Escreva sobre o que gosta, para agradar seus leitores

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

escrever-blog O ponto mais recorrente em grande parte do conteúdo do [ Ferramentas Blog ] e que pode resumir a grande maioria das dicas que se pode ler aqui é sobre a importância de se escolher bem o tema, o nicho, do conteúdo de seu blog. E não há forma melhor de escolher que ir por assuntos e temas que você domina e gosta. Ter um blog sobre o que você gosta é o primeiro passo para se dar bem na blogosfera. Mas como conciliar o que você gosta com o que busca o seu público alvo e ter muitas visitas?

Esse é um artigo bem simples e objetivo, em que quero ajudar você a entender uma coisa muito importante para seu blog. Só há uma fórmula realmente eficiente para se criar um blog que dê grandes resultados: ser original e relevante! Isso você que acompanha mais textos já leu diversas vezes e até trato disso nos meus vídeos. Mas alguns já me perguntaram: como escrever para um público alvo, sem deixar de fazer o que gosta e escrever como gosta?

Como agradar os leitores com o que gosto?

Tal questão é respondida facilmente: é escrevendo sobre o que você gosta que se pode ser original. Quando gostamos de um assunto e aprofundamos sobre ele, temos mais capacidade de escrever e oferecer sempre conteúdo novo para quem nos visita. A originalidade de seu blog passa pela sua opinião, pelo seu ponto de vista. Os leitores voltam para seu blog quando encontram ali algo único e com o qual se identificam de alguma maneira – mesmo que seja concordando ou discordando.

Você pode e deve escrever sobre o que você gosta e como gosta, expondo seu ponto de vista, sua opinião. Seu blog precisa ter a sua cara, sua identidade e os leitores irão se identificar com você, pois assim seu conteúdo passa a ser relevante.

Como algo é relevante?

Quando lemos dois jornais para buscar uma mesma informação, estamos buscando não a notícia em si, mas duas opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Se ao abrir um jornal e depois ler a mesma coisa da mesma forma em outro, o segundo jornal NÃO é relevante, já que não acrescentou nada ao que você já sabia.

Isso é válido para blogs.

Então, escreva sempre sobre o que você gosta e, ao preparar seus artigos, pense apenas em como dizer isso da forma como vai mais cativar o seu público alvo. Isso se faz na hora de revisar seu texto e editar, quando se vai pensar nos títulos e imagens que irão ilustrar seu conteúdo e como serão aplicadas as palavras-chave para aquele tema específico.

Você precisa atrair seu leitor.

Recomendo que complemente a leitura com:

.

8 Comentários

  1. Com o advento do Twitter, percebi muita gente com medo de postar as ideias que tem na cabeça, ficam com medo sobre o que os GRANDES blogueiros vão achar. Até tive isso no começo, mas percebi que é o fim da picada, tenho que escrever sobre o que gosto, sobre o que realmente eu conheço ou pesquiso. Nem sempre um post vai dá visita ou muitos comentários, mas se eu tivesse uma bola de Cristal pra saber qual post vai ser sucesso ou não, eu não seria blogueiro, seria Cigano.

    Responder

  2. Olá, Marcos!
    Muito interessante este seu post, pois tem acontecido comigo. O meu blog fala daquilo que eu gosto de fazer, que é o meu trabalho e em cima disto tenho feito as minhas postagens. Pode ser que o público alvo do blog, seja ele de qualquer assunto, não seja elevado, Mas tão bom quanto se dar bem na blogosfera é vc se sentir bem, escrevendo sobre o assunto que gosta e domina.
    Parabéns pelo seu blog! Tenho feito visitas diarias, pois o seu conteúdo tem me ajudado muito!

    Responder

  3. Marcos,
    também escrevo sobre algo que gosto, e tem sido gratificante depois de seis meses ver os resultados, para alguém que tinha poucas pretensões, além de escrever e fazer as pessoas repensarem o conteúdo e a si mesmas. Mesmo tendo limitações na gramática. Não me avexo e procuro sempre aprimorar o conteúdo, como a lisura de ousar escrever.

    Responder

  4. Ola pessoal ainda não tenho blog mais reconheço e apoio totalmento o post. Eu escreveria sem medo mesmo. Se em algum ponto estiver errado oque, de fato devemos lutar para que não ocorra receberia de braços abertos uma dica ou até mesmo a resposta certa. Vinda tanto dos maiores blogueiros ou até mesmo de meu público.

    Responder

  5. Pois é Marcos, quando eu escrevo para meus leitores eu escrevo com qualidade, assim como você faz.
    E sobre o que você disse de relevancia, acho que se deve pesquisar e e escrever a PRÓPRIA versão do tema, e não copiar dos outros.
    Parabéns pelo blog!

    Responder

  6. Esse artigo era o que eu estava precisando, viu… eu tenho um blog onde tento abordar um monte de coisas ao mesmo tempo, mas estou vendo que, generalizando, não atraio público algum… e acabo deixando de lado o que realmente gosto, que é música japonesa… valeu, rapaz, vou repensar os meus projetos!

    Responder

  7. Pingback: Publicar mais ou publicar menos frequentemente no blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.