agora só falta um novo sistema de comentários!

    Responder

  3. Foi por isso que ontem mesmo eu acabei colocando o sistema "Disqus Comments"… Bem melhor, customizável, e não apresenta falhas. Quando o Blogger melhorar esse sistema de comentário daí sim eu voltarei a usá-lo.
    Ótimo post!

    Abs,
    Fernando

    Responder

  4. Larguei mão de usar o sistema do blogger faz quase um ano igual o @Fernando ele preferiu usar sistema de terceiro eu particularmente prefiro o Intense Debate pela customização e gerenciamento facilitado.

    Abs. Victor

    Responder

  5. Olá Marcos,
    É nestas situações que eu gosto de dizer para usar o Disqus pois o Disqus é um sistema de comentários muito bom, que nunca teve erros na moderação de comentários ou algo assim.
    Por isso eu recomendo usar o Disqus no Blogger.
    Abraços,
    Pedro Churro

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.