AVISO: seu Blog pode estar gerando conteúdo duplicado e punições do Google

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Agora que a Google lançou o Panda, uma falta grave é produzir conteúdo duplicado. Mas mesmo que você não copie nada de ninguém e só escreve artigos originais, seu próprio blog pode estar gerando conteúdo duplicado dele mesmo e provocando punições no Google ou piorando sua classificações nos resultados das buscas. E o pior é que esse é um problema no Blogger. Mas é possível corrigir mexendo no código fonte. Faça tudo o que estamos indicando aqui!

É pra ficar preocupado mesmo

O problema é grave e pode explicar pra muito blogueiro as causas de ter perdido posições no Google desde o lançamento do Panda, mesmo produzindo conteúdo original. Se você não sabe do que se trata essa mudança no Google, então leia:

Todos sabem que a Google pune quem duplica conteúdo, mas mesmo você não pode duplicar seu próprio conteúdo, nem dentro do seu próprio blog.

Fica complicado quando seu blog faz isso e você nem percebe o problema. Há alguns códigos e até alguns formatos de conteúdo na estrutura do seu blog que podem prejudicar sua indexação. Publicamos aqui algumas sugestões de coisas que são necessárias para melhorar essa estrutura e tornar seu blog mais amigável ao Google Panda:

Mas só isso não será suficiente para tratar de conteúdo duplicado interno, que seu próprio blog gera dele mesmo.

O problema está nos links

Todo blog é composto de três tipos de conteúdo:

  1. Páginas dos artigos/post
  2. Páginas estáticas (contato, sobre, midia kit etc)
  3. Páginas de Categorias/Marcadores e Tags

O que tem gerado conteúdo duplicado são justamente as páginas de Categorias/Marcadores e de Tags. Como essas páginas são o conjunto de todos os posts relacionados àquele assunto, se elas forem rastreadas pelo Google, serão consideradas duplicação de conteúdo.

Ou seja: você escreveu 10 artigos sobre “Cachorros fofinhos” e classificou esses posts com o Marcador “Fofinhos”. Se o Google rastrear esse Marcador, encontrará pela segunda vez os mesmos 10 artigos.

Adicione NoFollow em todos os Marcadores e Tags do seu Blog

A solução é relativamente simples, mas exigirá um pouco de atenção, principalmente para quem usa o Blogger. Será preciso dizer ao Google que não deve seguir nem indexar as páginas de Categorias/Marcadores, ignorando-as por completo.

Seu blog só poderá ter rastreado e indexado o que for conteúdo único, diretamente na página dos posts.

O que você deve fazer então é adicionar “NoFollow” nos links de marcadores. Antes de começar, faça um backup completo.

Se você usa o Blogger, a primeira coisa a fazer é abrir o novo painel do Blogger, clicar no menu “Modelo” e depois no botão “Editar HTML”, como na imagem abaixo:

Vai abrir a janela com o código fonte do seu blog, onde você deverá ver toda a estrutura do seu layout em HTML e CSS. Nessa janela marque a opção “Expandir modelos de widgets”, pois só assim é possível encontrar as linhas que precisamos:

Dentro dessa caixa de códigos você precisará procurar pela seguinte linha de trecho de código (ou que seja bem parecido com isso):

<a expr:href='data:label.url' rel='tag'>

Pode ser que existam duas ou mais linhas como essa, então você deverá aplicar a mudança que indicarei a todas que encontrar.

Torque esse trecho pelo seguinte código:

<a expr:href='data:label.url' rel='tag,nofollow'>

O que você está fazendo é adicionando a informação de que aqueles links dos Marcadores não deve ser seguidos pelo Google na hora de indexar seu blog.

Feita a mudança, clique no botão laranja “Salvar modelo” para aplicar o novo código.

Já para quem usa o WordPress.org, basta instalar algum plugin de SEO para definir o que deve ou não ser seguido pelo Google. inclusive já sugeri alguns. Pesquise para descobrir qual seja melhor para o seu tipo de blog e faça testes antes de instalar algum pacote de plugin para SEO.

Últimos detalhes para o Blogger

Tem só mais dois problemas para corrigir no Blogger e garantir que você não terá problemas. É comum os usuários do Blogger terem problemas com “Meta descrições” duplicadas, o que é grava também do ponto de vista de SEO, podendo prejudicar muito sua indexação no Google também.

Essas Meta descrições são a forma como seu blog aparecerá nos resultados, contendo um resumo do que há naquela página. Cada página do seu blog precisa ter uma descrição única. Por padrão o Blogger tem um único modelo de Meta Descrição, gerando descrições duplicadas. Encontrei uma solução para o problema e que você pode ler e aplciar ao seu blog:

Por fim, também é importante adicionar NoFollow nos comentários que seu blog recebe, especialmente no nome dos autores e também o link específico do comentário, se você usa o formulário padrão do Blogger.

Volte ao “Editar HTML” de seu blog e abra novamente o código fonte para encontrar o seguinte trecho:

<a class='comment-link'

Então troque esse pequeno trecho pelo seguinte:

<a class='comment-link' rel="nofollow"

E não altere o que ficou antes ou depois disso.

Volte e procure agora por este outro trecho:

<a expr:href='data:comment.authorUrl'>

Trocando isso por este novo que segue:

<a expr:href='data:comment.authorUrl' rel='nofollow'>

Novamente salve o modelo para aplicar as modificações feitas. Mais uma vez, o que você fez foi adicionar o NoFollow para garantir que esses elementos não gerem conteúdo duplicado e não sejam rastreados pelo Google.

Tais mudanças mostradas aqui só tem efeito quando o Google voltar a seu blog para uma nova verificação de seus links e estrutura. Pode levar vários dias para ter efeito, então não se apavore se demorar.

Já pensou em ser um(a) Blogueiro(a) mais Profissional?

Está cansado(a) de ser um blogueiro mediano(a) e que não tem resultados com seu Blog, não ganha dinheiro e não recebe as visitas que gostaria?

Você chegou aqui procurando como aprofundar seus conhecimentos em Blog, como Ganhar Dinheiro com seu Blog, aplicar as melhores técnicas de SEO, divulgar seu Blog e fidelizar seu público alvo. E posso te ajudar com essas coisas e muito mais, elevando o nível de qualidade do seu projeto.

Desenvolvi um curso completo, totalmente online, cobrindo tudo o que é necessário para um Blog atingir seu potencial máximo, detalhe por detalhe, que vão te tornar um Blogueiro de Elite:
  • Técnicas de produção de conteúdo
  • Fidelização do Público alvo
  • Divulgação e Técnicas de SEO
  • Métodos e técnicas de Monetização
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Esta é sua chance de ser mais profissional e ter um blog eficiente, completo e que pode ser sua fonte de renda permanente. Sou Blogueiro desde 2007 e condensei todo este conhecimento dentro do curso Blogueiro de Elite para entregar a você.

47 Comentários

  1. Olá Marcos…!
    Eu utilizo o WordPress.org, com o plugin “Platinum SEO Pack” Eu sei que ele possui opção de nofollow nas “Tags” e nas “Categorias”, porém não sei como posso configura-lo corretamente para que meu site não seja penalizado por conteúdo duplicado! Você pode me ajudar?
    Muito obrigado!

    Responder

  2. Pingback: Cesta de Links #4 « Julian Fernandes

  3. Marcos, muito bom! O seu post é realmente essencial, e com isso podemos rever até estes conceitos de nofollow, para não indexar inclusive outros conteúdos ou até mesmo os links dos comentários, como você mesmo disse. Ajudou muito mesmo, ainda mais para quem não costuma a se preocupar nestes pequenos detalhes que fazem a diferença na indexação, principalmente neste Panda. Até logo!

    Responder

  4. Complicado hein, eu mesma escrever e o panda pensar que marcador e o que escrevi é duplicação de conteúdo. E se eu estiver escrevendo uma fanfic, ou descrevendo lugares turísticos.

    Agora a dúvida:

    Quando você diz em link dos marcadores, isso serve também para o widget de tags e widget de comentários (tipo os que estão no rodapé deste maravilhoso site ^^)?

    ótimo artigo, vou até favoritar.
    bye

    Responder

  5. Olá Marcos , utilizo o Blogger e publico todos os dias um informativo , que é somente diferenciado pelo dia e mes que eu publico, mas como o blogger nao da opção para podermos alterar a url do mesmo, como evito essa penalização do Panda em meu blog ?

    Responder

    • Rafael,
      O melhor e começar a criar títulos diferentes para o seu conteúdo. Comece a dar nome aos informativos além da data.
      Mas o Google também sabe diferenciar o conteúdo e a data, mesmo que os títulos sejam iguais.

      Responder

  6. Obrigada pela explicação.

    Mas ainda tenho uma dúvida. Uma vez uma pessoa copiou um post meu, o que não me agradou nadinha e falei inclusive com quem o fez. Neste caso há duplicação de conteúdos, mas como o meu texto foi o primeiro a ser escrito, não sairei prejudicada, pois não?

    Obrigada.

    Responder

  7. Pingback: Blogger: usando Meta Tag “noindex” para evitar conteúdo duplicado | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Wordpress: Evitar conteúdo duplicado com plugins de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  9. Quando um blog já é famoso, ou ao menos tem boas posições nas buscas e só agora resolve aplicar este método, pode haver um efeito colateral?

    Entendi que a médio e longo prazo estas alterações visam ‘ganhar a simpatia do Google’, mas também existe a possibilidade de uma queda de aparições no Google a curto prazo, principalmente em blogs que possuem centenas de categorias, milhares de posts e comentários, e etc?

    Responder

  10. O Google tem a ferramenta para webmaster. lá você pode configurar como ele vai rastrear seu blog/site. eliminando assim possíveis erros de código o que pode piorar a situação. O Google bot pode não indexar algumas postagens que era pra ser indexadas por culpa de erros no código. eu aconselho o uso da desta ferramenta.

    Responder

  11. vou transferir meu site que é hospedado no Tumblr para o “Blogger” e ainda bem que li esse seu artigo sobre. Muito obrigado pela dica… Fiz tudo certinho!

    Abraço 🙂

    Responder

  12. Qual a diferença entre rel=”nofollow” e rel=’nofollow’> você escreveu dois códigos diferentes, ou ambos estão corretos?

    Responder

  13. Marcos,

    Encontrei a expressão expr:href=’data:label.url’ mais duas vezes no código com o seguinte contexto:

    Devo acrescentar rel=’tag,nofollow’ ou apenas rel=’nofollow’ ???

    Fiquei com essa dúvida e gostaria que vc me esclarecesse. Abraço do SHD..

    Responder

  14. Pingback: Como adicionar "Nofollow" nos comentários do Blogger

  15. Pingback: Como evitar que o Google Panda sequestre o seu blog | Nexus Net

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.