Escrevendo artigos de forma objetiva para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Depois de ter uma boa idéia para um blog, cuidar do layout e definir seu nicho, a parte mais complicada é a criação de conteúdo e, por incrível que pareça é a parte mais mal feita que vemos na maioria dos blogs. Posso estar parecendo radical nessa afirmação, mas basta dedicar alguns minutos visitando blogs e verá que simplesmente há pouco conteúdo aproveitável. Então vou continuar insistindo sobre o assunto de como escrever artigos relevantes, originais e com qualidade!

Passo 1. Escolha um assunto simples e objetivo = Seu blog tem um nicho/tema principal definido e claro. Mas existem dezenas de possibilidades de definir sobre o que vai escrever, o que chamamos de sub-temas, assuntos secundários, que são as pautas de seus diversos artigos. Você não pode escrever tratados e textos longos e precisa ter uma idéia clara do que quer tratar e saber fazer isso de forma sintética.

Pesquise palavras-chave, faça mapas de idéias e entenda as necessidades de busca por conteúdo que o seu público alvo tem, para saber sempre o que se pode e deve escrever e ter boas idéias sobre isso.

Passo 2. Os títulos são o mais importante = Infelizmente as pessoas estão lendo cada vez menos e a única forma de chamar a atenção é escrever títulos eficientes e, ao longo do texto, se for maior que 500 palavras, dividir em subtítulos ou marcadores. Gaste um tempo pensando nas melhores palavras para compor o título, mas só faça isso depois que escrever o texto, pois o título tem que ter a ver com o conteúdo por completo e fechar a idéia geral. Nessas horas a pesquisa por palavras-chave se fazem bem eficientes

Passo 3. Escreva de forma natural, menos formal = A nãos ser que seu nicho exija um grau de formalidade, escreva de forma mais natural e fluida. Isso não significa abandonar a gramática ou ir para a linguagem coloquial. Um mínimo de regras sempre é preciso, mas não se pode ser chato. Seu texto tem que ser claro e de fácil entendimento para quem quer que seja conseguir ler sem grandes dificuldade e entender.

A melhor dica nesse caso é sempre escrever sobre o que você gosta e sobre o que domina, que te dá prazer. Um blog é algo pessoal, onde você pode colocar um pouco mais de si mesmo, tratar de suas experiência e apresentar sua opinião de um jeito mais direto. Um blog não é lugar para “artigos científicos”.

.

2 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.