Evitar que seu blog seja aberto dentro de frames

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Existem recursos que fazem com que páginas de sites e blogs sejam abertos em “janelas” dentro dos navegadores. Isso é chamado de “frame”. O mais comum de vermos funcionando é no Google Imagens, mas há até agregadores de conteúdo que usam esse recurso. Isso esconde o endereço de seu blog e até atrapalha sua navegabilidade. Veja como evitar isso.

 

Vou dar dois exemplos aqui para ilustrar o que são frames. Nas imagens abaixo, note que meu blog aparece dentro de uma “janela” e que o endereço URL na barra de navegação não é do meu blog:

 

frame-linkninja-ferramentasblog

 

Neste primeiro exemplo temos um link do agregador LinkNinja. É exibida uma barra acima da minha página. Essa barra é que determina o frame em que o meu blog está inserido e a URL que aparece no navegador é a URL deles e não a do meu blog.

 

O mesmo acontece quando pesquisamos imagens no Google:

 

frame-google-ferramentasblog

 

Na barra de endereços do navegador fica a URL do Google e minha página aparece dividindo espaço com a descrição da imagem.

 

Toda janela que dividir espaço com seu blog, onde o endereço URL que aparecer no navegador não for o seu, isso é um frame. Mas você pode evitar que seu blog apareça assim. Quando for exibido dentro de um frame, usando um script, seu blog salta para fora e elimina o frame, destacando seu endereço, abrindo somente a sua página como ela mesma é.

 

Você só precisa de um simples código script, que vou mostrar abaixo como colocar no seu blog, para libertá-lo de qualquer frame. Veja qual o seu caso de acordo com a plataforma de blog que você usa, se é Blogger ou WordPress.org:

 

Se você usa o WordPress.org:

Para o WordPress.org existe um plugin que é bem simples e fácil de instalar e usar:

 

Basta instalar em seu blog, no painel como você já está acostumado e ativar para que funcione automaticamente e proteja seu blog todo o tempo de todo tipo de frames.

 

Se você usa o Blogger (BlogSpot):

Antes de fazer alguma mudança no código-fonte do seu blog, lembre-se de fazer backup para evitar sustos:

 

1. Entre no painel do Blogger e clique no menu “Design” ~> “Editar HTML”.

 

2. Procure pela linha “</head>” e imediatamente ABAIXO dela cole o trecho de script, sem mudar nada:

 

<!-- Fechar frames -->
<script type='text/javascript'>
if(top.location!=this.location) top.location=this.location;
</script>
<!-- Fechar frames -->

 

3. Salve o modelo e teste se funcionou procurando por alguma imagem do seu blog no Google.

 

Isso não afeta em nada o funcionamento normal de seu blog, nem tem nenhum tipo de conflito com outros códigos. Além disso também não afetará o tempo de carregamento normal de suas páginas.

 

Mais dicas e tutoriais para seu blog:

.

19 Comentários

  1. Mais um belo artigo Marcos, e hoje tenho uma novidade pra vc, esse é seu primeiro post me auxiliando pro WordPress, migrei do blogger pro WordPress nessa madrugada de ontem pra hoje, e como você disse nos passos ai em cima, pra quem usa WordPress é só instalar o plugin, simples, fácil e rápido, apanhei umas 2 horinhas pra configurar todo o meu blog no WordPress, mais agora é muito menos dor de cabeça e mais conteúdo.

    Espero mais artigos sobre WordPress, vlw

    Responder

  2. A explicação sobre o que é frame está meio sem sentido, mas pode ser que foi a maneira mais resumida de explicar…
    Frames são utilizados para dividir as visões de uma página, sendo cada frame como um quadro que o autor distribui da maneira que mais o agrade.
    No Blogger utilizando o script, e no Firefox, a busca do Google perdeu seu sentido, pois o visitante era direcionando para o blog e não para a imagem que ele procurava. E se deu azar de pegar uma imagem fora do post, procurá-la, às vezes, é complicado.
    Eu, nesses casos, nem perco tempo de procurar e saio daquele site, a não ser que seja muito específica a imagem.
    Portanto é um recurso, a meu ver, perigoso.
    O melhor seria se o script trocasse apenas o endereço da barra do navegador.

    Responder

  3. @Rodrigo,
    Como escrevo para um público na grande maioria leigos, preciso recorrer a explicações mais objetivas e com muitas imagens para facilitar o entendimento. Não acho q esteja "sem sentido".
    De qualquer forma, obrigado pelo seu comentário para ajudar a esclarecer e por sua opinião quanto ao uso desse recurso.

    Responder

  4. Eu faço parte do público leigo, portanto eu não entendi qual a vantagem de bloquear a abertura dentro de frames 🙁 Tem como explicar melhor?

    Bjs,

    Agda Paula

    Responder

  5. @Agda,
    A vantagem, como está no texto, é para fazer com que a sua página não fique confinada à um frame, seu endereço apareça e o visitante caia diretamente no seu blog, sem intermediários.

    Responder

  6. Obrigado Marcos,

    Mais um artigo relevante e muito importantíssimo para qualquer Blog.

    Este tipo de impertinência já aconteceu com meu Blog, porém, graças À você isso acabou!
    VALEU MESMO!

    Responder

  7. Muito bom o código do Blogger, porém, tem uma pequena desvantagem!

    Eu estava usando este código há algum tempo, e notei que meu Designer do modelo parou de funcionar. Só depois que eu fui perceber que o Designer do modelo também abre a visualização dos blogs do Blogger em um frame.

    Portanto, quem estiver utilizando o código, o Designer do modelo pode parar de funcionar também, mas nada que a remoção do código, e a instalação novamente após utilizar o Designer do modelo, não ajude!

    Abraços.

    Responder

  8. Olá, posso colar o script do Blogger no do meu WordPress? Ele funcionará corretamente? Estou precisando diminuir meus plugins e estou com pena de instalar mais! 😛

    Responder

  9. Esse script ta dando um bug por causa da nova versão do blogger. Quem for usar tome cuidado, porque da trabalho para tirar. Quem for remover vai ter que aplicar um novo template no blogger, mas vai ter que ser bem rápido. Pelo menos foi assim que eu fiz.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.